"Ser Moderno" leva obras de grandes artistas e mobiliário de autor para o Museu de Arte da Pampulha - exposição segue até 25/9
MOSTRA FAZ PARTE DA PROGRAMAÇÃO DA CASA COR MINAS GERAIS 2016
E CONTA COM ITENS ASSINADOS POR GRANDES ARTISTAS E ARQUITETOS, COMO
DI CAVALCANTI, PORTINARI, CILDO MEIRELES, WALESKA SOARES,
MARILÁ DARDOT, OSCAR NIEMEYER, ZANINI DE ZANINE, DENTRE OUTROS
“Ser Moderno” traz uma expografia que remete a uma casa, com ambientes concebidos como se fossem espaços de uma moradia, dentro do museu. O visitante percorre e vê mobiliários modernistas originais, releituras de designers contemporâneos e também importantes obras de arte do acervo do MAP, delimitadas dentro mesma corrente estilística. Tudo isso dentro do MAP, um dos ícones da arquitetura moderna de Oscar Niemeyer.
O recorte do acervo do museu apresenta 33 peças e foi pensado a partir de artistas que produziram paralelamente ao movimento moderno, com o mesmo conceito, como Di Cavalcanti, Portinari, Guignard, Maria Leontina; artistas influenciados diretamente pelo movimento e que fizeram trabalhos específicos para o MAP, como Raimundo Colares, Franz Weissmann e Waleska Soares; artistas que têm em seu formato produtivo uma relação direta com uma investigação modernista, como Marilá Dardot, Rivane Neuenschwander, Kao Guimarães e Rosângela Rennó; e ainda os que têm uma história muito incisiva com a cultura brasileira, como Cildo Meireles, Rubem Valentim e Marco Paulo Rolla, dentre outros.
Ser Moderno - Credito Jomar Bragança |
“Neste momento singular da história de Belo Horizonte, no qual o Conjunto Moderno da Pampulha foi reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o Museu de Arte da Pampulha se reafirma como um local da contemporaneidade das artes e de todas as suas vertentes”, diz Leônidas Oliveira, presidente da Fundação Municipal de Cultura.
SOBRE A CASA COR MINAS GERAIS 2016
A CASA COR Minas Gerais chega completamente revigorada aos seus 22 anos de existência. Pensada inicialmente como um evento de design e de arquitetura de interiores, a mostra ganhou novos contornos e expande sua esfera de atuação, transformando-se numa plataforma geradora e disseminadora de conteúdo, ampliando e reforçando sua presença junto ao público e profissionais.
Com a proposta de comemorar o título conquistado recentemente pelo Conjunto Arquitetônico da Pampulha junto a UNESCO, esta edição da mostra conta com uma série de ações especiais que incluem a ocupação de outros importantes espaços na orla da lagoa como o Museu de Arte da Pampulha, que recebe a exposição “Ser” MODERNO, a Casa do Baile, com conta com lounge assinado por Renata da Matta e o Iate Tênis Clube, que irá abrigar uma grande festa, no dia 03 de setembro, com a presença de arquitetos de todo o país para celebrar a Pampulha.
Profissionais premiados, com longa trajetória de participação na mostra, além de um time de jovens e talentosos profissionais integram uma equipe responsável por apresentar, ao todo, 46 ambientes.
SERVIÇOS:
Exposição – SER MODERNO
Local: Museu de Arte da Pampulha, Av. Otacílio Negrão de Lima, 16585, Pampulha, BH
Data: 27 de agosto a 25 de setembro, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30; segunda-feira fechado; quinta-feira a sábado, das 9h às 21h30
Entrada gratuita.
Informações sobre o evento (público): (31) 3277 7946
Nenhum comentário