Apenas metade da RMC tem conectividade entre os prédios públicos
Infraestrutura básica para aplicação de tecnologia para melhorar a gestão e os serviços públicos está presente em apenas 55% dos municípios, aponta pesquisa da Rede Cidade Digital
Além de conectividade, a pesquisa da RCD levou em consideração a presença de itens como pontos de internet gratuita para a população, governo eletrônico, câmeras de segurança, utilização de georreferenciamento e softwares de gestão. O georreferenciamento, sistema que cruza informações baseadas em coordenadas geográficas, é outra ferramenta que pode aperfeiçoar alguns serviços públicos como o cálculo de IPTU, visando o aumento de arrecadação, e a gestão social e habitacional. A tecnologia está presente em 43% dos municípios.
Na área da saúde pública, uma das tecnologias mais utilizadas é a plataforma de prontuário eletrônico, que está presente em 65% dos municípios consultados. Nela é possível ter acesso ao histórico do paciente da rede pública e reduzir gastos com exames e medicamentos.
Segurança pública - 52% dos municípios disseram ter um sistema de videomonitoramento nas vias públicas da cidade. “É preciso entender a tecnologia como estratégica no planejamento e os números mostram a necessidade de investimentos para aperfeiçoamento das iniciativas e na implantação de projetos que visam o aprimoramento dos serviços públicos, e com isso melhorar a vida das pessoas”, analisa o diretor da RCD.
Acesso - Uma das formas de utilizar as tecnologias da informação para aperfeiçoar a gestão pública é desenvolver plataformas de e-gov (governo eletrônico), onde o cidadão pode, através da internet, ter acesso a serviços públicos, como emitir guias de IPTU e notas fiscais eletrônicas. De acordo com o levantamento, 87% dos municípios da região possuem uma plataforma de e-gov e oferecem algum tipo de serviço público via internet. Mas para que os cidadãos utilizem os serviços online, é preciso garantir que eles tenham um acesso rápido à internet e apenas 39% dos municípios disponibilizam algum ponto de internet gratuita para a população.
Apenas Tunas do Paraná não apresentou nenhuma iniciativa digital.
Paraná – Em novembro, prefeitos e vereadores eleitos terão a oportunidade de conhecer modelos e serviços de mercado durante o 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que será realizado em Maringá, dias 24 e 25. As inscrições para o evento são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo congresso.redecidadedigital.com.br. A edição deste ano tem como slogan “Construindo novos modelos de municípios inteligentes.
Nenhum comentário