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Ser administrador não é ter apenas o diploma pendurado na parede

Coach de Alto Desenvolvimento aponta os erros de um mau administrador e o que fazer para gerir de forma produtiva 

Patrícia Marinho
Divulgação
Você se lembra da sua lista de Ano Novo que você fez no dia 31 de dezembro? Agora, há três meses do final do ano, você consegue citar quantas das resoluções foram, de fato, concluídas? Planejamento é essencial, mas mais importante do que planejar, é tirar do papel e executar. A liderança não deve ser encarada como um cargo, mas sim, como um comportamento, que resultará em relações profissionais sadias e produtivas.

Segundo a Administradora e especialista em Alta Performance, Patrícia Marinho, diferente do que muitos pensam, só se dedicar ao trabalho e colocar a vida pessoal de lado, também não é atestado de empresário exemplar “Quando o empreendedor não consegue conciliar trabalho e família, ele precisa analisar muito bem a sua produtividade. A questão não é escolher, é ter a competência de dar conta dos dois. É a qualidade do tempo, e não a quantidade”, diz.

Ainda de acordo com a especialista, onde os empreendedores mais pecam, principalmente os que fazem homeoffice, é não levar a rotina a sério “Trabalhar de casa é desafiador demais. Em uma empresa comum, você tem que bater ponto e tem uma rotina a ser seguida. Em casa, exige uma disciplina muito maior, porque as distrações são muito maiores. Se a agenda e os compromissos não forem respeitados, desanda. O ‘deixa a vida me levar’, não funciona”, argumenta a coach “A porta só abre, se você virar a maçaneta”, completa.

Outro pecado de quem abre a sua própria empresa, é abrir pelas razões erradas “Existem pessoas que tentam o empreendorismo para ter dinheiro, mas no momento em que começam a ganhar um pouco mais, não conseguem administrar. Conheci gente que ganhava 80 mil por mês, e pedia emprestado. Você não é empregado do dinheiro, o dinheiro que tem que trabalhar para você. E se você não tem disciplina, vai trabalhar para ele o resto da vida”, conta.

“Na Administração, nós trabalhamos com cinco letras: PODCE - Planejar, Organizar, Dirigir, Controlar e Executar. Isso é a base de tudo. O grande diferencial para alcançar o êxito, é estudo, prática e repetição, não tem jeito. Principalmente, a prática - de forma produtiva. Seguindo horários, focando nos objetivos e nunca deixando para depois, o que você pode resolver agora”, conclui a especialista.

Serviço: Patrícia Marinho

Coach de Alta Performance, mãe e empreendedora

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