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A importância de resgatar os valores da empresa

*Por Cris Cintrão e Luciana Franco, fundadoras da Improve Human Consulting

Antes de falar sobre a empresa, vamos falar sobre as pessoas. Afinal, são elas que fazem a roda girar.

Todas as pessoas têm valores. Eles são como um gatilho, que dispara internamente quando vamos tomar decisões e fazer escolhas na vida ou no trabalho. Uma pessoa que tem como valor principal o respeito, por exemplo, gosta de trabalhar com líderes que valorizam suas equipes, reconhecem as qualidades de cada um e tratam a todos com consideração.

Pessoas com esse perfil sentem-se totalmente desmotivadas trabalhando em ambientes diferentes desse cenário. Sempre buscamos fazer escolhas com base em nossos valores porque isso nos causa uma sensação de bem-estar. As novas gerações, inclusive, levam muito isso em consideração.

Agora, vamos ao mundo corporativo. Os valores de uma empresa, para que sejam identificados e compreendidos por todos os seus stakeholders (clientes, funcionários, acionistas, fornecedores etc.), têm de se basear no mesmo princípio. Por exemplo, empresas que têm a ética como um de seus valores precisam deixar claro esse comportamento em todas as decisões que tomam.

Pensando em casos práticos, quando falamos da Disney, não temos dúvida de que “fazer as pessoas felizes” é um de seus valores, porque tudo o que envolve a marca remete a essa sensação. Quando acontece um problema com um cliente, nenhum dos funcionários hesita a respeito de qual decisão tomar. Eles sempre consideram que o resultado de sua decisão deve manter o cliente com a sensação de felicidade, mesmo que seja na resolução de um simples conflito. É o que se chama hoje em dia de user experience (UX), ou experiência do usuário. Mas para isso acontecer, todos os funcionários precisam entender muito bem o que significa cada valor declarado.

Resgatar os valores de uma empresa é um trabalho fundamental e deve começar pela liderança, já que ela precisa ser o primeiro exemplo de sua aplicação. Os líderes devem se reunir e chegar a um consenso sobre a definição clara de cada valor. A partir daí, com todos na mesma página, é hora de disseminar o resultado entre os colaboradores, fornecedores e outros envolvidos direta ou indiretamente à companhia.

Nessa fase, normalmente, os funcionários ficam surpresos, pois não imaginavam que os valores da empresa tivessem tanta importância. Para a maioria deles, eram apenas frases expostas em um lugar qualquer da organização. Quando percebem que têm significado estratégico e no relacionamento com as pessoas, isso faz toda a diferença.

O exemplo da liderança em atitudes do dia a dia, o que os americanos chamam de walk the talk, é o que cria na empresa um círculo virtuoso que fortalece gradualmente a marca e a relação da empresa com seus clientes, fornecedores e demais stakeholders.

Vale muito a pena e tem sido o foco das empresas mais visionárias.

Sobre Cris Cintrão 

Formada em Turismo, possui vasta experiência como consultora e empresária. Frequentou diversos cursos sobre coaching em instituições de ponta no Brasil.

Sobre Luciana Franco 

Pós-graduada em marketing pela ESPM participou de cursos sobre consultoria no exterior e tem vasta experiência em consultoria empresarial.

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