Últimas

Concurso de desenho e vídeo amador da ABES-SP conscientiza sobre os resíduos sólidos. Votação dos vencedores é online e aberta ao público

Cerimônia de premiação aberta ao público será realizada dia 10 de novembro, no Parque do Ibirapuera, com visita ao Planetário

Está aberta a votação online dos Concursos de Desenho Infantil e Vídeo Amador DIADESOL, a campanha de conscientização sobre os resíduos sólidos promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo – ABES-SP, por meio da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos. Na primeira fase, realizada entre os dias 13 a 20 de outubro, a Comissão Julgadora selecionou os finalistas da edição de 2016, que agora estão disponíveis no site da ABES-SP para votação do público.

Para votar é muito rápido e simples, basta acessar o link http://abes-sp.org.br/diadesol2016-votacao-concursos/

A fase da votação vai de 24 de outubro a 02 de novembro de 2016.

O resultado será divulgado na cerimônia de encerramento da campanha, que será realizada no dia 10 de novembro de 2016, no Auditório Araucária- UMAPAZ, no Parque do Ibirapuera, a partir das 9h. Além da premiação haverá visita ao Planetário (confira serviço abaixo). É necessário fazer inscrição para participar da festa acessando o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeHlStrMWkMYaHTzkxiRRDkxCoMiJYMyM3PYISsJO2nYB2vGw/viewform

A campanha

Os concursos fazem parte do DIADESOL – Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania. Também conhecido como DIADESOL das Américas (da expressão de origem espanhola Dia de los Desechos Sólidos), o projeto foi idealizado com objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações sobre as questões relativas aos resíduos sólidos. No Brasil, a campanha é idealizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP), que desde 2006 comemora a data com ações que buscam envolver todos os setores da sociedade, abrangendo pessoas de todas as idades.

Os desenhos foram enviados à ABES, por crianças e adolescentes entre 7 e 12 anos, de escolas públicas e privadas, e abordaram o tema “Como os resíduos podem afetar a sua saúde?”. No caso dos vídeos, que foram voltados à temática “Resíduos Sólidos e Saúde Pública”, as inscrições foram abertas a todas as faixas etárias. Ao todo, foram mais de 2.600 desenhos e vídeos inscritos.

Confira abaixo a lista de finalistas:

7º Concurso de Desenho Infantil

Felipe Kanda de Fraia
Colégio Polo Educacional
Indaiatuba/SP

Heitor Joly
Colégio Polo Educacional
Indaiatuba/SP

Stephany Zucchi
Colegio Policia Militar de Santo André
Santo André/SP

Vitor Takuya Inohara Kawasaki
Colégio Marista de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto

11º Concurso de Vídeo Amador

Caio, o sapo sábio - Aprendendo os 5Rs
Leandro O. Ferrari
Bauru/SP
https://youtu.be/m6Kuj8PWW-U



Rato Stop Motion
Fabio da Silva Santos
Guarulhos/SP
https://youtu.be/pLVIMoo5_2o



Você sabe o que são resíduos?
Thiago da Silva Vieira
São Paulo/SP
https://youtu.be/FT3VCcifgwM



Cartilha do DIADESOL

Como parte das comemorações dos 10 anos do DIADESOL, a ABES-SP lançou em 2015 a Cartilha da Política Nacional de Resíduos Sólidos para Crianças, uma parceria com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de SP (SELUR). A publicação visa dar continuidade a um processo de conscientização da população (todas as idades) que a ABES-SP entende ser fundamental para a preservação do ambiental, isto é, estimular uma mudança de comportamento da sociedade em relação as suas formas de consumo, cujas consequências estão relacionadas à geração e destinação dos resíduos que produzimos.

A proposta da elaboração da Cartilha surgiu em função de uma motivação da Comissão Organizadora do DIADESOL, embasada na necessidade de contribuir com a promoção da Educação Ambiental, cujo alicerce está na educação das futuras gerações, ou seja, das nossas crianças. Para tornar isso possível, foi desenvolvida uma linguagem mais simples, que também possa ajudar os professores sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS – (Lei nº 12.305/10). O objetivo da Cartilha é levar à sala de aula os aspectos da PNRS de uma maneira mais didática e lúdica. “Nesse sentido, a Cartilha se torna uma ferramenta muito importante no auxílio do processo educacional”, ressalta a engenheira Roseane Garcia, coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP.

Para ler a Cartilha, acesse o link http://abes-sp.org.br/arquivos/Cartilha_PNRS_para_Criancas_ABES_SP_SELUR.pdf

Sobre a ABES

Com 50 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

ABES, há 50 anos trabalhando pelo saneamento e pela qualidade de vida no Brasil.
www.abes-sp.org.br

Serviço:

Festa de encerramento do DIADESOL – premiação e visita ao Planetário Ibirapuera
Data: 10 de novembro de 2016, às 9h
Local: Auditório Araucária – UMAPAZ –Parque do Ibirapuera – Portão 7A
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 – São Paulo – SP
Inscrições para participar: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeHlStrMWkMYaHTzkxiRRDkxCoMiJYMyM3PYISsJO2nYB2vGw/viewform

Nenhum comentário