Consórcio facilita compra planejada e aumenta participação nos créditos concedidos para aquisição de veículos seminovos
Em média, mais de 22,3 mil veículos seminovos foram negociados mensalmente por meio de consórcio em 2016. O Brasil conta com mais de 3,25 milhões de consorciados na área de veículos leves, que movimentaram R$ 24,73 bilhões em negócios
Ao se deparar com a burocracia e com a dificuldade na concessão de crédito, o consórcio pode se tornar uma alternativa segura, econômica e repleta de vantagens para a compra de carros novos ou seminovos. Nessa modalidade de compra não há juros e os planos são maiores. Quanto às parcelas, estão entre as mais acessíveis do mercado.
Para adquirir uma cota de consórcio, basta fazer parte de um grupo e concorrer aos sorteios mensais. Não há empréstimo de crédito, mas um apoio para poupar e gerenciar o próprio dinheiro, considerado ainda, como um sistema de autofinanciamento, indicado para quem não tem pressa e pode aguardar com tranquilidade pela contemplação.
Atraente para quem tem disciplina, o consórcio contempla os participantes que estão em dia com os pagamentos mensais. Entre as principais facilidades estão o parcelamento integral do bem, possibilidade de concorrer aos sorteios mensais, ofertar lance nos casos de antecipação do crédito e ainda, flexibilidade para escolher a moto ou automóvel mais desejado.
Números do mercado
Segundo levantamento feito pela ABAC, em 2011, a média mensal de vendas de veículos usados por meio de crédito de consórcio passou de 10,4 mil unidades em 2011 para 22,3 mil em 2016 (considerando até setembro), o que representa uma evolução de 114,4%. Além disso, a participação do consórcio no total de aquisições por meio de créditos concedidos (financiamento ou consórcio) passou de 3,68% em setembro de 2011 para 10,69%.
Dados da ABAC dão conta que, até agosto deste ano, o número de participantes ativos no sistema de consórcios de veículos leves (que inclui automóveis, utilitários e camionetes) era de 3,25 milhões de pessoas. Os negócios o mecanismo relacionados a veículos leves totalizaram R$ 24,73 bilhões. O Sistema de Consórcios como um todo conta atualmente com cerca de 7 milhões de participantes ativos.
Nenhum comentário