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Criando processo de vendas de forma simplificada para sua empresa

*Por Gustavo Paulillo

O processo de vendas dentro de uma empresa é uma das principais funções para se manter, e é fundamental que sejam bem definidos para que as vendas possam acontecerem de forma certa. Além disso a forma como o seu gestor trabalha interfere muito na qualidade que sua equipe, por tanto, quanto mais simplificada for esse processo, melhor!

Vejo que um dos grandes motivos pelo qual uma equipe de vendas não consegue entregar bons resultados, é o fato de muitos deles estarem perdidos no processo de vendas da empresa. O que eles precisam é de direcionamento para realizar da melhor forma seu trabalho e assim conseguir entregar resultados esperados. É preciso que você entenda qual a melhor forma de executar os processos de vendas em sua empresa – o começo, meio e fim. Você precisa ter em mente o caminho entre o cliente e o vendedor na tomada da decisão e na compra final do produto. Existem cinco pontos fundamentais que quero apresentar para dar o melhor direcionamento para seguir criar um processo de vendas adequado para qualquer empresa:

Deixe o processo de vendas claro: assim como outras áreas, não existe verdade universal sobre quais são as etapas do processo de vendas. É comum que algumas empresas criem processos com algumas etapas diferente de outra empresa, por exemplo. A princípio, o que é preciso transformar o processo de vendas em algo mais tangível para os vendedores e deixa-lo claro para que seja fácil pois as pessoas precisam saber o que fazer. O importante é que elas saibam onde estão, quais foram os passos que já foram realizados e quais serão os próximos. Só assim é que as vendas vão acontecer de verdade.

Utilize ilustrações para o processo: primeiro, esclareça todas as etapas do processo de uma forma bem estruturada. Após isso, é tornar claro para toda a equipe de vendas envolvida para que possam entender. Para isso, o ideal é que você crie um gráfico do processo de vendas da sua empresa. Experimente colocar em algum lugar que seja visível por todos, para entenderem, se localizarem, saberem o andamento geral dos negócios e dar continuidade ao trabalho.

Faça um acompanhamento na equipe de vendas: uma equipe de vendas precisa de reuniões diárias de alinhamento. Para isso, você precisa acompanhar diariamente a performance dos vendedores com os clientes para que o relacionamento avance. É fundamental que seja repassado o dia anterior pela manhã, refletir o que foi feito e junto com a quipe entender os erros e os acertos, seus motivos para tal resultado.

Acompanhe e meça o desempenho de vendas com um sistema de CRM: é importante apresentar outras possibilidades de gerenciamento das atividades para sua equipe. Todo vendedor precisa saber da utilidade, por exemplo, de CRM, e como utilizar para tirar mais proveito das vendas, ganhar tempo e otimizar melhor o trabalho. Todo sistema de CRM é um grande parceiro dos vendedores e gestores, uma vez que ele ajuda no momento de tornar visível o relacionamento e o processo de vendas, permitindo acompanhar todo histórico do relacionamento com o cliente, além de programar e planejar o que precisa ser feito para que a venda aconteça. O mercado já oferece diversos sistemas de CRM que pode ajudar nisso. Além de simples, permite que sejam extraídos relatórios gráficos do desempenho da equipe de vendas e dos negócios, melhorando processos e andamento dos trabalhos.

Crie processos de vendas claros e concisos: processos de vendas claros e concisos é de grande importância para que a venda aconteça. Eles são os responsáveis pela eficácia no relacionamento junto aos clientes e por uma equipe de vendas de alto desempenho. Deixe sempre claro para os vendedores que o processo de vendas é uma maneira de dizer a eles o que a empresa espera que eles façam em cada etapa. E isso alinha as expectativas criando métricas para que os objetivos sejam atingidos.

Vale lembrar que se os processos de vendas da sua empresa estão apenas na sua cabeça, trate de coloca-los no papel e deixar claro para todos os envolvidos no relacionamento com os clientes. Além do que todos precisam estar na mesma página e todos da sua equipe funcionam como uma pecinha de quebra-cabeça, que se completam, fazendo parte de um todo que precisam estar falando a mesma língua, passar a mesma mensagem para o cliente de forma claro e preciso.

*Gustavo Paulillo, CEO do Agendor, aplicativo para web e mobile, que ajuda milhares de vendedores a organizar e aumentar as vendas diariamente.

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