DIA MUNDIAL SEM PAPEL: Empresas criam soluções para reduzir o custo com papel em até 100%
Em todo o mundo, são impressas mais de um bilhão de cópias por dia
Dia 27 de outubro é comemorado o dia Mundial Sem Papel e a iniciativa já está presente na rotina de muitas empresas, que têm trabalhado para oferecer serviços cada vez mais digitais. De acordo com os relatórios das entidades do setor de tecnologia “Coopers and Lybrand” e “Gartner e Forrester”, a cada dia, um bilhão de cópias são feitas no mundo (cada documento é copiado, em média, de 9 a 11 vezes). O armazenamento destes documentos custa, em média, R$50 por cópia e grandes empresas perdem documentos a cada 12 segundos, o que resulta em um custo de recuperação estimado em R$ 1.000 a R$1.500. Ainda sobre esse estudo, a cada ano a taxa de papel produzida em cada empresa cresce em média 25%; e existem mais de 4 trilhões de documentos impressos nos Estados Unidos, por exemplo, sendo que esse montante cresce 22% ao ano.
De acordo com Ricardo Tiroli, especialista em transformação digital da CGI, multinacional canadense que oferece serviços em tecnologia para mais de 40 países, incluindo o Brasil, a previsão para que as empresas trabalhem com ferramentas totalmente digitais, sem precisar do uso do papel, ainda é distante, mas afirma que é preciso começar as mudanças agora. "Daqui 15 ou 20 anos, as empresas começarão a abandonar os papéis, porque até o momento não há ferramentas inteligentes que substituam completamente o seu uso em algumas tarefas. Mesmo assim, é um caminho muito desejado", comenta.
No entanto, as empresas estão engajadas em oferecer serviços digitais, que, consequentemente, contribuem para a redução do uso de papel na rotina de trabalho e alguns que também incentivam os consumidores finais a também deixarem de lado a impressão. "Lançamos um produto no mercado brasileiro que faz com que toda comunicação com o cliente seja via documento digital", conta Tiroli.
Já a Finnet, empresa brasileira de TI pioneira no desenvolvimento de soluções para fluxo dos dados financeiros, criou o Portal de Boletos. A solução já implantada em algumas empresas colabora para uma nova cultura por meio do boleto eletrônico. “O resultado é a praticidade para o cliente, que não precisa imprimir boletos e para a empresa que reduz em até 100% os custos com impressões e envios pelo correio. Essa economia também resulta em aumento da produtividade e otimização do tempo dentro das corporações.”, afirma Carlos Eduardo Stefanini Cervelatti, diretor comercial da Finnet.
O que acha de falar sobre o assunto? Podemos providenciar entrevista com as fontes para comentar o avanço dos dois lados (empresa e consumidor final) e o que é preciso para se tornar cada vez mais digital, além dos benefícios sustentáveis com esse feito.
Nenhum comentário