Últimas

Educação ambiental: instituições de ensino apostam na formação de profissionais com visão sustentável

Pesquisador da USCS observou como cinco universidades se adaptaram aos princípios da ONU; envolvimento de diretores é fundamental na implementação das ações 


Com foco na formação de profissionais com visão sustentável, instituições de ensino brasileiras estão cada vez mais envolvidas com ações internacionais sobre sustentabilidade ambiental ligadas à ONU (Organização das Nações Unidas). Segundo indica pesquisa realizada na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), as universidades estão mudando a cultura e apostando na formação de alunos com competências relacionadas à preservação do meio ambiente.

Na dissertação "Princípios da ONU para a educação ambiental: estudo de caso nas instituições de ensino superior brasileiras", o pesquisador Roberto Santiago da Silva estudou cinco universidades que implementaram os princípios PRME (Principles for Responsible Management for Education) da ONU e observou que o envolvimento dos diretores e coordenadores é essencial para motivar algumas ações e implementações realizadas e alinhadas ao desenvolvimento ambiental sustentável.

Conforme aponta o autor do estudo, instituições de maior porte são autônomas e atribuem a um responsável, um programa, um escritório, para a implementação de ações como coleta seletiva de lixo, a reciclagem e o descarte dos resíduos que devem ser encaminhados para destinos apropriados. "No entanto nas instituições de menor porte, o número de ações ainda é pequeno. Em alguns casos, relaciona-se apenas a responsabilidade social ou ação social", destaca Roberto. 

PRINCÍPIOS - O trabalho identificou como as instituições se adaptaram aos princípios da ONU. O pesquisador notou que a maioria das universidades compreendeu o propósito em promover o desenvolvimento ambiental sustentável. "O que facilitou foi o envolvimento dos dirigentes, que já faziam ações sobre o assunto na formação de profissionais capacitados com a sustentabilidade e o meio ambiente", explica.

A dificuldade das instituições começou a surgir no segundo passo: valores. "Isso envolve mudança da matriz curricular ou a inclusão de uma disciplina específica sobre sustentabilidade. Dependendo do curso não há como incluir a disciplina. Além disso, alguns professores demonstram resistência para a implementação de conteúdos dessa natureza. Mas os alunos não representam problemas", relata Roberto.

Já o método (terceiro princípio da ONU) para praticar o que se pretende mudar, com salas apropriadas e ambientes equivalentes, teve apoio de todos os envolvidos. A respeito do quarto princípio, que é a Pesquisa, a maioria das instituições promove projetos sobre sustentabilidade. Os resultados positivos também seguem em relação às parcerias para a promoção, formação e o crescimento da rede de instituições envolvidas com os princípios PRME da ONU.

Por fim, o diálogo (sexto princípio) demonstrou ser parcialmente aplicado em todas as instituições estudadas por Roberto. "Duas instituições não promoveram o Diálogo diretamente. Talvez a comunicação não seja eficiente, ou talvez tenham dificuldades para saber o que fazer ou como fazer. Essa observação se estende aos alunos, bem como aos professores, diretores e, também, às comunidades, e aos parceiros", conclui.

Na avaliação do professor Dr. Milton Carlos Farina, orientador do trabalho, a pesquisa realizada pelo Roberto Santiago indica que os Princípios PRME devem ser aplicados de forma contínua pelas Instituições de Ensino para que haja evolução e amadurecimento das ações sustentáveis na formação e na atuação profissional dos alunos.

A dissertação de mestrado em Administração de Roberto Santiago da Silva, " Princípios da ONU para a educação ambiental: estudo de caso nas instituições de ensino superior brasileiras" , está disponível para consulta - na íntegra - no site da universidade. Acesse: http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/701/2/DISSERTACAO_ROBERTO%20SANTIAGO%20DA%20SILVA.pdf

Sobre o Programa de Pós-graduação em Administração - Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado
O Programa de Pós-graduação em Administração da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) objetiva gerar conhecimento no campo da Administração e titular pesquisadores, fortalecendo a docência no ensino superior. Tais conhecimentos são divulgados não só para a academia, mas para a sociedade, de forma a contribuir para o desenvolvimento do país. Mais informações sobre o programa: http://www.uscs.edu.br/posstricto/administracao/

Nenhum comentário