Fina Flor investe meio milhão de reais em novo posicionamento de marca
Nova identidade valoriza beleza natural da mulher brasileira. A empresa vai investir R$ 1 milhão em pesquisas, novas tecnologias e tendências de comportamento das consumidoras para o desenvolvimento de novos produtos
Foto/Divulgação |
Para comemorar os 20 anos de atuação no mercado brasileiro, a indústria de cosméticos Fina Flor investiu meio milhão de reais em um novo posicionamento de marca. O objetivo é se destacar neste mercado, caracterizado como um dos mais resistentes da economia brasileira por movimentar cerca de US$ 40 bilhões por ano, segundo a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Para isso, a empresa investiu em um grande projeto de branding. O trabalho – desenvolvido em parceria com a 2DA, empresa especializada em rebranding – culminou, não só na nova identidade visual, mas, também, no novo modelo de atuação da Fina Flor no mercado.
Fundada em 1996, a empresa está presente em todos os estados brasileiros e desenvolve produtos para cuidados com cabelos e corpo. O novo conceito criado para representar o posicionamento da marca é "Fina Flor - Beleza que é a cara do Brasil". Durante 12 meses, foram realizadas pesquisas junto a clientes, consumidores, fornecedores e colaboradores. O resultado foi surpreendente: a Fina Flor integra à sua essência a missão de revelar as riquezas do real Brasil.
"Nosso país tem belezas de sobra: nas festas culturais, nos ritmos, na alegria de seu povo, na natureza e, principalmente, na beleza da mulher brasileira. Deste modo, passamos a ter uma ideologia geradora de diferencial competitivo. Para completar o serviço de rebranding, todos os produtos de cuidados com cabelos e corpo foram recriados e também foram lançadas novas linhas, repletas de grande brasilidade e inovação", destaca Jacqueline Freitas, diretora da Fina Flor.
Para divulgar o novo conceito, a 2DA desenvolveu um vídeo (disponível em http://migre.me/v6VCw) que contextualiza o posicionamento. A empresa contratou, ainda, a agência de comunicação digital Bolt Brasil, que é a nova responsável pela criação das campanhas e peças de divulgação, além de ser gestora das redes sociais e do site da Fina Flor.
Para dar visibilidade à marca, conquistar e fidelizar clientes, a Fina Flor também investiu na reestruturação de gestão. "Vendemos uma ideia, um universo, uma forma de expressão. Existimos para revelar essa riqueza cotidiana na figura da real mulher brasileira. A marca Fina Flor conversa bem com nossos stakeholders, conecta-se com seus sonhos e desejos e com sua realidade", pontua a diretora.
Para o diretor da Fina Flor, Carlos Magno Freitas, a consolidação da nova identidade, aliada aos investimentos em exportações, deve dobrar o faturamento da empresa até o ano de 2018. "Esperamos crescer 30% neste ano em relação ao ano de 2015. Assumimos esse nosso jeito popular de ser brasileiro e o orgulho que temos em fazer parte disso. Trazer tudo isso para nossa identidade e para nossos produtos é uma oportunidade que nos conecta a esse movimento de afirmação e de autoafirmação desse público, criando relevância para nossa empresa. Nossas expectativas são as melhores possíveis", ressalta.
Nova logo
Para criar ainda mais proximidade com o público-alvo, o logotipo Fina Flor traz a proximidade do gestual, do escrito à mão, combinando a delicadeza da caligrafia e a energia do grafite. O resultado é um traço feminino forte e marcante, que transmite a ideia de uma marca mais próxima, humana e pessoal.
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Segundo o diretor da 2DA Branding & Design, Daniel Guimarães, a nova logo possui uma linguagem acessível e multicultural, realmente brasileira. "Em nossas pesquisas percebemos que, mais do que princípios ativos e tecnologia, as mulheres estão em busca de produtos que sejam pensados para valorizar e dar mais beleza ao que ela já é e já tem. Ela quer produtos que tenham a sua cara e que conversem com ela de uma forma simples e próxima, como ela é. Este é o propósito do novo posicionamento, que tem como objetivo estreitar os laços entre a Fina Flor e as clientes", comenta.
Investimentos
Dando sequência ao projeto da nova identidade, a Fina Flor está fazendo um grande investimento em novas linhas de produtos. Até 2017, serão aplicados cerca de R$1 milhão em pesquisas, novas tecnologias e tendências de comportamento das consumidoras. Está sendo finalizado o lançamento da linha de Cachos e de Hidratação à base de óleo de coco.
A grande inovação é a inédita linha de Transição Capilar, marca já registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). "A Fina flor é a pioneira neste método. Trata-se de uma linha completa de tratamento para as mulheres voltarem com os cabelos ao natural, ficarem livres da química. São produtos bem naturais sem petrolatos. Perfeito para as mulheres que desejam restaurar a naturalidade dos fios", explica, Carlos Magno.
A grande inovação é a inédita linha de Transição Capilar, marca já registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). "A Fina flor é a pioneira neste método. Trata-se de uma linha completa de tratamento para as mulheres voltarem com os cabelos ao natural, ficarem livres da química. São produtos bem naturais sem petrolatos. Perfeito para as mulheres que desejam restaurar a naturalidade dos fios", explica, Carlos Magno.
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