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Marcas com Sal e Dedo de Moça lançam a segunda edição do FoodLab

Baseado na transferência de conhecimento de forma imersiva e prática, o curso conta com a participação de empreendedores que se consolidaram em seus mercados 

São Paulo, outubro de 2016 – A crise afetou diversos mercados no Brasil nos últimos anos. Mas se há uma área que soube enfrentar o momento e apresentar resultados positivos a partir de ideias inovadoras de seus empreendedores foi a gastronomia. Com faturamento de R$ 178 bilhões em 2015, o mercado gerou 6 milhões de vagas e já representa 2,4% do PIB. Pesquisas realizadas nos grandes centros apontam que 1/3 das refeições são realizadas fora de casa, 33,3% das despesas familiares são com alimentação e os restaurantes que oferecem opções de até 15 reais cresceram 10%.

Ao consolidarmos estes dados com os números cada vez maiores de novas empresas no país, percebemos que estamos diante de negócios realmente promissores. Hoje, 4 em cada 10 brasileiros já possuem um negócio, e os jovens demonstram que este cenário só tende a crescer, uma vez que 67% dos brasileiros até 35 anos querem empreender. Porém, o fechamento de empresas superou a abertura pela primeira vez em sete anos. E 35% das empresas do segmento de alimentos e bebidas fecham ainda no primeiro ano.

Sabendo da importância deste mercado e cientes da responsabilidade que têm com o desenvolvimento destas pessoas, a Marcas com Sal, mais conhecida como SAL, e o portal de gastronomia Dedo de Moça selecionaram empreendedores de sucesso para participar da segunda edição do FoodLab, um misto de curso e mentoria para empoderar pessoas que têm – ou pretendem ter – um negócio na área da gastronomia. O FoodLab será nos dias 4, 5 e 6 de novembro, no anexo da loja da Zwilling, em São Paulo (Rua Oscar Freire, 578 – Jardim Paulista).

Com um formato baseado na transferência de conhecimento de forma imersiva e prática, o FoodLab terá entre os palestrantes empreendedores que se consolidaram em seus mercados, como Augusto Carneiro, growth hacker da WMcCann; Carole Crema, Chef e proprietária da La Vie en Douce; Diogo Carvalho, fundador do Destemperados; Juliano Seabra, diretor geral da Endeavor; Mariana Valentini, Chef e proprietária da Brodo Rosticceria e do recém- -inaugurado La Bici; Rafa Tonon, jornalista especialista em tendências de gastronomia; e Sergio Camargo, sócio fundador da Cia Tradicional de Comércio (Original, Bráz, Pirajá, Astor etc.).

“O principal propósito com o FoodLab é instrumentalizar empreendedores da área com conhecimento de gestão e histórias de pessoas que hoje são sucesso em seus segmentos, mas que souberam atravessar por duras adversidades que foram impostas em seus negócios. Errar com o erro dos outros é mais barato”, conta Leticia Pettena, estrategista e sócia da SAL, que também destaca o período do curso, “oferecer o FoodLab de sexta a domingo dá a oportunidade de pessoas de outras praças também participarem. Na primeira edição, um terço dos alunos eram de fora de São Paulo”, explica.

“Muitas pessoas de fora de São Paulo nos procuram para fazer projetos e cursos. O FoodLab é um jeito mais faça você mesmo de ensinar estratégia e gestão sem depender do consultor”, reforça Patricia Abbondanza, sócia-fundadora da Dedo de Moça.

O mercado de gastronomia está em efervescência, e alguns dos motivos para isso são a crise – as pessoas precisam inovar e criar novas fontes de renda –, a moda e a baixa barreira de entrada, mas o que se vê hoje são muitos cursos focados em empreendedorismo, porém nenhum voltado especificamente para este segmento. O FoodLab levará conhecimento e conteúdo profundo e perfeitamente aplicável.

As setenta e duas horas de curso serão divididas entre curadoria de especialistas, palestras de empreendedores, exercícios monitorados e troca de experiência entre participante para tratar de temas como tendências do mercado, business model canvas, marketing digital, aquisição e fidelização e gestão financeira, entre outros.

Para mais informações sobre o FoodLab, clique aqui.

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