Últimas

Orquestra Sinfônica Heliópolis, sob a regência de Isaac Karabtchevsky, ocupa o Parque da Vila com música erudita

Projeto “Baccarelli na Rua”, em parceria com o Catraca Livre, levará cerca de 65 músicos para as ruas da Vila Madalena para apresentar repertório de salas de concerto em evento gratuito 

Orquestra Sinfônica Heliópolis - Foto Renan Perobelli
Orquestra Sinfônica Heliópolis se apresenta no Armazém da Cidade 

Em 29 de outubro, às 10h, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, sob a regência de seu maestro titular, Isaac Karabtchevsky, se apresentará no Armazém da Cidade, na Vila Madalena. A ação faz parte do projeto “Baccarelli na Rua”, que, em parceria com o Catraca Livre, leva, desde agosto, novos grupos musicais para a Vila Madalena. O formato aproxima a música de concerto do grande público, além de ser um convite para as pessoas incluírem em suas agendas culturais visitas mais frequentes às salas de concerto da cidade. O repertório do concerto inclui abertura das óperas CavalleriaLeggera (Suppé), Guilherme Tell (Rossini), Fosca (Carlos Gomes), além do Prelúdio da Bachianas Brasileiras nº4 de Villa-Lobos, da Valsa das Flores do Quebra Nozes de Tchaikovsky e o Bolero de Ravel. No dia seguinte (30), às 16h, a Sinfônica subirá ao palco da Sala São Paulo, com ingressos a R$ 40.

“É fundamental que uma orquestra deixe, por um momento, seu ambiente natural, que são os teatros e recintos fechados, e se mescle à população, num anseio de comunicação e interação. Muitos dos eventos acabam, pela sua força natural, atraindo outros jovens, que vão se identificar com a música e poderão se constituir nos profissionais do futuro. Já observei esse fenômeno repetidas vezes, e sempre me senti gratificado ao observar que há jovens que, para cruzar um obstáculo, necessitam do exemplo de outros jovens. Podem revelar-se, assim, novos talentos, figuras promissoras que se constituem no cerne de nossa atividade. A Orquestra Sinfônica Heliópolis, junto à Orquestra Juvenil Heliópolis e ao Coral da Gente do Instituto Baccarelli não poderiam circunscrever suas atividades apenas ao Instituto, à Sala São Paulo ou ao MASP. Esses grupos cumprem uma atividade mais ampla em que os concertos nas ruas e parques da cidade são fator determinante para motivar a integração dos nossos jovens com nosso público”, afirma Karabtchevsky.



O “Baccarelli na Rua” é uma nova experiência que traz o público e os músicos ao encontro da música popular e erudita em pontos de lazer da cidade, fazendo das ruas polos culturais. Gilberto Dimenstein, o idealizador e coordenador do Catraca Livre, revela que era uma ideia antiga: “Tenho uma extraordinária e imensa admiração pelo Instituto Baccarelli. Sempre estivemos muito próximos. Quando iniciou o projeto Parque da Vila, que fecha algumas ruas da Vila Madalena nos finais de semana, convidamos algumas vezes os grupos do Instituto para se apresentarem, e era sempre um sucesso. Então surgiu a ideia de tornar essas apresentações mais frequentes e montamos o projeto "Baccarelli na Rua". O Instituto já atua com inclusão social e cultural e, nesse contexto, nossa proposta é trabalhar agora a inclusão territorial, ocupando as ruas e chamando as pessoas para as apresentações gratuitas.”

Em dezembro, em clima natalino e marcando o encerramento do projeto, o coral e os alunos de instrumentos de cordas e sopros retomam o formato Flash Mob pela região conhecida como Parque da Vila e apresentarão, nos dias 3 e 10, o repertório de Natal.

“A música de concerto é vista como algo muito distante do público, quase inacessível e para poucos, quando, na verdade, deveria ser justamente o oposto. A música é uma produção da sociedade e tem de estar em todos os lugares, nas ruas, nos metrôs, nas salas de concerto, nos teatros - deve ser acessível a qualquer pessoa. O projeto “Baccarelli na Rua” nasceu de uma conversa com o Dimenstein justamente nesse sentido: de tornar a música de concerto acessível para quem quiser. Em parceria com o Catraca Livre, vamos colocar essa experiência no Parque da Vila, um espaço que tem se tornado um importante polo cultural de São Paulo. Essas apresentações ampliam o trabalho de inclusão do Instituto para além da questão social e cultural, trazendo,também, a inclusão territorial”, afirma o diretor de Relações Institucionais do Instituto Baccarelli, Edmilson Venturelli.

Calendário das apresentações

29/10, às 10h: Orquestra Sinfônica Heliópolis e Isaac Karabtchevsky
12/11, às 15h30: Quinteto de Metais do Instituto Baccarelli
26/11, às 15h30: Trio de Cordas do Instituto Baccarelli
3 e 10/12, às 15h30: encerramento do projeto com repertório natalino

SERVIÇO

Projeto Baccarelli na Rua
Local:Armazém da Cidade
Endereço:R. Medeiros de Albuquerque, 270
Data: 29 de outubro
Horário: às 10h
Ingressos: gratuito
Classificação etária: livre
Duração:40 minutos

Repertório:

FRANZ VON SUPPÉ
Cavalleria Leggera: Abertura

GIOACHINO ROSSINI
Guilherme Tell: Abertura

HEITOR VILLA-LOBOS
Bachianas Brasileiras nº4: Prelúdio

ANTÔNIO CARLOS GOMES
Fosca: Abertura

PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY
O Quebra Nozes, Op.71a: Valsa Das Flores

MAURICE RAVEL
Bolero

SOBRE O INSTITUTO BACCARELLI
Em 1996, sensibilizado por um incêndio de grandes proporções em Heliópolis, o maestro Silvio Baccarelli prontificou-se a ensinar música para 36 crianças e jovens da comunidade, como forma de diminuir o sofrimento das famílias atingidas e contribuir para a autoestima e possibilidade de educação desses menores. Como o bairro da zona sul paulistana não dispunha de local apropriado para as atividades, o maestro cedeu o próprio imóvel, o Auditório Baccarelli (localizado na Vila Clementino), para dar início às aulas. Dos participantes desse estágio inicial, dois ex-integrantes do coral que o maestro regeu por várias décadas em São Paulo permaneceram à frente do Instituto: os irmãos Edmilson e Edilson Venturelli. Além da gestão executiva e da imagem institucional, eles foram os responsáveis pelo desenvolvimento das diferentes atividades da entidade – como encontrar o atual regente da Orquestra Sinfônica Heliópolis, Isaac Karabtchevsky – e ampliar significativamente a dimensão da instituição de ensino. Hoje, 1.300 crianças e jovens são beneficiados pelos programas socioculturais, que abrangem 5 orquestras, 14 corais, 20 grupos de musicalização, 6 grupos de câmara e 2 cameratas. Para a manutenção de suas atividades, o Instituto Baccarelli conta com os seguintes patrocinadores, distribuídos por categorias. Para a manutenção de suas atividades, o Instituto Baccarelli conta com os seguintes patrocinadores, distribuídos por categorias. Master: Petrobras; Ouro: BNDES, Vivo e Volkswagen; Prata: Banco Volkswagen e Grupo Segurador BB & Mapfre; Bronze: Bradesco, Cielo, Instituto Votorantim, Magazine Luiza e Pernambucanas.

Informações Instituto Baccarelli

Endereço: Estrada das Lágrimas, 2.317 – Heliópolis, São Paulo/SP
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30; Sábados, das 8h30 às 15h30.
Contatos: (11) 3506-4646 ou pelo email comunicacao@institutobaccarelli.org.br
Site: www.institutobaccarelli.org.br

Nenhum comentário