Cemara é a segunda melhor empresa para trabalhar em Piracicaba e região
Loteadora concorreu na categoria "Pequenas Empresas", com até 99 funcionários
Ao todo 53 países e 6.200 empresas participam dos estudos coordenados pelo GPTW. Dentre os diversos itens analisados pela pesquisa está o Trust Index, índice criado para medir a percepção do funcionário em relação à empresa em cinco principais dimensões. Os colaboradores respondem questões sobre credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.
Na Cemara, 91 dos 95 colaboradores responderam ao Trust Index, e a empresa atingiu nota 76, superando a nota 75 obtida na edição de 2015. “O papel das empresas é dar oportunidades para a evolução profissional e pessoal de cada funcionário. Neste ano evoluímos ainda mais, com novos indicadores e mais ferramentas de gestão. Queremos agradecer em nome de cada colaborador, porque esse prêmio é de todos”, diz Marcos Dei Santi, vice-presidente e diretor de novos negócios da Cemara.
Para a edição deste ano, o Great Place to Work dividiu as companhias de Piracicaba e Região em duas categorias: “Pequenas Empresas”, para negócios com até 99 funcionários, e “Grandes e Médias Empresas”, para empresas com mais de 100 colaboradores diretos. Em 2015, a lista da região era única e a Cemara conquistou o terceiro lugar ao lado de multinacionais.
O resultado serviu de motivação para o desenvolvimento de novas práticas. “A edição de 2015 nos mostrou como este tipo de avaliação é importante para desenvolver outras atividades que proporcionem melhorias no ambiente de trabalho”, conta o executivo.
Duas novas práticas foram incorporadas em 2016, dentre elas o “Bate-papo com a diretoria”, que é uma reunião com a participação dos diretores da empresa e os colaboradores para abordar os detalhes do Planejamento Estratégico e de Clima Organizacional. “A nossa principal intenção é buscar o alinhamento da empresa, para que todos os profissionais conheçam os objetivos estratégicos, a identidade, o plano de ação, os cronogramas e as responsabilidades da companhia. Também é um momento para esclarecer todas as dúvidas da equipe sobre o progresso da Cemara em relação ao restante do mercado”, diz Dei Santi.
A outra ação desenvolvida foi o “Roda-Viva Cemara” criado para aproximar os funcionários da Cemara do vice-presidente, Marcos Dei Santi. Uma vez por mês, os colaboradores interessados fazem perguntas diretamente ao executivo. “É bem descontraído, os colaboradores têm abertura para perguntarem qualquer assunto, seja de âmbito profissional e pessoal. Essas e outras iniciativas mostram como a Cemara tem investido para que as equipes se sintam mais próximas do negócio e saibam as diretrizes no trabalho.”
Além das novas ações, a empresa manteve ferramentas organizacionais, como o manual que congrega todas as ações de comunicação interna, a elaboração de informativos e a realização de comitês e programas de incentivo à inovação.
A companhia, que registrou um Valor Geral de Vendas de R$ 140 milhões, em 2015, e atualmente emprega 95 funcionários, concorreu com grandes empresas da região. “Mais uma vez, estamos orgulhosos com o reconhecimento das ações de uma empresa familiar como a nossa, que vem disputando esse prêmio ao lado de grandes empresas. O objetivo da Cemara não é ser o primeiro, segundo ou o terceiro, mas, sim, melhorar mais a cada dia”, conclui Marcos Dei Santi.
SOBRE A CEMARA
Fundada no final da década de 1970, em Americana (SP), a Cemara Loteamentos iniciou a trajetória no mercado imobiliário para contribuir de forma direta no desenvolvimento social e urbano de diferentes municípios. A cidade de origem da empresa, por exemplo, é um de seus principais cases de sucesso, com 16 projetos realizados e 12 mil lotes implantados, que ajudaram a realizar o sonho de mais de 60 mil pessoas que hoje possuem terreno ou casa própria, representando 26% da população atual de Americana.
Há 36 anos no mercado e com uma filial em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, já vendeu mais de 21 mil terrenos em diversas cidades do interior do estado de São Paulo. Desde então, já foram realizados 37 loteamentos que geraram mais de 12 milhões de metros quadrados de áreas urbanizadas.
Na Cemara, 91 dos 95 colaboradores responderam ao Trust Index, e a empresa atingiu nota 76, superando a nota 75 obtida na edição de 2015. “O papel das empresas é dar oportunidades para a evolução profissional e pessoal de cada funcionário. Neste ano evoluímos ainda mais, com novos indicadores e mais ferramentas de gestão. Queremos agradecer em nome de cada colaborador, porque esse prêmio é de todos”, diz Marcos Dei Santi, vice-presidente e diretor de novos negócios da Cemara.
Para a edição deste ano, o Great Place to Work dividiu as companhias de Piracicaba e Região em duas categorias: “Pequenas Empresas”, para negócios com até 99 funcionários, e “Grandes e Médias Empresas”, para empresas com mais de 100 colaboradores diretos. Em 2015, a lista da região era única e a Cemara conquistou o terceiro lugar ao lado de multinacionais.
O resultado serviu de motivação para o desenvolvimento de novas práticas. “A edição de 2015 nos mostrou como este tipo de avaliação é importante para desenvolver outras atividades que proporcionem melhorias no ambiente de trabalho”, conta o executivo.
Duas novas práticas foram incorporadas em 2016, dentre elas o “Bate-papo com a diretoria”, que é uma reunião com a participação dos diretores da empresa e os colaboradores para abordar os detalhes do Planejamento Estratégico e de Clima Organizacional. “A nossa principal intenção é buscar o alinhamento da empresa, para que todos os profissionais conheçam os objetivos estratégicos, a identidade, o plano de ação, os cronogramas e as responsabilidades da companhia. Também é um momento para esclarecer todas as dúvidas da equipe sobre o progresso da Cemara em relação ao restante do mercado”, diz Dei Santi.
A outra ação desenvolvida foi o “Roda-Viva Cemara” criado para aproximar os funcionários da Cemara do vice-presidente, Marcos Dei Santi. Uma vez por mês, os colaboradores interessados fazem perguntas diretamente ao executivo. “É bem descontraído, os colaboradores têm abertura para perguntarem qualquer assunto, seja de âmbito profissional e pessoal. Essas e outras iniciativas mostram como a Cemara tem investido para que as equipes se sintam mais próximas do negócio e saibam as diretrizes no trabalho.”
Além das novas ações, a empresa manteve ferramentas organizacionais, como o manual que congrega todas as ações de comunicação interna, a elaboração de informativos e a realização de comitês e programas de incentivo à inovação.
A companhia, que registrou um Valor Geral de Vendas de R$ 140 milhões, em 2015, e atualmente emprega 95 funcionários, concorreu com grandes empresas da região. “Mais uma vez, estamos orgulhosos com o reconhecimento das ações de uma empresa familiar como a nossa, que vem disputando esse prêmio ao lado de grandes empresas. O objetivo da Cemara não é ser o primeiro, segundo ou o terceiro, mas, sim, melhorar mais a cada dia”, conclui Marcos Dei Santi.
SOBRE A CEMARA
Fundada no final da década de 1970, em Americana (SP), a Cemara Loteamentos iniciou a trajetória no mercado imobiliário para contribuir de forma direta no desenvolvimento social e urbano de diferentes municípios. A cidade de origem da empresa, por exemplo, é um de seus principais cases de sucesso, com 16 projetos realizados e 12 mil lotes implantados, que ajudaram a realizar o sonho de mais de 60 mil pessoas que hoje possuem terreno ou casa própria, representando 26% da população atual de Americana.
Há 36 anos no mercado e com uma filial em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, já vendeu mais de 21 mil terrenos em diversas cidades do interior do estado de São Paulo. Desde então, já foram realizados 37 loteamentos que geraram mais de 12 milhões de metros quadrados de áreas urbanizadas.
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