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Marfrig reduz significativamente prejuízo líquido no trimestre e gera fluxo de caixa operacional de R$ 537 milhões

- Melhora de R$ 573 milhões do resultado líquido das operações continuadas -
- Fluxo de caixa livre positivo foi de R$ 39 milhões -
- Resultados da Keystone compensaram trimestre desafiador para Divisão Beef -
- Pelo 3º trimestre seguido, margem EBITDA ajustada da Keystone cresce dois dígitos -


São Paulo, 10 de novembro de 2016 – Graças ao seu programa de liability management e aos sólidos resultados da Divisão Keystone, a Marfrig Global Foods, uma das maiores empresas do mercado de proteína global, diminuiu significativamente sua perda trimestral em R$ 573 milhões, registrando um prejuízo líquido de suas operações continuadas de R$ 170 milhões no período. E, mesmo em um cenário ainda adverso de mercado no Brasil, a Marfrig gerou fluxo de caixa livre positivo de R$ 39 milhões.

“Nossa disciplina financeira e o sólido desempenho da Keystone nos permitiu reduzir substancialmente o prejuízo da Companhia, num momento desafiador do mercado bovino”, resume o CEO da Marfrig Global Foods, Martín Secco.

No terceiro trimestre de 2016, a Marfrig Global Foods apresentou uma receita de R$ 4,4 bilhões versus R$ 5,1 bilhões no mesmo período no ano anterior. A apreciação do real, o menor volume de vendas da operação brasileira e o reduzido patamar nos preços das commodities contribuíram para o resultado.

O lucro bruto foi de R$ 487 milhões, atingindo uma margem bruta de 10,9% - redução de 50 pbs em relação ao terceiro trimestre de 2015.

A Divisão Keystone, que está entre as líderes globais na produção de alimentos processados de origem animal, ajudou a mitigar o cenário desafiador do mercado de bovinos. A Keystone registrou pelo terceiro trimestre consecutivo crescimento de dois dígitos do seu EBITDA ajustado, que saltou de US$ 53 milhões para US$ 60 milhões, um crescimento anual de 16% explicado por uma melhora nas margens nos EUA, recuperação nos preços de produtos de frango no mercado internacional e um volume robusto de negócios na região da APMEA (Ásia, Pacífico, Oriente Médio e África, na sigla em inglês), com expansão de dois dígitos na Austrália e Malásia. A margem EBITDA ajustada foi de 8,7% no terceiro trimestre deste ano versus 7,6% no mesmo período do ano passado - um ganho de 110 pbs.

Os números favoráveis da Keystone compensaram parcialmente o já conhecido cenário desafiador para a Divisão Beef da Marfrig Global Foods, uma das maiores produtoras de carne bovina do mundo. No caso do EBITDA ajustado da Marfrig como um todo, dos R$ 341 milhões gerados no terceiro trimestre, 59% foram entregues pela Keystone.

A Divisão Beef, no terceiro trimestre, optou por uma estratégia comercial de retenção do volume de exportação durante julho e agosto, buscando uma melhora nos preços de venda. Com isso, observou-se uma retração no volume de vendas, receita e EBITDA. Os benefícios dessa estratégia começaram a ser capturados nas vendas de setembro, cujos resultados deverão ser refletidos a partir do 4º trimestre. No mercado doméstico, por outro lado, houve um crescimento de volume de 4% em relação ao terceiro trimestre de 2015. O EBITDA ajustado foi de R$ 139 milhões no terceiro trimestre, um recuo significativo na comparação com o mesmo período do ano passado.

Guidance 2016

Com a apreciação do real, a redução dos preços de commodities no mercado internacional, a contração dos spreads de bovinos e a manutenção de uma planta operacional na Argentina, a Marfrig decidiu revisar o guidance divulgado em fevereiro.

“Apesar das mudanças no cenário, não alteramos nosso comprometimento com o crescimento sustentável por meio da redução da alavancagem, consolidação das operações e contínua geração positiva de fluxo de caixa”, afirma Secco.

Melhora no ciclo

Após um trimestre difícil, o cenário brasileiro de curto prazo terá, na visão da Companhia, viés de recuperação. Espera-se estabilidade no custo do gado, ainda que em patamar elevado, e uma recuperação dos preços de exportação dado o limitado crescimento de oferta a nível global.

“Nossa expectativa é de que a recuperação das margens de bovinos, vista ao final do 3º trimestre, aliada à continuidade dos sólidos resultados da Keystone, faça com que o quarto trimestre seja um dos melhores do ano”, diz Secco.

Estratégia de crescimento

Uma das prioridades será a aceleração do crescimento nos mercados norte-americano e asiático, pela expansão de food service da Keystone através dos investimentos programados e já iniciados em 2016, como por exemplo a nova planta na Tailândia, aumento de capacidade na Malásia, China e Austrália, e diversificação da base de clientes a nível global.

Espera-se também que a demanda por proteína bovina brasileira continue a crescer. E, em um mundo carente de carne bovina e com outros produtores enfrentando dificuldades para atender à demanda global, a tendência é de abertura de mais mercados para o produto brasileiro, suportado pela estratégia do governo através da atuação do Ministério de Agricultura, o qual recentemente visitou diversos países nos quais a Marfrig já possui operações.

Sobre a Marfrig Global Foods

A Marfrig Global Foods é uma das maiores companhias de alimentos à base de proteína animal do mundo formada pelas Divisões Keystone e Beef. A Companhia tem unidades produtivas, comerciais e de distribuição instaladas em 12 países, é também uma das empresas brasileiras de alimentos mais internacionalizadas e diversificadas. Seus produtos, vendidos para grandes cadeias de restaurantes e supermercados, chegam à mesa de milhões de consumidores em aproximadamente 100 países diariamente.

Sobre a Divisão Keystone 

Com sede nos EUA e operações na América do Norte e na Ásia-Pacífico, a Keystone é uma das empresas líderes globais na produção de alimentos processados de origem animal. Fundada em 1960 como um negócio familiar no estado norte-americano da Pensilvânia, a companhia ganhou escala ao apostar na pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores para a indústria alimentícia, tornando-se fornecedora de algumas das maiores cadeias de fast food globais.

Sobre a Divisão Beef

A Divisão Beef da Marfrig Global Foods é uma das maiores produtoras de carne bovina do mundo, com operações na América do Sul. Seus produtos são reconhecidos mundialmente pela qualidade premium, reflexo de um modelo de produção que respeita aspectos legais, ambientais e de bem-estar animal. A Divisão é também parceira de diversas associações de pecuaristas, com as quais dissemina informações e promove iniciativas para estimular a melhoria de rebanhos em todas as regiões em que atua, o que resulta em produtos mais seguros para milhões de consumidores.

www.marfrig.com.br

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