Últimas

Peça Pobre Super-Homem – Avesso do Herói, da Cia Banquete Cultural, aborda questões como HIV/Aids, identidade de gênero e solidão, em curta temporada

Espetáculo estreia dia 1º de dezembro, dia da luta contra a Aids, no CCC, em São Paulo, e promove debates sobre gêneros e HIV aos sábados 

Peça Pobre Super-Homem - Kryla e Corifeu
O espetáculo teatral “Pobre Super-Homem – Avesso do Herói”, de Brad Fraser, com direção de Jean Mendonça, estreia em 1º de dezembro - dia internacional da luta contra a AIDS - no Centro Compartilhado de Criação - CCC, na Barra Funda, em São Paulo, em curta temporada até o dia 18 de dezembro. A peça, escrita pelo autor canadense na década de 90, passa por uma releitura do diretor mineiro, com livre inspiração na obra de Caio Fernando Abreu e fotografias do livro “Flexões, um estudo sobre a sexualidade plural”, de André Martins e João Zambom. Não é a primeira vez que a Cia Banquete Cultural trabalha com a obra do controverso autor canadense. Em 2014, a cia adaptou “Amor e Restos Humanos”, também com direção de Jean Mendonça.

A peça “Pobre Super-Homem – Avesso do Herói”, trata de forma leve e poética temas como HIV/AIDS e identidade de gênero, assuntos ainda tratados como tabus na nossa sociedade contemporânea, com o intuito de promover uma reflexão crítica sobre essas questões sociais, como é de praxe da Cia Banquete Cultural. O objetivo é ajudar no combate a violência e ao preconceito. De acordo com o diretor, Jean Mendonça, o espetáculo aborda as relações de cinco personagens e suas tentativas em lidar com a solidão dos dias de hoje. “Cinismo e ironia caracterizam os diálogos rápidos e reveladores sobre diversidade, liberação sexual, AIDS e as diferentes formas de amar”, ressalta o diretor. Segundo ele, o ser humano é exposto sem ressalvas, revelando suas verdadeiras facetas e demonstrando o quão nocivos e maravilhosos podemos ser. Aos sábados (3, 10 e 17 de dezembro) a Cia Banquete Cultural promoverá no local, antes do espetáculo, debates sobre gênero e HIV, das 18h30 às 19h30.

Sinopse - Em “Pobre Super-Homem – Avesso do Herói”, tido por críticos como continuação de “Amor e restos Humanos”, após 10 anos, David (Fernando Benicchio) é um artista plástico bem-sucedido, mas em crise de criatividade. Ele decide então retomar a profissão do passado: garçom. Shannon (Ricardo Almeida), que ao que tudo indica na peça anterior de Fraser tinha outro nome, é uma mulher transgênero infectada pelo HIV, que sonha em fazer uma cirurgia de mudança de sexo. Kryla (Luiza Lio) - amiga de ambos, Violet (Keila Ribeiro) e Matt (Rodrigo Schorts) - casal dono do restaurante onde David vai trabalhar, Tom (Danilo Miniquelli), Benita (Renata Peron), Murray (Victor Hugo Barbosa), Ellio (Filipe Miller) e Bill (João Chianello) completam o círculo de pessoas pelas quais as duas personagens centrais mantém relações ao longo de suas existências. Juntos, remontam memórias e vivem o presente, para assim prosseguirem seus caminhos em busca de uma transformação e um novo sentido para suas vidas na metrópole, tão demarcada pelo caos e solidão.

SERVIÇO

Peça: Pobre Super-Homem – Avesso do Herói
Temporada: Dezembro 2016 - Dias: 1, 2, 3, 4, 8, 9, 10, 11, 17 e 18 (não haverá apresentações dias 15 e 16/12). Quintas e sextas às 21h / Sábados às 20:30h / Domingos às 19h.
Debates: Sábados das 18h30 às 19h30
- Dia 3/12 - Debate sobre HIV, infecção, tratamentos, PrEP Brasil, profilaxia e acolhimento das ONG’s;
- Dia 10/12 - Pocket Show de Renata Peron (cantora e atriz da peça), seguido de debate sobre diversidade de gênero, mitos, preconceitos, inclusão social e profissional das pessoas Trans;
- Dia 17/10 - Palestra sobre HIV, AIDS. Diagnóstico, tratamento, vírus ideológico, inclusão social e profissional.
Local: Centro Compartilhado de Criação (CCC) - Rua James Holland, 57- Barra Funda – SP
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Duração: 2h30
Faixa Etária: maiores de 18 anos
Reservas e mais informações: https://www.facebook.com/banqueteculturalrj/

FICHA TÉCNICA

Texto Original: Brad Fraser
Direção Geral, Adaptação de Texto, Direção de Arte e Cenografia: Jean Mendonça
Direção Assistente e Preparação de Elenco: Denise Dietrich e Hugo Ayres
Fotografia e Exposição: André Martins
Supervisão Corporal: Luciana Bicalho
Supervisão Vocal: Natália Fiche
Elenco, por ordem alfabética: Danilo Miniquelli (Corifeu e Tom), Fernando Benicchio (David), Filipe Miller (Coro e Ellio), João Chianello (Coro e Bill), Keila Ribeiro (Violet), Luiza Lio (Kryla), Renata Peron (Benita), Ricardo Almeida (Shannon), Rodrigo Schorts (Matt) e Victor Hugo Barbosa (Coro e Murray).
Trilha Sonora: Bruno Heitor e Fabio Martins Brito
Iluminação Cênica: Carol Mafra
Figurino: Ingrid Menon
Caracterização: Ricardo Almeida
Legendagem e Projeção de Vídeo: Jo Bittencourt
Design Gráfico e Publicidade: Danilo Miniquelli
Assessoria de Imprensa: Sevilha Comunicação
Tradução do Texto Original: Fernando Benicchio
Projeto para Lei de Incentivo e Projeto Gráfico: Cristiana Giustino
Produção Executiva: Fernando Benicchio e Marcia Otto
Produção e Realização: Banquete Cultural Produções Ltda

Nenhum comentário