Últimas

Primeira edição do Seminário Do Campo à Mesa: Gastronomia e Orgânicos debate mercado e tendências

Evento do Sebrae/Rj reúne cerca de 150 pessoas em Itaipava

Foto/Divulgação
O evento de abertura da primeira edição do Seminário Do Campo à Mesa: Gastronomia e Orgânicos, dia 8/11, promovido pelo Sebrae/RJ em Itaipava, reuniu cerca de 150 pessoas. O evento faz parte do Circuito Ganhando Mercado, promovido pela instituição, e contou com a participação de profissionais do setor de gastronomia e do segmento de produção orgânica. 

Ao abrir o evento, a coordenadora do escritório regional do Sebrae/RJ em Petrópolis, Cláudia Pacheco, ressaltou que o principal objetivo do evento é aproximar a gastronomia dos produtores orgânicos. “O Sebrae percebeu que há um distanciamento dessas dois polos econômicos. Por outro lado, há o interesse dos dois segmentos de se aproximarem. E o nosso papel é promover esta integração para gerar negócios e fortalecer os dois setores na região Serrana”, disse.

Os empresários e produtores também tem a mesma percepção. O coordenador do Grupo de Produtores Orgânicos do Brejal (GP), em Petrópolis, acredita que o movimento que o Sebrae/Rj está provocando certamente vai promover esta aproximação desejada pelos produtores e pelos empresários. “Hoje, 60% da produção dos agricultores que fazem parte do GP vai para as feiras de orgânicos que participamos na cidade do Rio. O restante é vendido para lojas e restaurantes também do Rio. Temos pouco contato com os restaurantes locais. O que estamos semeando hoje, vamos colher em um futuro próximo, não tenho dúvidas em relação a isso. Muitos paradigmas estão sendo quebrados a partir deste evento de hoje”, afirmou.

Foto/Divulgação
A empresária Sonia Ribeiro, dona do restaurante Sabor na Praça, em Teresópolis, não usa orgânicos em seu restaurante, mas este quadro esta preste a mudar. Ela vai começar ainda este ano a testar o uso de orgânicos no cardápio aos sábados e usar a iniciativa como diferencial para atrair novos clientes. “Já tinha a intenção de fazer isso, mas aqui no evento esta ideia se fortaleceu. Esta iniciativa vai agregar muito valor ao meu negócio”, planeja. Sonia vai comprar seu produtos na feira de orgânicos que funciona em Teresópolis, privilegiando a produção local.

Palestras e oficinas - O consultor Sérgio Molinari, especializado em estudos e tendências, deu início ao evento falando sobre as oportunidades e soluções criativas de um novo mercado, que é a produção de orgânicos. Segundo Molinari, a maior parte dos consumidores ainda não está preparada para mudar o estilo de vida, mas admite que pagaria um pouco mais por produtos saudáveis”, explicou. Mas o consultou alertou: “o novo mercado e o novo consumidor não admitem, e punem, falsas promessas”, ao lembrar que é necessário atuar de forma responsável e verdadeira com seu consumidor.

O custo dos produtos orgânicos, a produção e o desperdício foram alguns dos temas debatidos no talkshow que se seguiu à palestra de Molinari. Gustavo Arnovick (Armazém Sustentável), Anita Santoro (Quitanda Natural), Teresa Corção (O Navegador e Instituto Maniva) e Francine Xavier (especialista em gastronomia e sustentabilidade), moderados pela chef Rô Gouveia, apresentaram suas experiências neste segmento. Os participantes falaram sobre a questão da produção responsável e da importância de atuar de forma sustentável sob todos os aspectos, econômico e social. A informação também foi considerada como fundamental para divulgar cada vez mais o valor da alimentação orgânica.

Foto/Divulgação
Na parte da tarde foram realizadas as oficinas sobre tendências da gastronomia, com a chef Rô Gouvêa; atendimento: um ferramenta para o aumento do tíquete médio, com Leonardo Capdeville (restaurante Balada Mix); negociação conjunta para bares e restaurantes, com Willian Moliari (Sebrae/RJ); e redução de desperdício de alimentos: uma forma de diminuir seus custos, com Vanessa Hervé (Sebrae/RJ).

O evento é gratuito e ainda continua nesta 4ª feira (9/11) no Centro de Convenções Granja Brasil (Estrada União e Indústria 9153, Itaipava – Petrópolis). Confira a programação completa abaixo.

Outras informações e inscrições nos telefones: 24- 2237-0062 (Petrópolis) e 21-2643-4979 (Teresópolis).

Informações para a imprensa: Cláudia Moreira – 21-99978-6486

Nenhum comentário