Primeira edição do Seminário Do Campo à Mesa: Gastronomia e Orgânicos debate mercado e tendências
Evento do Sebrae/Rj reúne cerca de 150 pessoas em Itaipava
![]() |
| Foto/Divulgação |
O evento de abertura da primeira edição do Seminário Do Campo à Mesa: Gastronomia e Orgânicos, dia 8/11, promovido pelo Sebrae/RJ em Itaipava, reuniu cerca de 150 pessoas. O evento faz parte do Circuito Ganhando Mercado, promovido pela instituição, e contou com a participação de profissionais do setor de gastronomia e do segmento de produção orgânica.
Ao abrir o evento, a coordenadora do escritório regional do Sebrae/RJ em Petrópolis, Cláudia Pacheco, ressaltou que o principal objetivo do evento é aproximar a gastronomia dos produtores orgânicos. “O Sebrae percebeu que há um distanciamento dessas dois polos econômicos. Por outro lado, há o interesse dos dois segmentos de se aproximarem. E o nosso papel é promover esta integração para gerar negócios e fortalecer os dois setores na região Serrana”, disse.
Os empresários e produtores também tem a mesma percepção. O coordenador do Grupo de Produtores Orgânicos do Brejal (GP), em Petrópolis, acredita que o movimento que o Sebrae/Rj está provocando certamente vai promover esta aproximação desejada pelos produtores e pelos empresários. “Hoje, 60% da produção dos agricultores que fazem parte do GP vai para as feiras de orgânicos que participamos na cidade do Rio. O restante é vendido para lojas e restaurantes também do Rio. Temos pouco contato com os restaurantes locais. O que estamos semeando hoje, vamos colher em um futuro próximo, não tenho dúvidas em relação a isso. Muitos paradigmas estão sendo quebrados a partir deste evento de hoje”, afirmou.
![]() |
| Foto/Divulgação |
Palestras e oficinas - O consultor Sérgio Molinari, especializado em estudos e tendências, deu início ao evento falando sobre as oportunidades e soluções criativas de um novo mercado, que é a produção de orgânicos. Segundo Molinari, a maior parte dos consumidores ainda não está preparada para mudar o estilo de vida, mas admite que pagaria um pouco mais por produtos saudáveis”, explicou. Mas o consultou alertou: “o novo mercado e o novo consumidor não admitem, e punem, falsas promessas”, ao lembrar que é necessário atuar de forma responsável e verdadeira com seu consumidor.
O custo dos produtos orgânicos, a produção e o desperdício foram alguns dos temas debatidos no talkshow que se seguiu à palestra de Molinari. Gustavo Arnovick (Armazém Sustentável), Anita Santoro (Quitanda Natural), Teresa Corção (O Navegador e Instituto Maniva) e Francine Xavier (especialista em gastronomia e sustentabilidade), moderados pela chef Rô Gouveia, apresentaram suas experiências neste segmento. Os participantes falaram sobre a questão da produção responsável e da importância de atuar de forma sustentável sob todos os aspectos, econômico e social. A informação também foi considerada como fundamental para divulgar cada vez mais o valor da alimentação orgânica.
![]() |
| Foto/Divulgação |
O evento é gratuito e ainda continua nesta 4ª feira (9/11) no Centro de Convenções Granja Brasil (Estrada União e Indústria 9153, Itaipava – Petrópolis). Confira a programação completa abaixo.
Outras informações e inscrições nos telefones: 24- 2237-0062 (Petrópolis) e 21-2643-4979 (Teresópolis).
Informações para a imprensa: Cláudia Moreira – 21-99978-6486



Nenhum comentário