Últimas

Seminário internacional discute desafios de pesquisa sobre Zika e microcefalia

Nos dias 23 e 24 de novembro, a equipe do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação, formado pela Unigranrio, Inmetro e UEZO, realiza o primeiro “Seminário Internacional em Biomedicina Translacional”, que ocorrerá na Rua Prof. José de Souza Herdy, 1,160, bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias (RJ). Esse evento abrigará o ‘IV Workshop Biotrans e o Simpósio Zika e Microcefalia’. Casos dessa doença, associada ao vírus zika, e outros temas serão debatidos em alto nível, onde Rolf Mentlein, professor de Biologia Celular e Bioquímica do Instituto de Anatomia Christian-Albrechts (Universidade de Kiel/Alemanha), fará conferência de abertura (23/11), às 11h, sobre: Migração, metástase e mais: “Migração e metástase no câncer: o papel das quimiocinas e seus receptores”. Entrada franca. Informações:(21)2672.7743 e 26727867.www.unigranrio.br .

Instituições de referência participam deste Simpósio.

Pesquisadores das universidades UFRJ, Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Unigranrio, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN e Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (ID’Or) fazem parte deste cilco de estudos científicos, um dos mais significativos em todo o Brasil.

Professores e cientistas de outras instituições analisarão projetos de doutorandos da Unigranrio.

O Simpósio Zika e Microcefalia reunirá professores e pesquisadores que lideram projetos sobre os mecanismos de associação entre o vírus zika e as malformações neurológicas, e microcefalia, que podem ocorrer quando a infecção acomete grávidas nos dois primeiros trimestres da gestação. Os doutorandos da Unigranrio apresentarão seus projetos, apoiados por seus respectivos orientadores. Embora o caminho ainda seja longo até a descoberta que leve à criação de uma vacina capaz de combater ao principal vetor da doença, relatos importantes serão apresentados nestes dois dias de Seminário.

Nenhum comentário