TOTVS acelera crescimento em vendas por subscrição no 3T16
Uma das apostas da companhia, o modelo Intera impulsionou o crescimento de 23% da receita no período
A receita líquida de subscrição apresentou um acelerado crescimento de 23%, comparado ao mesmo período do ano anterior (3T15), e totalizou R$ 58,8 milhões, refletindo principalmente o crescimento das vendas do Intera, modelo de subscrição lançado em junho de 2015 no qual o cliente define e gerencia quantas identidades estarão habilitadas para acesso irrestrito e simultâneo às soluções da TOTVS, e do crescimento das vendas do Fly01, solução para micro e pequenos negócios ofertada pela companhia.
Outro dado positivo do 3T16 foi o crescimento nas vendas da solução Bemacash, que combina o software de gestão para micro e pequenos negócios (Fly01), contratados como subscrição, com soluções de hardware de automação e fiscais da Bematech. No período, foram 998 novas unidades vendidas, um aumento de 127% em relação ao 3T15.
Tomando-se por base os números de subscrições contratadas até o encerramento do trimestre, a Receita Recorrente Anual de subscrição (ARR - Annual Recurring Revenue) cresceu 25,2% ano contra ano, mesmo com o cenário de crise econômica, totalizando R$ 234,9 milhões. A ARR é uma métrica bastante utilizada no mundo de software como serviço (SaaS - Software as a Service) para medir a evolução da receita recorrente nos próximos 12 meses.
A receita líquida totalizou R$537,5 milhões no 3T16, ante R$ 577,1 milhões no 3T15, com destaque para a receita recorrente, que cresceu 5,8% ano contra ano e totalizou R$ 334,7 milhões, passando a representar 62,3% da receita líquida.
O EBITDA ajustado encerrou o trimestre em R$ 86,5 milhões, ante R$ 117,0 milhões no 3T15. O lucro líquido ajustado totalizou R$ 44,8 milhões no 3T16, ante R$78,8 milhões no mesmo período de 2015.
“Sabemos que essa transição acelerada para o modelo de subscrição nos impõe desafios de margem no curto prazo, especialmente em um ambiente econômico ainda desaquecido e com inflação. Mas também temos a convicção de que essa transição gera valor de forma relevante e torna a TOTVS e nossos clientes muito mais preparados para a recuperação do mercado brasileiro e para a transformação digital que está em curso nos mais diversos segmentos, envolvendo empresas de todos os portes”, ressalta Gilsomar Maia, CFO e diretor de Relações com Investidores da TOTVS.
Nenhum comentário