7 dicas para escolher a escola com programa de ensino bilíngue ideal para seu filho
Vanessa e Fátima/Foto: Divulgação |
As irmãs e mestras em educação Fátima e Vanessa Tenório, desenvolvedoras do programa de ensino bilíngue pioneiro do Brasil, que está presente em 35 escolas em diferentes regiões do País e leva ensino bilíngue a mais de 7 mil alunos, elaboraram 7 dicas para ajudar os pais no momento de tomar esta decisão. Confira:
1 – Carga Horária. Ao escolher um programa de ensino bilíngue para os filhos, os pais devem se atentar a quantidade de horas/aula de inglês que o programa oferece. Segundo as especialistas, 6 horas/aula por semana é o número mínimo para que as crianças alcancem os resultados desejados.
2 – Método. Qual o método do programa de ensino bilíngue utilizado na escola? Esta é uma questão que os pais devem se aprofundar em entender, já que é de extrema importância que este conteúdo seja adequado ao nível cognitivo da faixa etária da criança, ou seja, aos temas que os alunos estão habituados a conversar e entender na sua idade. Por isso, o professor deve utilizar em sua comunicação com os alunos uma fala natural, como se conversa entre família e amigos, por exemplo. As educadoras explicam que o método de ensino bilíngue ideal não pode ser estrutural, com foco somente linguístico, pois, desta forma, as crianças pouco aproveitam o conteúdo e não alcançam o bilinguismo: “A ideia é que os alunos sejam amplamente expostos à língua inglesa, realizando atividades coerentes e adequadas a sua idade, utilizando o inglês como meio de comunicação e não como apresentação de estruturas linguísticas, como se vê em escolas de idiomas voltadas exclusivamente para o ensino da língua inglesa, por exemplo. Desta forma, as crianças conseguirão desenvolver conceitos gerais e tratar de assuntos relacionados a sua idade em inglês”.
3 – Base Teórica. Outra dica importante para os pais é pesquisar como o método de ensino bilíngue foi desenvolvido. Saber quais são as bases teóricas utilizadas na programação durante as aulas é um ponto crucial para que os resultados do ensino realmente atinjam as expectativas dos pais.
4 – Professores. Os professores são os responsáveis por desenvolver todo o método de ensino bilíngue durante as aulas e contribuir para o aprendizado do idioma pelo aluno. Por isso, devem ser fluentes na língua inglesa para oferecer naturalidade na comunicação com as crianças. “Durante a aula, o professor vai se comunicar em inglês com os alunos o tempo todo e para que a língua inglesa seja sempre referência neste momento, é imprescindível a fluência em inglês para criar o ambiente ideal para o aprendizado da criança”, explicam as irmãs Fátima e Vanessa Tenório.
5 – Processo. O aprendizado bilíngue é um processo que não acontece rapidamente, mas é possível que seu desenvolvimento seja avaliado no decorrer do curso com o objetivo de checar se realmente está levando resultados para os alunos. Assim, o diálogo da escola com os pais e a troca de informações são formas qualitativas de demonstrar o que está ocorrendo durante o processo e não somente o resultado.
6 – Continuidade. É importante entender que quanto mais cedo a criança tiver exposição ao idioma bem falado e por muitas horas, melhor será o resultado. No entanto, se a criança começa o aprendizado bilíngue aos 2 anos de idade, por exemplo, e aos 5 já não tem mais exposição, com certeza vai haver um retrocesso no aprendizado. O processo de aquisição de uma língua é longo e o desenvolvimento desta língua em um nível mais formal, ainda mais. Por isso, é preciso que a criança participe do programa do começo ao fim, sendo que a idade mínima para consolidação do idioma é entre 12 e 13 anos.
7 – Resultado. Qual o resultado que os pais esperam que seus filhos atinjam? Para responder a esta questão, os pais precisam pesquisar qual o resultado que determinado programa oferece e buscar referências que comprovem isso. De acordo com as especialistas, uma dica importante é saber se os alunos serão testados por algum exame de certificação de referência, como Cambridge, por exemplo.
*As irmãs e mestras em educação Fátima e Vanessa Tenório são empreendedoras e desenvolvedoras do programa de ensino bilíngue pioneiro no Brasil, SYSTEMIC BILINGUAL. Após um mestrado em educação pela Universidade de Bath, na Inglaterra, as irmãs criaram em 2002 um programa de estudo de inglês por meio de conteúdo escolar. O sucesso foi tanto que outras escolas de idiomas entraram em contato para se licenciarem ao programa e utilizarem o método e as irmãs ainda apresentaram sua criação em fóruns internacionais em países como Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Índia e muitos outros. Assim, Vanessa e Fátima formataram o SYSTEMIC para que ele pudesse ser utilizado em escolas de ensino regular que desejassem implantar o ensino bilíngue em sua grade curricular. Atualmente, o SYSTEMIC BILINGUAL está presente em 35 escolas em diferentes regiões do País e leva ensino bilíngue a mais de 7 mil alunos.
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