Últimas

Amanhã (13), professor e membro da Academia Mineira de Letras, Márcio Sampaio doa seu acervo de livros de arte ao Museu Mineiro

AML - Foto Guto Cortes
No dia 13 de dezembro, o Museu Mineiro recebe oficialmente a doação do acervo do professor Márcio Sampaio, membro da Academia Mineira de Letras. A coleção é constituída de livros e documentos sobre artistas de Minas.

Mineiro de Santa Maria de Itabira, Márcio Sampaio é jornalista, escritor, crítico de arte, artista plástico, curador, produtor cultural e professor aposentado da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Há quase cinquenta anos, vem montando um importante e conceituado acervo sobre a arte mineira. A partir de agora, o Museu Mineiro dará espaço vivo e dinâmico a este material.

“Foi uma iniciativa minha. Venho fazendo este trabalho ao longo dos anos como crítico de arte e o acervo se tornou muito grande devido a tudo que escrevi, comprei e recebi. Achei, então, que deveria disponibilizar o material para o público. Tive a preocupação de que estivesse em um lugar seguro, aos cuidados de uma instituição séria e cuidadosa”, conta.

A partir do interesse do Museu Mineiro, Márcio Sampaio, generosamente, doou não só um bem material, mas um trabalho de pesquisa e curadoria de muitos anos. “Lá estão obras importantíssimas como ‘Minas Gerais em 1925’, que fala tudo sobre o estado, além de livros sobre o barroco, igrejas e estudos aprofundados de artistas como Jorge dos Anjos e Eliana Rangel.”, finaliza o professor.

Nenhum comentário