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Ameaça ou Oportunidade: a escolha é sua!


Por Paulo Gastão*

Nos últimos meses se tornou comum nos depararmos com a palavra ‘crise’, normalmente atrelada a más notícias como desemprego, dívidas, fechamento de empresas e inflação. Situações como essas tendem a deixar pessoas mais receosas, com medo de arriscar e inovar.

Não podemos fugir das mudanças. A maior delas ocorre na nossa própria vida. As pessoas nascem, crescem, passam pela adolescência, maturidade, velhice e morrem. Viver é escolher. Escolher entre mudar ou seguir estático ... Há pessoas que preferem a acomodação... reclamam das situações, mas nada fazem para mudar... como esperar algo diferente fazendo sempre igual?

No mundo corporativo não é diferente. Atinge o sucesso quem diante das mudanças atua como agente de transformação. Cria, pensa soluções inovadoras para os mais variados problemas organizacionais. Não se acomoda. Faz.

A crise pode ser oportunidade para aqueles que a enxergam de outra forma, pois apesar de todo o atual pessimismo que rodeia o país, existe a chance de usar a criatividade e aproveitar o momento para fazer diferente. Não se acomodar é o primeiro passo.

Para ser um verdadeiro agente de mudanças e buscar as oportunidades, são imprescindíveis alguns atributos pessoais como a coragem, visão e senso de realização. A coragem é o impulso necessário para que algo seja feito, mesmo que isso contrarie tudo e todos.

Mudar sem saber para onde quer ir, é o mesmo que não sair do lugar. Por isso é necessário ter visão, para que toda mudança tenha um objetivo claro: crescimento pessoal, lucratividade, erradicação de falhas na produção, desburocratização, qualidade total, melhoria nas relações internas, etc. E sem o senso de realização é como se tivéssemos uma grande vontade de fazer, sabermos o que e como fazer, mas não fazemos. Este é o verdadeiro motor da mudança: atitude!

Há pessoas que vivem sonhando com um emprego melhor, um salário maior, mais qualidade de vida. O que falta a elas é continuidade em suas ações. Muitas vezes tomam o primeiro passo e não seguem adiante, deixam escapar uma oportunidade e desistem.

A forma como você encara um momento de dificuldade reflete diretamente em seus resultados, por isso é importante saber que a crise deve ser tratada com cautela, mas nunca como uma ameaça. Ela deve ser vista como uma chance de reorganizar as prioridades e se dedicar ainda mais ao trabalho e aos projetos previamente planejados.

Curiosidade: A língua japonesa usa ideogramas para representar ou transmitir uma ideia. Coincidentemente, ou não, o ideograma utilizado para representar a crise, é o mesmo que representa oportunidade.

*Paulo Gastão é CEO e fundador da PG Mais Resultado, empresa de tecnologia que desenvolve produtos e soluções em canais de comunicação como carta, email, SMS, URA e business analytics, e tem mais de 30 anos de experiência no mercado de crédito e cobrança.

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