Últimas

Como usar papel de parede na decoração?

A dupla Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande explica como usar papel de parede na decoração e como o revestimento pode trazer charme aos ambientes

Dormitório revestido com papel de parede com arabescos/Nenad Radovanovic
O papel de parede ganhou espaço na decoração de interiores pela variedade de estampas e estilos, além da facilidade na aplicação. Porém, o uso do revestimento deve ser equilibrado para que haja harmonia com os demais elementos do ambiente. Sendo assim, a dupla Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande reuniu algumas dicas de como utilizar papéis de parede sem deixar o ambiente “over”.

Quarto de bebê projetado pela dupla na III Casa Baby Dreams/Nenad Radovanovic
A primeira dica é delimitar o espaço em que o revestimento será aplicado, utilizando uma ou duas paredes do ambiente. “No quarto que projetamos na III Casa Baby Dreams aplicamos o papel em todas as paredes, mas somente na metade de cima. Na outra parte o revestimento em madeira trouxe equilíbrio e leveza para o quarto”, explica o designer Daniel Casagrande.

Papel de parede tropical utilizado em sala de jantar/Roger Dipold
Outra dica é manter o equilíbrio entre a quantidade de papel que será utilizada, o estilo aplicado na decoração e o perfil do morador. “Se o estilo for mais clean, o papel pode ser em tons neutros, com pouca ou nenhuma estampa. Já quem gosta do estilo clássico, pode utilizar um papel com tons dourados e arabescos, harmonizando com a decoração mais rebuscada”, explica o arquiteto Luiz Maganhoto.

Para combinar várias estampas sem errar, os profissionais sugerem as combinações prontas sugeridas pelos books encontrados nas lojas. “Nas amostras as marcas costumam aglomerar uma opção de papel liso ou de base, uma opção estampada e uma moldura que harmonize com a composição”, conta Luiz.

Lavabo revestido com papel de parede de estampa "Burberry"/Rodrigo Ramirez
Segundo os profissionais, não há restrição de ambientes para uso do papel de parede, salvo banheiros e áreas muito úmidas, pois a água em excesso faz com que o revestimento descole. Nos outros espaços, está liberado usar e abusar do recurso.

Daniel Casagrande e Luiz Maganhoto/Gerson Lima
Sobre Maganhoto e Casagrande Arquitetos Associados:
O arquiteto paisagista Luiz Maganhoto e o designer Daniel Casagrande estão a frente do escritório Maganhoto e Casagrande Arquitetura, que por oito anos consecutivos esteve em primeiro lugar na premiação TOP 100 Kaza Paraná, uma homenagem aos arquitetos e designers mais atuantes e influentes em todo o território nacional. Os profissionais acumulam prêmios e projetos notáveis e dentre seus feitos estão 500 clínicas espalhadas pelo mundo, além de inúmeros projetos residenciais e interiores de alto padrão.

Serviço:

Maganhoto e Casagrande Arquitetura
Rua Dr. Ney Leprevost, 241 – Curitiba
http://www.maganhoto.arq.br/

Nenhum comentário