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Novo Cruze Sport6 estreia com apelo mais esportivo

Divulgação - GM do Brasil
  • Segunda geração está mais leve e completa; motor turbo com injeção direta e Stop/Start são novidades no hatch médio da Chevrolet
  • Teto solar elétrico, para-choques “RS”, rodas personalizadas, acerto exclusivo de suspensão e direção, além de OnStar com Diagnóstico Avançado e cor Vermelho Glory são novidades do Sport6 2017
  • Sistemas semi-autônomos de auxílio à condução em manobras de estacionamento e em casos de saída involuntária de faixa são oferecidos opcionalmente, como os alertas de colisão e de ponto cego

SÃO CAETANO DO SUL - Depois de revolucionar com as inovações tecnológicas do Novo Cruze sedã, a Chevrolet apresenta o Novo Cruze Sport6, que chega como o hatch médio mais surpreendente do mercado brasileiro.

O modelo incorpora as evoluções tecnológicas trazidas pelo “irmão maior” e adiciona ainda visual e comportamento dinâmico mais esportivos - características valorizadas por consumidores de veículos deste segmento.

Até por conta disso, o sobrenome Sport6 foi mantido na segunda geração do Cruze hatch, que ganhou opção de teto solar elétrico, novos serviços OnStar, rodas exclusivas de 17”, além de acerto customizado da suspensão e da direção progressiva com assistência elétrica.

Divulgação - GM do Brasil
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O design ganhou silhueta marcada pela traseira mais curta e linhas elegantes da carroceria, que revelam o conceito vanguardista do carro. Os para-choques são inspirados nos da versão “RS” norte-americana.

O dinamismo também aparece nas proporções do hatch, que ficou ligeiramente menor, porém com maior distância entre-eixos, trazendo novas proporções para o carro.

Isso melhora a dinâmica veicular e o aproveitamento do espaço da cabine, que ganha também sofisticação e uma extensa lista de equipamentos de conforto, conveniência e segurança.

Entre os itens disponíveis estão o sistema de estacionamento semiautomático e o assistente de permanência na faixa, que é capaz de identificar uma saída involuntária da pista e realizar automaticamente pequenas correções na trajetória do veículo.

Outras novidades são o motor 1.4 turbo com injeção direta de combustível de 153 cv, a última geração da transmissão automática de seis marchas e o sistema Stop/Start (desliga temporariamente a ignição durante paradas), proporcionando um perfeito balanço entre alta performance e baixo consumo de combustível.

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Em relação a conectividade total, ponto forte dos modelos Chevrolet, o Novo Cruze mostra por que é a vitrine tecnológica da marca. O multimídia MyLink traz Android Auto e Apple CarPlay, tela de alta definição capacitiva, navegador e comando de voz.

A versão 2017 do Cruze traz ainda avanços na tecnologia OnStar. Além dos conhecidos serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e navegação, há uma nova versão do aplicativo, que permite ao usuário consultar um número maior de parâmetros do veículo pelo celular.
Chamado de Diagnóstico Avançado, a função informa se há condições irregulares nos seguintes sistemas do carro:

- Motor e transmissão
- Airbag
- Controles de tração
- Freios ABS
- Emissões
- OnStar
- Pressão dos pneus

A pressão de pneus e informação sobre a quilometragem total percorrida eram as únicas disponíveis na versão anterior do aplicativo. A novidade que chega junto com o Cruze Sport6 e será também estendida aos demais modelos da linha 2017 da Chevrolet equipados com OnStar, basta ao usuário atualizar a versão do aplicativo.

“Apesar de compartilharem o mesmo DNA, Novo Cruze e Novo Cruze Sport6 são produtos complementares e de apelo distintos. Enquanto o sedã se destaca pelo maior espaço para bagagem, o hatch entrega mais esportividade”, explica Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.

Juntos, a linha Cruze já emplacou mais de 185 mil unidades no país desde que foi lançada, que faz dela uma das de maior sucesso do segmento. A estreia do sedã aconteceu em setembro de 2011, quase um semestre antes do hatch.

O Novo Cruze Sport6 chega em duas configurações de acabamento: LT (luxo) e LTZ (alto luxo). São oito opções de cores: Branco Abalone, Vermelho Edible Berries, Cinza Satin Steel, Preto Ouro Negro, Branco Summit, Prata Switchblade e as inéditas Vermelho Glory e Azul Petróleo.

O modelo começa a chegar às concessionárias Chevrolet em dezembro. A garantia do veículo é de três anos.

Traseira curta e acabamento inspirado na versão “RS”

Assim como a versão sedã, o Novo Cruze Sport6 foi desenvolvido por um time global de engenheiros na Alemanha e nos Estados Unidos.

O elemento de que mais chama a atenção no design do hatch é a traseira 217 mm mais curta que a do sedã, reforçando o aspecto esportivo e atlético do veículo.

A traseira é alta, com lanternas que lembram as do Camaro, pela disposição das lâmpadas e pela assinatura luminosa que criam à noite.

O para-choque tem acabamento exclusivo e elementos marcantes, inspirados no da versão “RS” norte-americana. Traz defletores nas extremidades, moldura fosca e saída de escape alargada.

Na parte superior da tampa do porta-malas chama a atenção o belo aerofólio que integra a terceira luz de freio e tem função aerodinâmica importante.

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A lateral é caracterizada pelo teto arqueado, que segue uma linha fluida que vai do para-brisa até os pilares posteriores. As rodas de alumínio aro 17 com raios em forma de “Y” completam o conjunto -são escurecidas na versão LTZ.

A parte frontal do Cruze hatct também traz novidades, seguindo a mais nova expressão global do DNA da marca. Traz faróis e grade superior integrados, mas sem abandonar o conceito “dual grille”, com entradas de ar bipartidas.

O para-choque dianteiro também é estilo “RS”, com aletas exclusivas, faróis auxiliares horizontais e spoiler integrado à base pintado em preto fosco.

O desenho da segunda geração do Cruze Sport6 é resultado da inspiração dos projetistas e dos testes de otimização aerodinâmica feitos em modernos túneis de vento.

Interior mais aconchegante

Novas proporções e dimensões possibilitam um habitáculo com mais espaço e conforto para os até cinco ocupantes.

O interior enfatiza a interação humana com a tecnologia. O redesenho dos painéis de instrumentos e das portas, além da redistribuição dos consoles com porta-objetos, contribuíram para um ambiente ergonômico e aconchegante.

O conceito “dual-cokpit” que separa bem a área do painel destinada ao motorista e ao carona foi mantido no modelo 2017, no entanto com um design completamente novo.

A começar pela direção elétrica com regulagem de altura e profundidade. Multifuncional, o volante agora agrupa teclas na parte dianteira e traseira, permitindo maior número de interações com o veículo sem distrações por parte do condutor.

O quadro de instrumentos de fácil leitura traz os principais dados do veículo e vem com um computador de bordo de última geração.

Na versão LTL ele conta com tela colorida de 4,2 polegadas e cinco modos de visualização: informações gerais do veículo, como pressão dos pneus e vida útil do óleo; informações do sistema de áudio; informações do sistema de telefonia; informações sobre o sistema de navegação e um menu configurável que permite, por exemplo, exibir a velocidade de maneira digital.

O computador de bordo ainda possui a função ECO, que auxilia o motorista a dirigir de maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. É possível inclusive consultar o desempenho do carro neste quesito nos últimos 50 quilômetros percorridos.

Na parte superior central do painel está a mais nova geração do sistema multimídia Chevrolet MyLink, com uma grande tela capacitiva de alta definição, além de Android Auto e Apple CarPlay, que permitem maior integração com o smartphone do usuário. Comando de voz e navegação embarcada estão disponíveis.

O novo painel é também caracterizado pelo acabamento mais refinado, com materiais “soft touch” (macio ao toque) e cromados. O revestimento premium dos bancos e dos painéis das portas foi igualmente revisto. Na versão LT a cor predominante é o preto, já na LTZ, o cinza.

Nos dois, um charmoso guia de LED azul agora emoldura os comandos do multimídia e do ar-condicionado digital, facilitando a localização das teclas à noite.

Em outro patamar

Como na geração anterior, o Novo Cruze Sport6 vem completo desde a versão mais acessível. Além dos itens comuns a modelos de sua categoria, o Chevrolet traz controle eletrônico de tração e de estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), direção elétrica progressiva, luz de condução diurna, controle de cruzeiro, abertura e fechamento dos vidros por controle remoto, tomada de 12V também para os ocupantes traseiros, revestimento premium dos bancos, OnStar, airbags frontais e laterais, cintos de segurança de três pontos e sistema isofix de fixação de cadeirinha infantil.

O assistente de partida em rampas, o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, a câmera de ré, o sensor de estacionamento traseiro, o sistema de áudio de alta definição e o multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay também passam a ser equipamentos de série.

Já a versão topo de linha (LTZ) soma teto solar, airbags de cortina, faróis com regulagem de altura, luz de condução diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na chave, partida por botão no painel, acionamento da ignição por controle remoto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, multimídia MyLink com tela de 8” com GPS integrado e mapas 3D, acabamento da grade e das maçanetas externas em cromo, rodas com acabamento escurecido.

O modelo pode vir equipado opcionalmente com um pacote que coloca o hatch médio da Chevrolet no mesmo patamar tecnológico de modelos de categoria superiores. O conjunto se destaca pelos seguintes itens:

- Assistente de permanência na faixa
- Alerta de colisão frontal
- Alerta de ponto cego
- Sistema de estacionamento semiautomático
- Farol alto inteligente
- Carregador de celular sem fio
- Banco do motorista com ajustes elétricos
- Monitoramento da distância do veículo à frente

O assistente de permanência na faixa possui uma câmera na parte superior do para-brisas que “lê” as faixas da via e faz eventuais correção na trajetória do veículo ao perceber que ele está saindo involuntariamente da pista.

O alerta de colisão frontal é um equipamento de segurança bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o sistema monitora a velocidade em relação ao veículo à frente, podendo alertar o motorista caso o outro automóvel sofra uma desaceleração repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisas, um alarme soa pelos alto-falantes do carro.

O alerta de ponto cego auxilia o motorista em mudanças de faixa. Uma luz acende no retrovisor externo atentando da presença ou da aproximação de um outro veículo em tráfego lateral.

O sistema de estacionamento semiautomático ajuda o motorista a estacionar em vagas paralelas e perpendiculares. Radares e sensores espalhados pela carroceria identificam os obstáculos em volta e o volante esterça sozinho. Ao condutor, basta seguir as instruções no computador de bordo de quando acelerar e frear o veículo, por exemplo.

Já o sistema de iluminação inova com os faróis altos inteligentes, sistema que altera o facho de acordo com o tráfego para não ofuscar, por exemplo, a visão do motorista do veículo que vem em sentido contrário.

Outra inovação é compartimento no console central com tecnologia capaz de carregar o smartphone via indução eletromagnética. Basta colocar o telefone compatível com essa tecnologia neste espaço para que sua bateria seja recarregada sem a necessidade de fios.

O modelo conta também com uma linha de acessórios desenvolvidos especificamente para ele. Para quem busca um sistema de som ainda mais refinado, encontrará na rede de concessionárias o sistema da JBL.

Referência em dinâmica veicular

O Novo Cruze Sport6 adota uma arquitetura inédita, que deixou a carroceria 6% mais rígida em torção e cerca de 20% leve, com evoluções em segurança estrutural e dinâmica veicular em relação ao antecessor.

Para isso, o hatch da Chevrolet ampliou a adoção de materiais mais nobres, como ligas de aço mais resistentes. Ao todo, a versão 2017 está 114 quilos mais leve.

De acordo com o engenheiro-chefe global do projeto, Marcus Lott, a leveza do chassi explica o excelente comportamento dinâmico do modelo, projetado para ser prazeroso de dirigir e muito tecnológico.

Além do baixo peso, a plataforma do hatch da Chevrolet foi criteriosamente acertada para atender ao gosto do consumidor brasileiro e às condições das vias locais, oferecendo uma excelente dirigibilidade sem comprometer o conforto a bordo.

A maior distância entre-eixos e novo posicionamento do eixo traseiro, agora 10% mais rígido que o eixo traseiro da versão sedã, contribuíram para um melhor balanço entre conforto e esportividade.

E foi buscando trazer uma dirigibilidade esportiva que o Cruze Sport6 ainda traz um ajuste específico da suspensão, que combinado com uma calibração exclusiva da direção elétrica, trouxeram melhor desempenho e estabilidade em curvas, além de uma resposta mais rápida e precisa em altas velocidades.

Foco em eficiência energética

O Cruze Sport6 2017 estreia com o novo motor Ecotec 1.4 Turbo Flex de elevada potência. Desenvolve até 153 cavalos e 24,5 kgfm de torque.

Com baixa emissão de poluentes e nota “A” no selo de eficiência energética do Inmetro, o Novo Cruze Sport6 percorre, de acordo com dados do instituto, com gasolina, 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada; com etanol, 7,6 km/l e 9,3 km/l, respectivamente. Na média, é cerca de 30% mais econômico que o modelo de geração anterior.

Várias tecnologias contribuem para esses números. No motor, o turbocompressor, a injeção direta de combustível, o cabeçote com coletor de escape integrado, além de bloco e cárter também de alumínio, o comando variável de válvulas e o sistema Stop/Start.

Já a plataforma contribui com menor massa, melhor aerodinâmica e tecnologias para redução do arrasto.

Essa modernidade se reflete ainda em agilidade no trânsito, tanto em arrancadas como em manobras de ultrapassagem, pois o motor turbo disponibiliza 90% do seu torque numa faixa plana entre 1.500 rpm e 5.000 rpm. Já a potência máxima ocorre entre 5.600 rpm e 6.000 rpm.

A transmissão automática de seis velocidades é de terceira geração, a mesma utilizada no Cruze norte-americano. Ela caracteriza-se pela suavidade e agilidade das trocas de marcha e é capaz de se adaptar ao modo de condução do condutor. Possui paralelamente sistema Active Select, que permite a troca manual por meio da alavanca do câmbio.

Cruze Sport6 estreia o Diagnóstico Avançado OnStar

Assim como a linha de produtos da Chevrolet, o OnStar está em constante evolução. O Novo Cruze Sport6 estreia o Diagnóstico Avançado, que informa por meio do aplicativo OnStar para smartphone ou do portal web se há alguma anormalidade com os principais sistemas do veículo.

Essa função chega para complementar outros serviços já oferecidos pelo OnStar, como os de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e navegação. A tecnologia é exclusiva da marca Chevrolet no Brasil.

Com o Diagnóstico Avançado OnStar, além de informações essenciais referentes ao veículo, como pressão instantânea de pneus e informações de quilometragem total percorrida, o usuário pode consultar a situação dos seguintes sistemas:

- Motor e transmissão
- Airbag
- Controles de tração
- Freios ABS
- Emissões
- OnStar

O Diagnóstico Avançado OnStar realiza um check-up básico do veículo com um simples toque de botão. Quando o sistema aponta qualquer anomalia, ele automaticamente envia para o smartphone do usuário um alerta informando sobre o sistema que está com problemas. O cliente poderá entrar em contato com o Centro de Atendimento OnStar para mais informações ou agendar os serviços na Concessionária diretamente pelo App ou pelo portal web.

“Em casos extremos, o usuário pode ser convidado a levar imediatamente o veículo à oficina para evitar consequências de proporções mais graves e onerosas. O Diagnóstico Avançado OnStar proporciona segurança, comodidade e tranquilidade para ao cliente Chevrolet”, explica André Nishimura, gerente de operações do OnStar.

Exclusividade da marca Chevrolet no país, o OnStar é um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, diagnóstico, concierge e conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.

Já incorpora o alerta de valet. Ao ativá-lo, o usuário recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie de um raio de 500 metros com o carro. Em caso de empréstimo do veículo a um terceiro, é possível monitorar o deslocamento do automóvel e saber se ele ultrapassou o limite de velocidade predeterminado. Tudo através do aplicativo para smartphones.

O alerta de rodízio do OnStar também foi aperfeiçoado recentemente. Agora o motorista é avisado quando seu veículo se aproxima da zona de restrição no horário de rodízio ou quando dá a partida no veículo em local e horário restrito à circulação.

Outra comodidade é que, pressionando o botão da esquerda do OnStar, o usuário consegue acionar, por comando de voz, serviços como os alertas de velocidade, movimento e o de valet, chamar o serviço de assistência mecânica ou ainda iniciar a navegação de algum destino cadastrado no aplicativo.

Pressionando o botão azul do OnStar, o motorista é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet e reservas de restaurantes, hotéis, salão de beleza, consultas médicas, entre outros.

Pode-se igualmente acionar o botão vermelho de emergência para solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica em casos de necessidade.

A comunicação entre os ocupantes e o atendente do Centro de Atendimento ocorre por meio de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos autofalantes e microfones do sistema “hands-free” do carro. Portanto, o cliente não precisa utilizar seu celular para falar com a central.

O OnStar também avisa quando o automóvel está sendo furtado ou envolveu-se em um acidente que resultou na deflagração dos airbags.

Isso acontece porque os sensores espalhados pela carroceria são capazes de detectar situações de anormalidade e alertam o Centro de Atendimento. Profissionais capacitados então fazem a análise da situação e solicitam, se necessário, o auxílio das autoridades competentes ou mesmo contatar serviços públicos de emergência em casos de acidentes ou necessidade médica.

O OnStar também permite que o usuário comande funções do veículo por meio de um aplicativo para smartphone, como o travamento das portas.

Pelo app ainda é possível programar para receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual é a sua localização atual e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros.

O aplicativo é compatível com os sistemas Android e IOS e pode ser baixado na Play Store e na Apple Store.

No Novo Cruze Sport6, a Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar plano Exclusive – com todas as funções disponíveis, sendo que o cliente poderá desfrutar dos serviços por um período de experiência determinado. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.

O Novo Cruze Sport6 será o primeiro modelo a oferecer o serviço de Diagnóstico Avançado, que se estenderá também a outros veículos da linha 2017 da Chevrolet equipados com OnStar.

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