Franca Shopping registra economia no consumo de energia e água em 2016
Implementação de medidas para otimização na utilização de recursos proporcionou redução de 23% no uso energético e 8% no consumo hídrico
No ano de 2016, o Franca Shopping registrou economia de 23% no consumo de energia, que equivale à 145.769 kWh e 8% na utilização de água, que equivale à economia de 859 m³, a partir da implementação de medidas de gestão sustentável. As ações, consequentemente, impactaram os resultados financeiros com redução de 25% e 15% nas despesas com energia e água, respectivamente. Os índices são reflexos de estudos para otimizar a utilização dos recursos. “Os desafios para a implementação do projeto foram superados com criatividade, bom senso e pensamento fora da caixa”, destaca o superintendente do Franca Shopping, Mauricio Morelato.
Para reduzir o consumo de energia, os gestores realizaram mapeamento energético do centro de compras e, também, monitoramento diário do consumo, a fim de identificar os pontos críticos. A partir dos resultados, o empreendimento investiu em novas luminárias e lâmpadas LED na Praça de Alimentação e nos corredores técnicos, por serem opções muito mais econômicas.
Já as medidas tomadas para diminuir o uso de água consistiram em monitoramento do consumo hídrico diário, com o objetivo de identificar eventuais vazamentos, manutenção e rondas periódicas nos banheiros, troca de hidrômetros com mais de cinco anos de uso e otimização da rega dos jardins.
Superintendente do Franca Shopping - Mauricio Morelato Divulgação |
As próximas etapas consistem em buscar autossuficiência energética nas áreas comuns, continuar os monitoramentos energético e hídrico, coleta de dados e análise de resultados.
“A gestão dos recursos energéticos e hídricos de forma sustentável é um desafio diário. Portanto, estamos engajados em desenvolver projetos e ações que gerem cada vez menos impacto no meio ambiente. Nosso objetivo é sempre atingir a melhoria contínua e buscar novas tecnologias”, completa Morelato.
Sobre o Franca Shopping
Inaugurado em outubro de 1993, o Franca Shopping é um empreendimento da Sonae Sierra Brasil, empresa especialista em shopping centers e uma das principais proprietárias, desenvolvedoras e administradoras do Brasil. A empresa detém 9 empreendimentos em operação e administra mais um shopping de terceiros, totalizando 474,7 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) e 2.187 lojas.
O Franca Shopping possui atualmente 94 operações, entre elas oito lojas âncoras (Magazine Luiza, Centauro, Casas Bahia, Lojas Americanas, C&A, Renner, Riachuelo e Marisa), completa Praça de Alimentação, dois restaurantes e modernas salas de cinema, com imagem e som digital, sendo duas delas com exibição de filmes em 3D.
Em 2008, o Franca Shopping recebeu a certificação ISO 14001, pela sua gestão ambiental. E em 2010, a certificação OHSAS 18001:2007 (Occupational Health and Safety Assessment Series). Este certificado, atribuído pela Lloyd's Register Quality Assurance, reconhece o sistema de Segurança & Saúde do shopping e, ainda, as boas práticas disseminadas no local. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 22h (lojas, das 14h às 20h). Endereço: Avenida Rio Negro, 1.100 – Jd. Roselândia – Franca, SP.
www.francashopping.com.br
SAC 0800 880 7200
Nenhum comentário