Últimas

RGE investiu R$ 4,6 milhões em projetos de reflorestamento nos últimos 15 anos

Concessionária distribuiu 1,32 milhão de mudas de árvores desde 2002 a municípios do Rio Grande do Sul

Caxias do Sul, 17 de janeiro de 2017 – Os projetos ambientais da Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia, completam 15 anos neste ano e se consolidam como uma das principais ações empresariais voltadas à recuperação do meio ambiente gaúcho. Desde o início das campanhas de Repovoamento da Araucária e Plante Árvores Nobres, em 2002, a concessionária investiu R$ 4,6 milhões na distribuição e no plantio de 1,32 milhão de mudas de árvores nobres e nativas da flora gaúcha nos 255 municípios onde a concessionária está presente. Com o plantio realizados ao longo das campanhas foram neutralizadas 47.770,80 toneladas de CO2.

Os projetos da RGE nasceram da preocupação ambiental com as comunidades onde ela está inserida, o que é um dos princípios das empresas do Grupo CPFL. Devido a obras de expansão e melhoria do sistema elétrico, como construções de subestações e linhas de transmissão, existem demandas de supressão de vegetação nativa e a respectiva necessidade de reposição florestal, conforme prevê a legislação vigente. Entretanto, a RGE sempre foi além dos números exigidos pela lei justamente por entender que a proteção e a conservação do meio ambiente devem ser pilares de suas ações estratégicas.

Hoje, as campanhas da RGE representam uma importante ferramenta para o repovoamento florestal do Estado com árvores nativas e com espécies ameaçadas de extinção, como a Araucária (Araucaria angustifolia) e a Grápia (Apuleia leiocarpa).

De acordo com o consultor ambiental da RGE, Fabrício Hoeltz Steffens, a Campanha de Repovoamento da Araucária é a maior do gênero no Rio Grande do Sul, e a cada ano contempla novos municípios da área de concessão que tenham interesse no plantio das mudas. “Desde o começo da campanha, já foram entregues 852 mil mudas a prefeituras e consumidores. A espécie é fundamental para uma significativa porção dos ecossistemas gaúchos e, através da campanha, devolvemos à natureza uma herança genética da nossa flora regional”, explica Steffens.

A segunda maior campanha da RGE é a Campanha Plante Árvores Nobres, que neste ano chegará à 14ª edição. Na ação, que repôs ao meio ambiente 462 mil árvores, a distribuidora faz o repasse de mudas de espécies raras e nobres que, além de recompor a paisagem em seus habitats de origem, ainda oferecem a possibilidade de benefícios econômicos para agricultores como a venda da madeira nativa no futuro.

“Se os plantios forem registrados junto às Agências do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA/RS), futuramente as árvores podem ser abatidas e a madeira comercializada, fomentando uma silvicultura sustentável com espécies nativas”, detalha Steffens.

Ao lado das Campanhas de Repovoamento da Araucária e a Plante Árvores Nobres, a RGE também desenvolve parcerias com as prefeituras municipais em outros dois projetos: Arborização Urbana e Arborização mais Segura. Nos dois projetos, a concessionária efetua o plantio de árvores de espécies nativas que auxiliam no embelezamento das cidades e que sejam adequadas a convivência com a rede de distribuição de energia, por serem de portes adequados e demandando menor intensidade da prática de podas. “Vamos para o 15º ano de ações com números expressivos e reconhecimento de nossos projetos, como a distinção recebida no Prêmio Expressão de Ecologia no ano passado”, comemora o consultor ambiental.

Ações do Meio Ambiente


Projeto Arborização mais Segura

O projeto consiste em uma parceria entre a RGE e as prefeituras municipais para a revitalização da área urbana com a supressão de árvores que ofereçam risco à população e à rede elétrica. A RGE faz a análise das espécies, auxilia na retirada e faz o plantio de árvores que demandem menos podas e convivam melhor com a rede. Serafina Corrêa e Antônio Prado já aderiram à ação.

Projeto de Arborização Urbana na RGE

O projeto de Arborização Urbana da RGE vai para em seu 12º ano e já fez o plantio de mais de 7 mil mudas em 92 municípios do Rio Grande do Sul. A RGE fez plantio de 46 espécies nativas do Estado para auxiliar as comunidades onde a empresa está presente para a melhoraria do clima, na qualidade do ar e no paisagismo.

Campanha de Repovoamento da Araucária

A RGE faz a doação de mudas de araucárias para clientes e para prefeituras de sua área de concessão, em parceria com órgãos ambientais, para repovoar o Estado com a árvore que está na lista das espécies ameaçadas de extinção. A campanha acontece desde 2002.

Campanha Plante Árvores Nobres

Na Campanha Plante Árvores Nobres são doadas à comunidade mudas de árvores nativas com o objetivo de valorizar espécies arbóreas raras e nobres e fomentar a geração de renda dos produtores rurais por meio do aproveitamento comercial futuro da madeira nativa.

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 255 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado.

A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado.

A RGE se orienta pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 14,3% de participação, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o terceiro maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011, criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.192 MW no final do terceiro trimestre de 2016. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Nenhum comentário