CPFL Paulista moderniza sistema de iluminação de unidade do SESI Campinas
Empresa substituiu 2.834 lâmpadas fluorescentes por modelos LED, gerando uma economia de R$ 30,6 mil por ano na conta de luz
Estima-se, que com o novo sistema de iluminação, o prédio do Sesi tenha uma economia de energia de 125,59 MWh/ano, suficiente para abastecer 52 famílias com um consumo mensal de 200 kWh por um ano, e colabore com 34,13 kW de demanda retirada no horário de ponta, o que traz mais estabilidade ao sistema e reduz a geração térmica, fonte mais cara e poluente. A expectativa é que o projeto reduza em 15% a conta de luz do Sesi Amoreiras, o que significa uma economia de aproximadamente R$ 30,6 mil por ano.
“Este tipo de obra no sistema de iluminação possibilita ao cliente redução nos gastos com a conta de energia, bem como na reposição de lâmpadas queimadas, pois o modelo LED possui uma vida útil cinco vezes maior que a tecnologia atual”, aponta o gerente de Eficiência Energética, Luiz Carlos Lopes Júnior.
Mas não é só na fatura de energia elétrica que é possível perceber os ganhos. O projeto também contribui para a sustentabilidade e o meio ambiente, ao evitar a emissão de 156 toneladas no CO2. Isso representa o plantio de 941 novas árvores.
“A iluminação convencional contribui para aumentar a temperatura de um ambiente. Além de mais econômicos, modelos LED são mais indicados também porque não esquentam o ambiente”, acrescenta Lopes Júnior.
Sobre o Programa de Eficiência Energética
O Programa de Eficiência Energética das distribuidoras da CPFL Energia é desenvolvido pelo Grupo desde 1998 e tem por objetivos a preservar os recursos naturais e promover educação para o uso racional de energia elétrica, evitando, assim, o desperdício. Os recursos do programa provêm do valor arrecadado nas contas de luz. Essa verba volta para a sociedade por meio de projetos que buscam tornar mais consciente a relação das pessoas com a energia elétrica, fazendo com que esta seja utilizada com responsabilidade.
Sobre a CPFL Energia
A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 14,3% de participação, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.
Na geração, é o terceiro maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011, criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.192 MW no final do terceiro trimestre de 2016. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros.
A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.
Nenhum comentário