Empresas brasileiras aproveitam a onda do Valentine’s Day para lucrar
Comemorada nesta terça-feira (14), a data tradicional nos Estados Unidos mexe com a criatividade dos empresários brasileiros
CURITIBA, 14/02/2017 – Nesta terça-feira, dia 14 de fevereiro, vários países do mundo comemoram o Dia de São Valentin ou Valentine’s Day. A data, muito popular principalmente nos Estados Unidos, celebra o amor e a troca de presentes entre casais, amigos e familiares. Embora no Brasil o Dia dos Namorados seja festejado em 12 de junho, muitos brasileiros têm aderido ao Velentine’s Day, e aproveitado o dia para trocar mimos com a pessoa amada.
Pensando nisso, nos últimos anos, diversos estabelecimentos brasileiros passaram a dar mais atenção à data. “Durante muito tempo o Brasil ignorou o Valentine’s Day, até mesmo pelo costume de que fevereiro é o mês do carnaval. Mas de uns tempos para cá nós percebemos que havia demanda para a data e passamos a desenvolver ações especiais”, comenta Bruno José Esperança, diretor geral da Esalflores, maior floricultura e Garden Center do sul do país, com matriz em Curitiba (PR).
Para este ano, a floricultura reforçou o estoque de rosas e preparou kits de arranjos acompanhados de balões, chocolates, vinhos ou pelúcias, além de decorar toda a loja com a temática. De acordo com Esperança, o Valentine’s Day traz um aumento de 30% nas vendas em comparação aos dias normais. “Como o Valentine’s Day ainda não é completamente popularizado no Brasil, a decoração chama atenção, e quem não conhecia a data acaba decidindo presentear alguém especial”, detalha.
Uma outra curiosidade do Valentine’s Day na Esalflores fica por conta da origem dos pedidos. Segundo registros das empresas, uma boa parcela das compras e pedidos de entrega são de fora do Brasil. “Percebemos que muitos estrangeiros ou brasileiros que moram no exterior aproveitam o dia para surpreender a pessoa amada”, explica Bruno José Esperança.
Celebração especial
Os empreendimentos gastronômicos, acostumados a lucrar no Dia dos Namorados, também têm investido no Valentine’s Day. Em Curitiba, o Ernesto Ristorante, um dos principais endereços da culinária italiana no país, abraçou a estratégia para atrair mais clientes. Os casais que optarem em comemorar o Valentine’s Day no estabelecimento poderão saborear um menu especialmente desenvolvido para a data.
“O Brasil está passando por um período conturbado, e nós temos que aproveitar essas datas especiais para darmos uma agitada no mercado, oferecendo ações exclusivas para os casais. Essa é a primeira vez que participamos do Valentine’s Day, e o resultado tem sido muito interessante, com muitas reservas”, comemora Dudu Sperandio, chef e proprietário do Ernesto Ristorante.
Nenhum comentário