Últimas

Está na hora de revisar a instalação elétrica?

Aumento no número de equipamentos instalados nos imóveis e idade dos condutores elétricos fazem necessária uma revisão a cada dez anos, em média. Tramontina – fabricante de materiais elétricos – reuniu cinco indícios de está na hora de chamar um eletricista


Quando se fala em manutenção de um imóvel o que vem à cabeça são uma nova pintura, reparos no telhado ou a troca de um piso. Quase ninguém se lembra das instalações elétricas. Como ficam embutidas nas paredes ou forros das casas e comércios, acabam passando despercebidas. Mas a fiação envelhece, a camada isolante resseca e perde a propriedade isolante, o que pode provocar fuga de energia, com risco de curto-circuito e até incêndio.

Além do desgaste natural pelo uso, sempre é bom lembrar que nos últimos 20 anos os equipamentos domésticos se multiplicaram, mas poucas pessoas tiveram o cuidado de modernizar, da mesma forma, a infraestrutura das residências para suportá-los.

Por isso, tão importante quanto fazer o planejamento do projeto elétrico, é revisar as instalações elétricas a cada dez anos, em média. A Tramontina, fabricante de materiais elétricos, reuniu abaixo cinco indícios de que sua instalação elétrica está precisando de manutenção:

1 – A tomada esquenta quando o eletrodoméstico está em funcionamento?
Isso é sintoma de sobrecarga na rede. O problema, em geral, está nos condutores elétricos, antigos ou muito finos para o equipamento em questão.

2 – O eletrodoméstico está dando choque?
É uma indicação de fuga de energia. Faça um teste retirando todos os aparelhos das tomadas e aguarde 15 minutos. Caso o relógio de medição continue girando é melhor chamar um eletricista para encontrar a origem e resolver a fuga de energia.

3 – Suas tomadas têm três pinos?
Embora dê um pouco de trabalho, vale a pena trocar as tomadas pelo modelo de três pinos. Seu nome correto é 2P+T, ou seja, dois pinos mais o terra, que correspondem aos condutores fase, neutro e terra. O terra liga o aparelho ao aterramento do imóvel e sua função principal é evitar choques e descargas elétricas nos equipamentos. Em casos de energia acumulada, o pino terra, desde que devidamente conectado, direciona a energia para a terra, antes de atingir a pessoa, por isso tornou-se obrigatório em instalações elétricas desde 2009.

4 – Seu imóvel possui aterramento?
O aterramento é feito por um cabo ou fio verde/amarelo que percorre todas as tomadas da residência ou comércio e é ligado ao chão por meio de uma haste metálica – geralmente cobre, que é altamente condutor. Aproveite a presença do eletricista para revisar o sistema de aterramento do imóvel.

5 – O plugue não cabe na tomada?
Os plugues são fabricados em dois diâmetros: 4mm para corrente nominal de 10 ampères e 4,8mm para os que possuem 20 ampères, o que impede que aparelhos de maior potência sejam ligados em tomadas não compatíveis. Portanto, não insista se o plugue não estiver entrando na tomada.

Perfil Tramontina – unidade materiais elétricos
Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a fábrica de materiais elétricos da Tramontina oferece o melhor em segurança, design e soluções técnicas para instalações residenciais, comerciais e industriais. Nos últimos anos, a empresa vem aplicando sua expertise de 40 anos na ampliação de seu portfólio e investindo no lançamento de linhas de produtos em novos segmentos, como disjuntores e quadros de distribuição, além de uma divisão dedicada o setor de atmosferas explosivas.
Seu moderno parque fabril ocupa uma área construída de 40 mil m2, conta com 13 células de injeção de alumínio e 18 de injeção de plástico, e possui capacidade instalada para processar 4.800 toneladas/ano de alumínio e outras 3.000 toneladas/ano de plástico, estando apta a fabricar mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas. A estrutura do Grupo Tramontina, do qual faz parte, garante que seus produtos cheguem a todo o Brasil através de seus cinco Centros de Distribuição, localizados nas cidades de Carlos Barbosa, São Paulo, Salvador, Belém e Goiânia, e de cinco escritórios regionais de vendas, em Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.

Tramontina Eletrik
Tel.: (54) 3461.8200
eletrik@tramontina.net
www.tramontina.com.br

Nenhum comentário