Últimas

Instituto NET Claro Embratel classifica projetos para etapa final da 5º edição do Campus Mobile

São Paulo, fevereiro de 2017 – O Instituto NET Claro Embratel selecionou os semifinalistas da 5º edição do Campus Mobile. A cerimônia de classificação, que aconteceu na Universidade de São Paulo (USP), nomeou os nove projetos que seguem para a etapa final do programa.

A iniciativa, que tem o objetivo de identificar, estimular e contribuir para a formação de jovens talentos universitários para atuação em desenvolvimento de conteúdos e novos serviços de telefonia móvel, é realizado em parceria com o LSI-TEC - Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico -, com apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Os projetos que ainda concorrem pela categoria Educação são: Ducante, plataforma que estimula a educação por meio da tecnologia, dos alunos Lucas Moreira Santos, Gustavo Henrique Faustino Silva e Leonardo de Carvalho Freitas Padilha Aguilar (USP); EducAUTI, aplicativo que incentiva o desenvolvimento de crianças com autismo, das estudantes Luana Carla de Andrade, Luiza Morais de Medeiros e Derycly Douglas Eufrásio Galdino (UFERSA); e Abie, app que organiza materiais acadêmicos, dos universitários Rafael Guimarães de Sousa e Tainá Viriato Mendes (PUC-MG).

Em Facilidades, os selecionados são: Trescolar, plataforma de contratação e manutenção de transportes escolares, dos alunos Carlos Douglas Borges Barbosa, Lucas Magalhães Almeida Santos e Danilo Rocha de Almeida (UFBA); Campainha Inteligente, sistema integrado para facilitar o cotidiano dos deficientes auditivos, dos estudantes Mateus Carpanez Correa e Thiago Alves Scher (UFJF); e Mapa da Leitura, aplicativo com um mapa de bibliotecas comunitárias, dos universitários Tairon Neitzel Coelho, Guilherme Donada (Universidade Luterana do Brasil) e Yasmin Wink Finger (UFRGS).

Já em Jogos, as equipes são: Screenplay, jogo que promove conceitos de programação para crianças, dos alunos Barbara Kudiess, Nicolas Pereira do Nascimento (PUC-RS) e Gabriel Viegas Maciel de Freitas (Faculdade de Desenvolvimento do RS); League of Kites, game eletrônico sobre batalha de pipas, dos estudantes Mateus Pacheco Roza da Cunha e Leandro Morgado Pinto Corrêa (PUC-RIO); e Mutuca Mobile, jogo que narra a luta contra a propagação do mosquito do gênero Aedes, do universitário Leonardo Frazão Xavier (IFMA).

Os semifinalistas receberam um aporte de verba para dar continuidade ao projeto. No dia 31 de março, os alunos apresentarão os protótipos e será selecionada a equipe vencedora que concluirá o programa com uma viagem de imersão para o Vale do Silício, em São Francisco (CA), nos Estados Unidos.

Além disso, as equipes Mathlingo e BlueTDAH (Educação), CooKing (Facilidades) e Nuts About Winter e Phacil (Jogos) foram reconhecidas com menções honrosas pelas suas iniciativas.

“Entramos na última e mais aguardada fase desse projeto tão valioso. Saber que estamos contribuindo com a vida profissional e pessoal desses alunos é motivo de muito orgulho para todos nós”, comenta Daniely Gomeiro, vice-presidente de projetos do Instituto NET Claro Embratel.

Sobre a América Móvil

A América Móvil é uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo. Está presente em 25 países e conecta mais de 892 milhões de pessoas. No Brasil, é líder em convergência com as marcas NET, Claro e Embratel, somando mais de 95 milhões de serviços fixos e móveis, que compõem soluções para os mercados residencial, pessoal e empresarial.

Na área de Responsabilidade Social, a empresa investe em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto NET Claro Embratel para atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, NET Educação, Naves do Conhecimento, entre outros. O Instituto NET Claro Embratel é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Conheça outras realizações no Relatório Social de 2015 do Instituto: https://www.institutoclaro.org.br/instituto-embratel-claro/.

Nenhum comentário