Brasil ganha primeiro Centro de Inovação da MarkerBot
Março, 2017. A noite de quarta-feira, 22, foi palco da entrega do primeiro Innovation Center da MakerBot Industries, líder mundial no segmento de impressoras 3D desktop. O novo laboratório do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE no campus Santa Terezinha, passa a oferecer aos alunos um acesso mais amplo à impressão 3D para estimular a inovação, desenvolvimento e integração da manufatura aditiva (impressão tridimensional). Os equipamentos serão utilizados por acadêmicos de diferentes cursos para o desenvolvimento de projetos e pesquisas, além de permitir soluções para empresas e para a comunidade.
O espaço de 50m² anexo ao Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação (CTIF) da UNIFEBE possui um layout diferenciado com foco ao estímulo da criatividade e inovação e conta com oito impressoras 3D, um scanner tridimensional e computadores com softwares dedicados à engenharia. “O apoio das empresas MakerBot e Wishbox Technologies, representante da marca no Brasil, foi fundamental para a realização desse sonho. Através deles teremos suporte técnico e consultoria aqui perto em Balneário Camboriú”, conclui o coordenador.
“A UNIFEBE sai à frente de muitas universidades brasileiras com a instalação de um Centro de Inovação totalmente voltado ao uso de impressoras 3D pelos alunos. É uma excelente oportunidade de aproximar o que muitos centros de pesquisas possuem do dia-a-dia dos acadêmicos e fomentar o desenvolvimento de projetos e soluções inovadoras ao mercado”, comenta o diretor de marketing da Wishbox Technologies - pioneira da distribuição de impressoras 3D desktop no Brasil - Tiago Marin.
Os alunos já podem ter acesso à impressão tridimensional no primeiro Centro de Inovação da MarkerBot no Brasil. Créditos: Divulgação |
A ocasião, o gerente de negócios da MakerBot na América Latina Felipe Rosaris destacou: “Viajo constantemente e posso afirmar que ainda não vi em toda a América Latina um laboratório como este. Sintam-se orgulhosos em ter um centro de inovação desse porte para estudar e ter o desenvolvimento profissional. Quero fazer deste local uma potência tecnológica e contribuir para o intercâmbio de alunos da América Latina, Europa e Estados Unidos. Dessa forma, os acadêmicos poderão trocar conhecimento e saber as melhores práticas para o desenvolvimento de seus projetos”.
Desenvolvimento de projetos
O primeiro projeto já foi lançado aos alunos. Através das impressoras 3D, acadêmicos dos cursos de engenharia mecânica foram desafiados a desenvolverem um dispositivo relacionado à área que será divulgado apenas no dia 3 de abril. Assim que for apresentado o desafio, os alunos terão uma semana para apresentar o protótipo. “Através das impressoras 3D, conseguimos desenvolver trabalhos mais complexos no curso, como é o caso deste projeto chamado “HandsOn”. Alunos de diferentes períodos serão divididos em equipes e terão que desenvolver o conceito do dispositivo, além do protótipo 3D, o desenho técnico, o memorial descritivo e apresentar os resultados ao final da semana. Dessa forma, desenvolvemos competências técnicas, além do senso de urgência e trabalho em equipe. Além disso, este trabalho servirá como case de estudo para a MakerBot”, comenta o coordenador do curso de Engenharia Mecânica.
Investimento
O investimento para a construção do laboratório foi de R$ 110 mil, realizado através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC) de apoio a grupos de pesquisa das Instituições do Sistema ACAFE.
Sobre a Wishbox Technologies acesse: http://wishbox.net.br/
Nenhum comentário