Carnaval de rua, sucesso entre paulistano, agora é atração para turista
Blocos em São Paulo já atraem o triplo de visitantes e movimenta a economia
Foto/André Stefano |
Em levantamento realizado pelo Observatório do Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo da São Paulo Turismo (SPTuris) nos dias 24 e 25, durante os desfiles, o crescimento da festa, tanto no sambódromo quanto nas ruas, superou as expectativas: no primeiro, foi registrado um aumento no número de turistas em 167%; e, nas ruas, a marca de 203% a mais de visitantes (a pesquisa com o carnaval de rua segue até o dia 5 de março). "São Paulo, até pouco tempo, era uma exportadora de visitantes durante o período de carnaval. Vemos, nos últimos anos, dois movimentos muito interessantes: o do paulistano redescobrindo a própria cidade, deixando de viajar para aproveitar os festejos de São Paulo; e do visitante, que deseja conhecer o que a cidade tem de melhor em seus blocos, mais de 490 este ano", conta Toni Sando, Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau.
A pesquisa aponta que a receita com o turismo no Sambódromo foi de R$151 milhões, 55% a mais que em 2016. A estadia dos turistas se manteve em 3 dias, entretanto, o gasto subiu de R$617 para R$957. Destaque para 57% do público do Sambódromo que afirmou aproveitar o Carnaval na cidade em outros eventos, como o Carnaval de Rua.
O Carnaval incrementa o número de visitantes na capital no mês de fevereiro. "São Paulo é um destino de negócios e eventos, com feiras, congressos, conferências e demais encontros. O crescimento do carnaval de São Paulo é mais uma prova que a cidade é sim destino de lazer e entretenimento, além de ser mais uma alternativa para a movimentação econômica do setor de turismo, eventos e viagens", conta Toni Sando. A capital deve movimentar R$750 milhões em hospedagem, alimentação, transporte, etc, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). "Os números superam de grandes eventos de São Paulo, como Salão do Automóvel e Grande Prêmio Brasil de Formula 1, no que hoje é o segundo maior carnaval do Brasil -a caminho de se tornar o maior, com estrutura, organização e segurança", completa.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP) calcula um aumento de 5% na taxa de ocupação, se comparado com o mesmo período do ano passado. A pesquisa da SPTuris mostra também grande aprovação em relação à organização do carnaval de rua, com 77,6% dos entrevistados considerando que melhorou ou melhorou muito.
Estão confirmados blocos até o dia 5 de março e, no dia 3, acontece do desfile das campeãs do Carnaval de São Paulo. A receita estimada com o carnaval de rua será divulgada com o término da pesquisa.
Sobre o SPCVB
Com 33 anos de existência e primeiro Convention & Visitors Bureau da América do Sul, o São Paulo Convention & Visitors Bureau é uma fundação estadual de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega atualmente mais de 710 associados-mantenedores, representando todos 40 segmentos do trade turístico paulista. Seus objetivos são a ampliação do número de visitantes e o aumento de sua estadia por meio da captação e suporte a eventos, promoção e programa de capacitação.
Para isso, a entidade integra setores da sociedade em parcerias público-privadas a fim de dinamizar o volume de negócios e o mercado de consumo, contribuindo para o desenvolvimento econômico do destino, melhoria da qualidade de vida e renda de seus habitantes, e aumento do número de visitantes. Os recursos financeiros da Fundação são provenientes da mensalidade dos associados, de parcerias e da contribuição facultativa do room tax junto aos hóspedes dos hotéis associados.
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