Especialista prevê quem em 2017 consumo será consciente
Consumir produtos de pequenas empresas e viver experiências são prioridades em tempos de crise
Daniela Zanardo, CEO da Trend 247 Divulgação |
A busca por produtos mais baratos é normal, principalmente em tempos de crise, mas os consumidores passaram a procurar não apenas por consumo material, mas também por experiências.
A preocupação com o consumidor tem sido colocada em primeiro lugar, pois a nova era do varejo coloca o cliente como o centro de todo o planejamento de demanda. As vontades, sensações e realizações que os clientes gostariam de ter, será o foco das empresas.
Para Daniela Zanardo, CEO da Trend | 247, empresa focada em comportamento e tendências do consumidor, os principais traços de consumo dos clientes em 2017 serão baseados em adquirir experiências e em ter produtos cada vez mais personalizados.
“As novas dinâmicas dentro das relações sociais criaram uma curiosa realidade: as pessoas têm estado tão conectadas que a sensação de tédio irá surgir; e com isso a busca for uma fuga dessa realidade. Estaremos mais abertos a testar um novo esporte, viajar para um destino improvável, ter contato com uma nova cultura, se propor a se desconectar e mergulhar em algo real”, avalia Daniela.
Zanardo também analisa que o “boom” do fast-fashion e os grandes centros comerciais serão substituídos por pequenas marcas, que oferecem menos produtos, mas são itens direcionados para que sejam pessoais. “Cada vez mais o planejamento de produto será extremamente personalizado. Impulsionados principalmente pelo aumento das lojas colaborativas e e-shops que abrem espaço para pequenas marcas e serviços menores”, explica.
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