Festa da Francofonia em São Paulo ganha 8ª edição com nomes do pop, hip-hop e mostra de cinema sobre a migração
A programação, que vai de 14 de março a 8 de abril, terá show da cantora Zaz, do rapper Webster e sessão de cinema ao ar livre
Neste ano, a discussão gira em torno do tema migração, com a Mostra de Cinema Francofonia e Migrações, no Sesc Vila Mariana, de 24 de março a 08 de abril. Os longas Cor da Pele: Mel (Bélgica), A Escola de Babel, O Porto (França), Do Outro Lado do Mar e Não Assistência (Suíça), Montréal, A Cidade Branca e O Lobo (Québec, Canadá), Barcelona ou a Morte (Senegal) compõem a lista de filmes a serem exibidos a preços populares.
O filme Samba, com Omar Sy e Charlotte Gainsbourg, ganha duas exibições gratuitas, sendo a primeira no Teatro Aliança Francesa, no dia 21 de março, às 20h. No dia 22 de março, às 20h, a Cinemateca Brasileira recebe a segunda sessão ao ar livre, e o evento será antecedido pela presença de Delphine Coulin, autora do romance que originou o longa.
Do pop ao hip-hop
A música francesa terá grandes representantes, começando pelo ídolo Charles Aznavour, que volta ao Brasil aos 92 anos para interpretar clássicos como La Bohème no Espaço das Américas, no dia 16 de março. No dia 2 de abril, o mesmo local recebe a cantora pop Zaz, que volta a São Paulo com o espetáculo Mise en Scène.
Inédito no Brasil, o rapper Webster (Québec, Canadá) realiza sua turnê pelas cidades de São José dos Campos, Campinas e São Paulo nos dias 14, 15 e 18 de março, respectivamente. Ele promove ateliês de escrita, debate e finaliza com suas apresentações musicais.
O público infanto-juvenil também se diverte com o duo belga Laterna Mágica. Eles apresentam o espetáculo Face à Face nos dias 25 e 26 de março, às 15h, no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, relembrando brincadeiras, danças medievais e peças contemporâneas.
A programação completa da Festa da Francofonia 2017 está disponível no site: www.aliancafrancesa.com.br/francofoniasp
Sete anos de festa
Festejar a data é, sobretudo, mostrar que a francofonia é pluralista e moderna, compartilhando os valores francófonos. Atualmente 274 milhões de pessoas espalhadas pelos cinco continentes falam francês, segundo dados do Observatoire de la langue française.
Com a articulação entre os consulados gerais da Bélgica, Canadá, França, Suíça, Escritório do Governo do Québec em São Paulo, Aliança Francesa de São Paulo, Bureau Export, SESC SP, Livraria Francesa e Livraria Cultura, a Festa da Francofonia em São Paulo teve sua primeira edição em 2010 e já contou com nomes como Stromae, Yann Perreau, Athésia, Ariane Moffat, Arleen Thibaut, David Giguère, entre outros, valorizando uma nova geração de artistas.
Serviço:
Festa da Francofonia em São Paulo: Francofonia e Migrações
De 14 de março a 08 de abril
Programação completa no site: www.aliancafrancesa.com.br/francofoniasp
Espaços com programação:
Cinemateca Brasileira | www.cinemateca.gov.br
Espaço das Américas | www.espacodasamericas.com.br
Estação Cultura campinas | www.campinas.com.br/cultura
Fundhas São José dos Campos | http://www.fundhas.org.br/
Livraria Cultura Conjunto Nacional | www.livrariacultura.com.br
Sesc Vila Mariana | www.sescsp.org.br
Teatro Aliança Francesa | www.teatroaliancafrancesa.com.br
Teatro Eva Herz | www.teatroevaherz.com.br
Nenhum comentário