Últimas

Novo curso do Amani Institute propõe uma visão inovadora sobre trabalho com impacto social

Instituição inovadora em modelo de educação quer preparar uma nova geração de líderes, ajudando-os a descobrir seus propósitos de vida

São Paulo, 21 de março de 2017 – A insatisfação com o trabalho e os rumos da própria carreira é algo cada vez mais comum entre os brasileiros. A percepção de que uma ocupação com um propósito mais gratificante pode melhorar a vida de uma pessoa, e não apenas no segmento profissional, está fazendo com que jovens e pessoas com carreiras mais longas e estáveis questionem-se não apenas profissionalmente, mas também em relação ao seu lugar no mundo.

Mas o que pode ser feito quando uma pessoa procura um novo propósito de vida?

Quem pode ajudar a responder esta pergunta é o Amani Institute, organização de ensino criada há cinco anos no Quênia que tem como objetivo preparar uma nova geração de líderes e ajudar pessoas a descobrirem seus propósitos de vida.

No próximo dia 4 de abril a organização iniciará aulas para a primeira turma do Curso de Formação em Impacto Social, em São Paulo.

“Queremos proporcionar uma experiência profunda para que a pessoa possa levar o que aprendeu para qualquer âmbito da vida. Queremos incentivar um processo interno e fazer a pessoa entender qual é o seu propósito de vida”, diz Julia Melo, gerente-geral do Amani Institute no Brasil.

O curso terá duração de oito meses e será o primeiro do Instituto ministrado em língua portuguesa. Destinado a jovens em início de carreira, pessoas ligadas a ONGs, fundações, organizações, empreendedores sociais, além de pessoas que querem reavaliar suas carreiras e realizar uma transição, o conteúdo do curso terá professores especialistas nos módulos que ministram e tem foco em profissionais com atuação no Brasil.

Nos dois primeiros meses de curso os alunos passarão por uma sólida introdução ao conceito de impacto social. As aulas serão semanais. Após esse período e até novembro os encontros serão mensais, momento em que os alunos irão planejar e executar um projeto junto à ONG Pró-Saber, na comunidade de Paraisópolis.

O curso busca apoiar o aluno e sua trajetória, o que ele tem a oferecer e a explorar.

“Há um forte apelo prático, já que acreditamos que ninguém aprende se restringindo apenas ao conteúdo teórico”, afirma Julia.

Além disso, entre os meses de maio e julho serão disponibilizados 15 módulos aos alunos divididos em três pilares: “Eu impactando”, com quatro módulos; “Caminhos para impactar”, também com quatro; e “Ferramentas para impactar”, com sete módulos. Cada aluno precisa participar de, no mínimo, dois módulos de cada pilar.

“É um incentivo para que o aluno tome as rédeas de sua própria jornada educativa de acordo com o seu momento de vida”, explica a gerente-geral. As inscrições para o Curso de Formação em Impacto Social estão abertas. Para mais informações acesse:

http://amaniinstitute.org/pt/what-we-do/formacao-em-impacto-social/

Outras atividades
O Amani Institute, que está em seu terceiro ano no Brasil, também atua na prestação de serviços de apoio e treinamento para empresas e instituições de ensino, além de outras entidades.

Além da primeira edição do Curso de Formação em Impacto Social, a partir de julho o Amani Institute terá a quinta edição do Programa de Gestão Para Inovação Social. O curso, ministrado em inglês, é dividido entre São Paulo e Nairobi, no Quênia. As aulas online são feitas em conjunto, enquanto os momentos presenciais acontecem separadamente, nas duas cidades.

A quarta turma desse curso, com cerca de 50 alunos de todas as partes do mundo, teve início em fevereiro e as aulas presenciais começaram em março. São nove meses de um curso que está associado a um trabalho voluntário, que consiste em uma imersão de quatro meses em uma ONG. “Isso é prática profissional, o aluno tem que saber como é o dia a dia de uma organização de impacto social”, explica Julia Melo.

As aulas de quinta-feira do Programa de Gestão em Inovação Social, em inglês, são abertas ao público e as pessoas que se interessarem podem seguir fazendo o módulo de final de semana separadamente. Os professores convidados são reconhecidos internacionalmente.

No início de março o Amani Institute recebeu a mais alta premiação para a Inovação Social, dada pela Ashoka U - Cordes Innovation Award na categoria Student Pathways in Social Innovation Education. Desde 2011 o prêmio reconhece inovações educacionais de alto impacto e altamente replicáveis. Os premiados incluem modelos de ensino pioneiros, programação co-curricular, parcerias comunitárias e pesquisa.

Nenhum comentário