Últimas

OutSystems e Grupo Ser Educacional anunciam parceria de sucesso

Tiago Farias e Lázaro Pinheiro, sócios da OutSystems Brasil
Divulgação
A Outsystems, empresa global criada em 2001 e que é líder no segmento de plataformas de desenvolvimento low-code, confirma sua presença também no mercado educacional em parceria firmada com o Grupo Ser Educacional. A empresa, que oferece a OutSystems Platform, primeira solução de desenvolvimento ágil que gerencia todo o ciclo de vida de desenvolvimento e gestão de aplicativos mobile e web, passou a ser a tecnologia padrão para desenvolvimento de aplicativos da instituição, com o objetivo de aperfeiçoar processos importantes, como, por exemplo, a otimização e aumento da produtividade no desenvolvimento de novos sistemas e aplicações.

Em apresentação realizada para um petit comitê em Recife, no início de março, o Ser Educacional, um dos maiores grupos educacionais privados do Brasil e líder nas regiões Norte e Nordeste, destacou os cases de sucessos realizados pela OutSystems Brasil. Segundo o Vice-presidente de Operações e Serviços do Grupo Ser Educacional, Joaldo Diniz, o cenário para a companhia em 2012 era de baixa velocidade de entrega e dificuldade em lidar com as mudanças. Neste período o exemplo citado foi o caso do Pronatec, em que o Grupo precisava disponibilizar uma aplicação para registro de, aproximadamente, 30 mil alunos interessados nos cursos e tinha apenas 48h para resolver a questão. A aplicação da OutSystems foi desenvolvida em apenas 24h e, após dois dias, toda a infraestrutura estava funcionando.

Além deste desafio, o executivo citou a necessidade de refazer toda a aplicação de matrícula do Grupo. A partir de uma definição estratégica, a cobrança das mensalidades passou a ser realizada com base na quantidade de créditos – já que cada disciplina tem um número de créditos e não mais em um valor fixo mensal. Esta mudança possibilitou que os alunos realizassem um melhor planejamento financeiro, pois não precisavam mais abandonar o curso por completo quando se deparassem com falta de dinheiro, mas poderiam apenas cursar um número menor de créditos e permanecer estudando.

Para tal, o grande desafio que a equipe de TI tinha era de reescrever toda a aplicação de matrícula e cobrança, que envolvia integrações com o ERP (Enterprise Resource Planning, uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio) e precisava ser capaz de atender a rematrícula de 140 mil alunos. Tudo isso em apenas 30 dias. Com a plataforma OutSystems, o projeto foi lançado no prazo e foi um sucesso. “Conseguimos realizar mais de 17 mil matrículas apenas no primeiro dia”, destacou Joaldo.

Outro exemplo muito importante citado pela instituição foi uma aplicação voltada para identificação de risco de evasão de alunos. Neste aplicativo, o sistema consegue avaliar indicadores de que o aluno poderá abandonar o curso com base em diversos fatores e alertar os gestores acadêmicos para atuar na retenção do aluno, seja por dificuldade financeira ou acadêmica.

Para a OutSystems Brasil, parcerias de sucesso são a melhor maneira de comprovar a eficiência da plataforma e consolidar a empresa como fornecedora de soluções corporativas. “Estamos no Brasil e pretendemos expandir as parcerias cada vez mais, além de ser uma mudança positiva e real nos processos dos nossos clientes, como tem acontecido no Grupo Ser Educacional”, diz Lázaro Pinheiro, diretor Executivo da OutSystems Brasil.

“Além de colocar um projeto em operação após duas semanas, a Ser atingiu 90% das rematrículas já realizadas no portal, um ganho de produtividade e agilidade importante para o volume de alunos que o Ser possui”, comenta Tiago Farias, diretor de Tecnologia e Serviços da OutSystems Brasil.

“Com a implantação da OutSystems Platform o cenário de cinco anos atrás já não existe mais. Hoje temos alta velocidade na entrega, melhor GMUD (Gerência de Mudanças) e facilidade em tratar as regras de negócios”, explanou Joaldo Diniz em sua apresentação. “Estes benefícios que conquistamos, sem perder a qualidade nos resultados e com incidência quase zero de erros só nos leva a crer que a parceria firmada com a OutSystems permancerá por muito tempo. Há muitas novidades pela frente!”, finaliza o executivo.

Sobre Outsystems
Fundada em 2001, a OutSystems é uma multinacional consolidada e em franca expansão, com clientes em 43 países dos cinco continentes e com atuação em diferentes indústrias. No Brasil a empresa atua desde 2012. A companhia é a fabricante da OutSystems Platform, primeira solução de desenvolvimento ágil que gerencia todo o ciclo de vida de desenvolvimento e gestão de aplicativos mobile e web. Benchmarks demonstraram que clientes que utilizam a OutSystems Platform desenvolvem seus aplicativos de 3 a 10 vezes mais rápido do que com outras tecnologias ou ferramentas de mercado. Para mais informações, visite www.outsystems.com.br

Sobre o Grupo Ser Educacional

Fundado em 2003 e com sede no Recife, o Grupo Ser Educacional (BM&FBOVESPA SEER3, Bloomberg SEER3:BZ e Reuters SEER3.SA) é um dos maiores grupos privados de educação do Brasil e líder nas regiões Nordeste e Norte em alunos matriculados. A Companhia oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e ensino a distância e está presente em 13 estados, em uma base consolidada de mais de 145 mil alunos. A Companhia opera sob as marcas Faculdades Maurício de Nassau, UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, Faculdades Joaquim Nabuco, Escolas Técnicas Joaquim Nabuco e Maurício de Nassau, FIT – Faculdades Integradas dos Tapajós, UNG Universidade, UNAMA (Universidade da Amazônia) e Universus Veritas (UNIVERITAS), por meio das quais oferece mais de 1.060 cursos.

Nenhum comentário