Recuperações judiciais caem 25,8% em um ano, revela Serasa Experian
Queda foi registrada em fevereiro de 2017 em relação a fevereiro de 2016. Na comparação com o mês anterior, janeiro de 2017, houve aumento de 40,2% nos pedidos. As micro e pequenas empresas seguem liderando os requerimentos em 2017, com 113 pedidos entre janeiro e fevereiro
No acumulado do ano (janeiro e fevereiro/2017) foram 197 solicitações de recuperação judicial, 21,5% menor do que o apurado entre janeiro e fevereiro de 2016, quando o indicador identificou 251 pedidos. A maioria das requisições de recuperação nesse período foi realizada por micro e pequenas empresas (113), enquanto as médias empresas somaram 48 requerimentos e as grandes companhias, 36.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a queda nos pedidos de recuperações judiciais neste primeiro bimestre pode estar relacionada com a atual tendência de redução mais acelerada das taxas de juros, impactando favoravelmente os processos de renegociação voluntária das dívidas corporativas, o que acaba evitando que mais empresas tenham de recorrer à justiça para fazê-los.
Falências
Entre janeiro e fevereiro de 2017 foram requeridas 233 pedidos de falências no país, mesmo número apurado em janeiro e fevereiro de 2016. Do total de requerimentos de falência efetuados em janeiro e fevereiro de 2017, 127 foram de micro e pequenas empresas (no mesmo período de 2016 haviam sido 123 no segmento); 53 foram de médias empresas (57 entre janeiro e fevereiro de 2016) e 53 pedidos de grandes empresas (mesmo número para os meses correspondentes em 2016).
Em fevereiro de 2017, ocorreram 141 pedidos de falência requerida, aumento de 53,3% em relação a janeiro (92) e de 6,8% em relação a fevereiro de 2016 (132). As micro e pequenas empresas foram responsáveis pelo maior número de pedidos de falência em fevereiro/2017: 74. Em seguida, as médias, com 35, e grandes, com 32.
Ainda segundo o indicador, em janeiro e fevereiro/2017 foram decretados 92 pedidos de falências, número 8,2% superior ao apurado no período do ano anterior, quando ocorreram 85 solicitações. Em fevereiro de 2017 foram decretados 70 pedidos, aumento de 218,2% em relação a janeiro/2017, que apresentou 22 pedidos.
*Confira abaixo tabela completa com os números de falências e recuperações:
Legenda:
Recuperação Requerida: Quando a empresa entra com o pedido de recuperação em juízo, acompanhado da documentação prevista em lei, e que será analisado pelo juiz. Neste momento, verificará se o pedido poderá ser aceito.
Recuperação Deferida: A documentação foi analisada pelo juiz e está correta e o pedido pode prosseguir para a próxima etapa, que será a apresentação do plano de recuperação, mas isso não significa que a recuperação será concedida.
Recuperação Concedida: Uma vez que passou por todos os passos e cumpridas às exigências de lei, foi acatado o pedido, quando a empresa permanecerá em recuperação judicial até que se cumpram todas as obrigações previstas no plano.
A série histórica deste indicador está disponível em:
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/falencias_concordatas.htm
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
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