7 cuidados simples que podem evitar a queda de cabelos
Tricologista Alessandra Juliano explica como manter a saúde dos fios com hábitos práticos. As causas da perda dos fios podem ser diversas e devem ser diagnosticadas por profissionais
Antes de tudo é preciso diagnosticar com acompanhamento profissional o motivo da queda dos fios, e esta situação pode ser associada a diversos fatores. “Nos homens a causa mais comum é a alopécia androgenética, conhecida calvície masculina geneticamente determinada. Enquanto nas mulheres, a queda requer uma ampla investigação dermatológica, feita por meio de exames laboratoriais”, explica a médica.
O que fazer para evitar a queda de cabelo? Sete dicas práticas para melhorar a saúde dos fios
• Cabelos saudáveis começam com hábitos de vida saudáveis. A alimentação está diretamente ligada à vitalidade dos fios. “Cuide de seu corpo valorizando a ingestão de frutas e vegetais frescos. Alimentos ricos em ferro e vitaminas, como leguminosas e hortaliças verdes, fazem muito bem aos fios”, aconselha Alessandra. Vale lembrar: atenção com os excessos. Vitamina A em excesso pode piorar o quadro de queda de cabelo.
• Quando for realizar procedimentos estéticos no cabelo tome cuidado com o produto que vai ser aplicado e o tempo de ação dele. “Certifique-se de que não restou nenhum resíduo do produto no couro cabeludo – lave pelo menos duas vezes com shampoo após qualquer procedimento cosmético e estético no seu cabelo”, a médica ensina.
• Para finalizar os hábitos simples e diários de cuidados com os cabelos, evite exposição direta ao sol. “Assim como a pele, as madeixas também exigem proteção. Os fios queimam e ficam mais danificados após insolações”, aponta.
• Use shampoo e condicionador apropriado para o seu tipo de cabelo. Além disso, a temperatura da água deve ser preferencialmente de morna para fria.
• Evite realizar procedimentos cosméticos com muita frequência. Por exemplo, não faça uma pintura ou descoloração dos cabelos e uma progressiva no mesmo dia, dê um intervalor de ao menos duas semanas entre uma e outra. Dica da especialista: “minha sugestão é que os procedimentos sejam feitos com couro cabeludo sujo – o próprio sebo que produzimos no couro cabeludo é um protetor e atua como um filme impedindo a oxidação dos bulbos capilares”, acrescenta a dermatologista.
• Ao secar os cabelos evite tração excessiva (puxar demais os fios).
• Quando usar chapinhas ou qualquer outro mecanismo que aqueça os fios, lembre-se de aplicar um protetor capilar térmico. Chapinha ou babyliss nunca devem ser usados em cabelos úmidos. “Você pode causar danos irreversíveis à haste do cabelo, como a sua vaporização, que se chama bubble hair”, afirma.
Nenhum comentário