Arqueólogo francês ministra palestra sobre “Localização antes do GPS”
Você vai entender como os cartógrafos fizeram para se localizar antes da chegada das fotografias aéreas e imagens de satélite
Imagem: Divulgação |
“Nesta palestra, veremos como o uso de constelações, triangulação, ferramentas de agrimensura e de navegação permitiram, desde a Antiguidade, compreender melhor o espaço e nele se posicionar”, explica o historiador Yves Rolland.
O ciclo de palestras do historiador é baseado no Atlas Maior de Joan e Willen Blaeu , o primeiro atlas completo do mundo a ser editado e que faz parte da coleção de obras raras da Fundação Ema Klabin. Mapas, ilustrações e textos mostram como, em meados do século XVII, o nosso planeta era conhecido ou imaginado. A obra foi publicada em quatro línguas : francês, latim, holandês e espanhol. A Coleção de Ema Klabin possui 6 volumes da versão Francesa e estará exposta durante a programação das atividades.
Sobre o palestrante:
Yves Rolland é doutor em Arqueologia pela Université Lumière – Lyon, graduado em história pela Université Pierre Mendès France – Grenoble, participou de diversas escavações arqueológicas; educador e chefe de projeto no Museu da civilização galo-romana e no Museu de História da cidade de Lyon; docente de história e geografia no liceu francês de São Paulo.
Serviço:
Palestra: “Representações do Mundo: Localização antes do GPS - Sistema de Posicionamento Global”, por Yves Rolland
Data: Sábado, 6/05
Horário: 11h às 13h
Investimento: R$ 35,00
Vagas: 30
Informações e/ou inscrições pelo site: http://emaklabin.org.br/representacoes-mundo-localizacao-antes-gps/ ou pelo tel: (11) 3897-3232
Local: Fundação Ema Klabin - Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo
Não há estacionamento no local
Nenhum comentário