CPFL Energia participa de encontro de usuários de veículos elétricos em Jundiaí no dia 29 de abril
Evento, que exibirá veículos da BMW, BYD, Volvo e Renault, integra as atividades de lançamento da Associação Brasileira de Veículos Elétricos Inovadores (ABVEi)
Durante o evento, que terá início às 9h, os fundadores da ABVEi e parceiros da iniciativa irão exibir para o público diversos modelos de veículos elétricos para contribuir para a disseminação do tema da mobilidade elétrica. A CPFL Energia irá participar da iniciativa com um Renault Fluence que integra a sua frota no programa Emotive. Além disso, os presentes também terão contato com veículos de diversas montadoras, como o i3, da BMW, e as versões elétricas produzidas pela sueca Volvo e a chinesa BYD.
Além da CPFL Energia, o evento também conta com apoio da Rede Graal, que, tem planos para expandir a instalação de eletropostos para outras lojas de sua rede, da seguradora Porto Seguro, que exibirá a sua frota de veículos elétricos no evento, da BYD, da Volvo e da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar).
Após o evento em Jundiaí, os veículos elétricos dos fundadores da ABVEi irão partir comboio para Teresópolis (RJ), onde será realizada a cerimônia de lançamento da entidade. A criação da nova associação tem por objetivo promover de forma ampla o tema da mobilidade elétrica, sensibilizando autoridades, os órgãos reguladores e a iniciativa privada sobre a necessidade de desenvolvimento de infraestrutura e de arcabouços regulatórios para a expansão do mercado de veículos elétricos no País.
Programa Emotive
Por meio do Emotive, a CPFL Energia é, hoje, uma das principais fomentadoras do tema da mobilidade elétrica no País. O projeto conta com uma frota de 16 veículos elétricos, nove eletropostos públicos em operação nas cidades de Campinas (SP) e Jundiaí e 27 usuários cadastrados. A rede de parceiros que usa os veículos cedidos são Instituto CCR, Unicamp, Hertz, Natura, Bosch, Sanasa e CPFL Paulista. Dos 27 usuários cadastrados, 13 são externos, ou seja, não integram a rede de parceiros.
A lista com o endereço dos nove eletropostos públicos em funcionamento em Jundiaí e Campinas é descrita a seguir:
- Em frente à sede da CPFL Energia, na Rodovia Engenheiro Miguel Noel Burnier, nº 1755, no Parque São Quirino (Campinas).
- Centro de Convivência de Campinas, em frente ao City Bar, Rua General Osório, bairro Conceição (Campinas).
- Shopping Iguatemi Campinas, na área do Valet – Deck Parking P2
- Parque Portugal, Portaria 5 – Heitor Penteado, altura do n 815, no Taquaral (Campinas).
- Avenida Aquidaban, 440 - em frente ao Hotel Ibis (Campinas).
- Rua Fernão Pompeu de Camargo, 800 – Jardim do Trevo (Campinas).
- Estacionamento do Shopping Parque das Bandeiras – Av. John Boyd Dunlop, 3900 - Jardim Ipaussurama (Campinas).
- Posto Graal 67, Rodovinha Anhanguera, km 67 (Jundiaí)
- Rua Roxo Moreira, 1488 - Unicamp (Campinas)
Atualmente, o projeto Emotive encontra-se na sua segunda fase. A pesquisa, iniciada em 2013, receberá R$ 21,2 milhões em investimentos até 2018, ano de sua conclusão.
O projeto conta, atualmente, com alguns tipos de parcerias. As principais são:
• As entidades executoras dos estudos: CPqD, Unicamp e Daimon, além da portuguesa CEiiA, Mob2Electric e Quorum Brasil.
• As empresas que utilizam os veículos: Natura, Bosch, Instituto CCR, Unicamp, Sanasa e Hertz.
• As empresas que possuem eletropostos em seus estabelecimentos: a Rede Graal, Shopping Parque das Bandeiras e o Shopping Iguatemi.
O nome do Projeto
A origem do nome Emotive se deu a partir de algumas conexões entre o concreto e o abstrato. O concreto (ou técnico) da marca se inspirou em automotivo: “auto” e “o” substituído por E com objetivo de indicar Energia do começo ao fim. A assonância da letra “E” favorece a memorização e a pronúncia. Além de continuar significando “automotivo”, porém, na língua inglesa: “automotive”.
Já o abstrato da marca está ligado às emoções humanas, o que conecta e motiva a cuidar do meio ambiente. EMOTIVE representa o motivo de ser sustentável. Existe, por fim, a sigla VE ao final da palavra, que significa Veículo Elétrico.
Sobre a CPFL Energia
A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.192 MW, no final do terceiro trimestre de 2016.
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets. Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.
Nenhum comentário