Últimas

CPFL Energia participa de encontro de usuários de veículos elétricos em Jundiaí no dia 29 de abril

Evento, que exibirá veículos da BMW, BYD, Volvo e Renault, integra as atividades de lançamento da Associação Brasileira de Veículos Elétricos Inovadores (ABVEi)

Campinas, 26 de abril de 2017 – A CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, participará, em 29 de abril, de encontro de usuários de veículos elétricos em Jundiaí. O evento, que faz parte das atividades de lançamento da nova Associação Brasileira de Veículos Elétricos Inovadores (ABVEi), será realizado no Posto Graal 67, no km 67 da Via Anhanguera, onde a CPFL Energia mantém um eletroposto como parte do seu projeto de P&D Emotive – Programa de Mobilidade Elétrica.

Durante o evento, que terá início às 9h, os fundadores da ABVEi e parceiros da iniciativa irão exibir para o público diversos modelos de veículos elétricos para contribuir para a disseminação do tema da mobilidade elétrica. A CPFL Energia irá participar da iniciativa com um Renault Fluence que integra a sua frota no programa Emotive. Além disso, os presentes também terão contato com veículos de diversas montadoras, como o i3, da BMW, e as versões elétricas produzidas pela sueca Volvo e a chinesa BYD.

Além da CPFL Energia, o evento também conta com apoio da Rede Graal, que, tem planos para expandir a instalação de eletropostos para outras lojas de sua rede, da seguradora Porto Seguro, que exibirá a sua frota de veículos elétricos no evento, da BYD, da Volvo e da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar).

Após o evento em Jundiaí, os veículos elétricos dos fundadores da ABVEi irão partir comboio para Teresópolis (RJ), onde será realizada a cerimônia de lançamento da entidade. A criação da nova associação tem por objetivo promover de forma ampla o tema da mobilidade elétrica, sensibilizando autoridades, os órgãos reguladores e a iniciativa privada sobre a necessidade de desenvolvimento de infraestrutura e de arcabouços regulatórios para a expansão do mercado de veículos elétricos no País.

Programa Emotive

Por meio do Emotive, a CPFL Energia é, hoje, uma das principais fomentadoras do tema da mobilidade elétrica no País. O projeto conta com uma frota de 16 veículos elétricos, nove eletropostos públicos em operação nas cidades de Campinas (SP) e Jundiaí e 27 usuários cadastrados. A rede de parceiros que usa os veículos cedidos são Instituto CCR, Unicamp, Hertz, Natura, Bosch, Sanasa e CPFL Paulista. Dos 27 usuários cadastrados, 13 são externos, ou seja, não integram a rede de parceiros.

A lista com o endereço dos nove eletropostos públicos em funcionamento em Jundiaí e Campinas é descrita a seguir:

  1. Em frente à sede da CPFL Energia, na Rodovia Engenheiro Miguel Noel Burnier, nº 1755, no Parque São Quirino (Campinas).
  2. Centro de Convivência de Campinas, em frente ao City Bar, Rua General Osório, bairro Conceição (Campinas).
  3. Shopping Iguatemi Campinas, na área do Valet – Deck Parking P2
  4. Parque Portugal, Portaria 5 – Heitor Penteado, altura do n 815, no Taquaral (Campinas).
  5. Avenida Aquidaban, 440 - em frente ao Hotel Ibis (Campinas).
  6. Rua Fernão Pompeu de Camargo, 800 – Jardim do Trevo (Campinas).
  7. Estacionamento do Shopping Parque das Bandeiras – Av. John Boyd Dunlop, 3900 - Jardim Ipaussurama (Campinas).
  8. Posto Graal 67, Rodovinha Anhanguera, km 67 (Jundiaí)
  9. Rua Roxo Moreira, 1488 - Unicamp (Campinas)

Atualmente, o projeto Emotive encontra-se na sua segunda fase. A pesquisa, iniciada em 2013, receberá R$ 21,2 milhões em investimentos até 2018, ano de sua conclusão.

O projeto conta, atualmente, com alguns tipos de parcerias. As principais são:

• As entidades executoras dos estudos: CPqD, Unicamp e Daimon, além da portuguesa CEiiA, Mob2Electric e Quorum Brasil.

• As empresas que utilizam os veículos: Natura, Bosch, Instituto CCR, Unicamp, Sanasa e Hertz.

• As empresas que possuem eletropostos em seus estabelecimentos: a Rede Graal, Shopping Parque das Bandeiras e o Shopping Iguatemi.

O nome do Projeto

A origem do nome Emotive se deu a partir de algumas conexões entre o concreto e o abstrato. O concreto (ou técnico) da marca se inspirou em automotivo: “auto” e “o” substituído por E com objetivo de indicar Energia do começo ao fim. A assonância da letra “E” favorece a memorização e a pronúncia. Além de continuar significando “automotivo”, porém, na língua inglesa: “automotive”.

Já o abstrato da marca está ligado às emoções humanas, o que conecta e motiva a cuidar do meio ambiente. EMOTIVE representa o motivo de ser sustentável. Existe, por fim, a sigla VE ao final da palavra, que significa Veículo Elétrico.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.192 MW, no final do terceiro trimestre de 2016.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets. Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL. ​​

Nenhum comentário