Duratex apresenta receita líquida de R$ 952 milhões no primeiro trimestre de 2017
Divisão Deca teve destaque com aumento de volume e de rentabilidade no período
“Notamos que os índices de confiança estão melhores e que há uma expectativa positiva de acelerar a retomada no segundo semestre”, afirma o presidente da Duratex, Antonio Joaquim de Oliveira.
No trimestre, a Deca teve um aumento de 25,5% de volume em comparação ao mesmo período do ano passado. A Divisão também cresceu 11,5% da receita no mercado interno em relação ao primeiro trimestre de 2016. O resultado deve-se à base de custos mais enxuta e maiores volumes, devido às iniciativas do Sistema de Gestão Duratex, que contempla redução de custos e ganhos de produtividade e eficiência, além dos ajustes de capacidades realizados ainda no segundo semestre do ano passado.
Novamente, a Deca apresentou resultado superior à média de mercado, registrando volume e receita crescentes em um cenário em que a ABRAMAT mostrou uma retração no setor de 6,3%.
A Divisão Madeira registrou melhora de rentabilidade, acumulando no trimestre uma margem EBITDA de 15%, ante 11,6% no 1T16. O resultado foi obtido em um período em que há paradas programadas para manutenção das fábricas, procedimento anual e rotineiro para garantir a segurança e a qualidade da produção.
O desempenho da Divisão Madeira também está ligado ao mix de produtos vendidos no período. Ao analisar os três primeiros meses de 2017, nota-se uma concentração de venda de painéis de menor rentabilidade para a indústria moveleira.
Durante o primeiro trimestre, a Duratex investiu R$ 43,9 milhões destinados à manutenção das fábricas e R$ 54,5 milhões utilizados para atividades de reflorestamento, somando R$ 98,4 milhões.
Entre as prioridades de 2017 estão o foco na Agenda Interna, reforçando as iniciativas do Sistema de Gestão Duratex (SGD), que inclui redução de custos fixos, o Orçamento Base Zero (OBZ), redução dos custos variáveis e racionalização do Capital de Giro. A empresa também está colocando em operação um novo processo que tornará o planejamento de produção mais aderente à demanda, o S&OP (Sales and Operations Planning), trazendo melhorias na gestão de estoque, no atendimento aos clientes e na produtividade industrial.
Além dos resultados conquistados por meio das iniciativas de melhoria de produtividade, a Duratex segue com a jornada de transformação cultural, iniciada em 2015. “Estamos certos de que, com todo o trabalho desenvolvido internamente, somado à retomada da economia, teremos uma empresa ainda mais forte para manter a liderança de mercado”, diz Oliveira.
Sobre a Duratex
A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra e Durafloor, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.
Com sede em São Paulo, possui 15 unidades industriais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia, a Tablemac. A Duratex também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas.
Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2016/2017 do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa – ISE.
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