Empresa genuinamente brasiliense comemora 60º aniversário
Mais antiga do que a própria capital federal, Induspina mantém as portas abertas na 514 Sul, apostando no relacionamento com o cliente e na tradição de ser a primeira rede de autopeças instalada na cidade
Foto/Divulgação |
À frente da empresa está o pioneiro Orédio Alves de Rezende, goiano de Pires do Rio, que chegou em Brasília, vindo de Anápolis (GO), em 1957, com a missão de abrir na Cidade Livre o braço (no setor de autopeças) do Grupo Pina, organização goiana em que trabalhava desde os 17 anos, como faxineiro.
Foto/Divulgação |
Em 2001, o empresário foi reconhecido e agraciado na primeira edição do projeto Mercador Candango, realizado pela Fecomércio-DF.
O trabalho como alicerce - Filho e irmão de hansenianos, Orédio viu o pai e o irmão serem levados de casa para uma “Colônia de Leprosos”, em Goiânia, aos sete anos. A partir dai, passou a ser “o homem da casa”, ajudando a mãe, pobre e semianalfabeta, a sobreviver e a criar a irmã, cinco anos mais nova.
Hoje, aos 81 anos, em pleno tratamento de um Linfoma nos Gânglios, Orédio está afastado, há cerca de três anos, da gestão dos negócios. Dedica-se, atualmente, à sua grande paixão: a fazenda Santa Rosa, a 78km de Brasília, próxima a Alexânia. Sua esposa Ana Rosa, de 62, e o filho Bruno Resende, de 41 anos, tocam o negócio e administram os imóveis da família.
Pioneirismo - Ao falar no crescimento de Brasília ao longo de 57 anos de existência, é impossível não mencionar a importância de empresários que resolveram abrir seus negócios antes mesmo da nova capital estar pronta. Eles investiram e acreditaram na cidade, desempenhando um papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social da nova capital. Diversas empresas se instalaram, principalmente, na antiga Cidade Livre, que recebeu boa parte dos candangos que saíram de diversas localidades do Brasil para tentar uma vida melhor. A trajetória dessas empresas se confundem com a própria história de Brasília. Participaram efetivamente da construção da nova capital e ainda continuam contribuindo para o desenvolvimento da cidade.
Foto/Divulgação |
As dificuldades foram muitas. O então vendedor (Orédio) deixou escola, amigos e familiares para assumir o cargo de gerente, em um lugar inóspito, onde tudo estava começando. Naquele tempo, apenas duas empresas atuavam no ramo de autopeças em Brasília: a Induspina e a Autopeças Moreira. Teve que enfrentar diversos obstáculos. O principal deles era a falta de uma comunicação mais ágil. “Várias peças vinham de São Paulo e, às vezes, demoravam quase um mês para chegar. Hoje temos Internet. Tudo é muito mais rápido e contamos com uma logística bem mais ágil e eficiente”, afirma.
Em 1964, finalmente, os sócios da empresa ofereceram a Orédio uma participação nos negócios, proposta que aceitou prontamente. No início, chegou a fornecer produtos para todas as construtoras e empresas que trabalharam na construção de Brasília.
De acordo com Orédio, um dos fatores que determinaram o sucesso e a longevidade de seu negócio foi a persistência, não apenas dele, mas de seus sócios (Sebastião, Antônio e Omélio). “Eu diria que nossa perseverança e coragem para o trabalho fizeram a diferença. Fico orgulhoso, após todo esse tempo e as dificuldades que enfrentamos, em saber que a minha empresa ainda tem credibilidade, que é reconhecida pela seriedade e bom atendimento. O respeito que temos de todos que trabalham conosco e do consumidor nos motiva a continuar”, diz.
SERVIÇO:
Induspina Autopeças
CRS 514 Bl. A loja 59 – Asa Sul – Brasília-DF
Tel.: (61) 3245-6100
Nenhum comentário