Últimas

FUMEC é a única instituição de ensino do Brasil que possui um laboratório de captura de movimento para animação de personagens

ESPAÇO EM OPERAÇÃO DESDE 2009 É UTILIZADO POR ALUNOS DOS CURSOS DE JOGOS
DIGITAIS E COMPUTAÇÃO GRÁFICA DA UNIVERSIDADE E POR EMPRESAS DO RAMO

A Fumec, sediada em Belo Horizonte, é a única instituição de ensino do Brasil a possuir um Laboratório de Captura de Movimentos para Animação de Personagens. O espaço pioneiro está em funcionamento desde 2009 prioritariamente para alunos dos cursos de Jogos Digitais e de Computação Gráfica da universidade. Contudo, a Fumec também abre o espaço para que outras empresas façam suas produções gratuitamente.

A tecnologia funciona atualmente com 16 câmeras, com capacidade para capturar o movimento de dois atores simultaneamente e em tempo real. No processo de criação, o personagem virtual é modelado utilizando programas de animação 3D como o Maya, o 3DSMax, o Blender entre outros. Depois são aplicadas texturas e ele é construído como se desenvolve normalmente personagens 3D para animação. Na sequência, o personagem recebe um esqueleto, que vai atuar no modelo como na animação que é feita manualmente.

“Neste formato pioneiro de produção, o software de captura de movimento gera os dados que é importado por esses programas de animação 3D, e o personagem já é animado imediatamente”, explica o idealizador da tecnologia e coordenador do curso de Jogos Digitais da Fumec, professor João Victor Boechat Gomide.

O professor explica ainda que “na atualidade, a maioria das animações brasileiras são feitas manualmente, em um processo muito lento e artesanal. Nos países onde a produção de cinema e jogos digitais geram receitas milionárias, praticamente todas as animações são feitas com a tecnologia da captura de movimento”.

O laboratório da Fumec, além de formar profissionais, objetiva abrir espaço para as produções externas. “Atendemos demandas de empresas, de forma gratuita, pois o nosso maior objetivo é divulgar a técnica que é muito cara”, revela João Victor. Por causa dessa iniciativa, o espaço já foi utilizado para criar movimentos para alguns jogos como o SocceR10, da Ilusis - o primeiro jogo brasileiro a utilizar a tecnologia; além do Kyatto, da Playbor; e o Eliosi's Hunt, da TDZ.

Em 2016, a Fumec apresentou o projeto durante a Feira Internacional de Negócio, Inovação e Tecnologia (FINIT), no Campus Party/ MG e teve ótima aceitação do público presente. “A apresentação foi muito bem recebida, principalmente porque pouquíssimas pessoas sabiam que a Fumec possui essa tecnologia desde 2009. Queríamos movimentar a produção local de animações e mostrar que o Brasil já possui uma tecnologia tão inovadora para a profissionalização deste mercado com os cursos da Fumec”, finaliza João Victor.

Nenhum comentário