Minas Gerais terá primeira escola destinada a trabalhadores da construção civil
Iniciativa é uma parceria do Sinduscon-MG, Sicepot-MG e Fiemg com objetivo de capacitar e qualificar a mão de obra de acordo com as inovações do setor
A Escola da Construção será construída em uma área de, aproximadamento, 20 mil metros quadrados no bairro Diamante, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, e terá capacidade de atender, diariamente, cerca de 2 mil estudantes. O empreendimento será composto por quatro edifícios e uma quadra poliesportiva. Os prédios terão, inclusive, laboratórios de ensaios de materiais da construção, além de espaços destinados à realização de oficinas de máquinas pesadas, alvenaria, revestimento cerâmico, práticas de jardinagem, paisagismo e almoxarifado.
Andre de Sousa Lima Campos Sinduscon-MG |
Campos acrescenta que a busca por constantes melhorias na qualidade dos produtos tem motivado as empresas do setor a investir em modernização, projetos, planejamento, gestão, logística e em recursos humanos. “A Fiemg acompanha essa necessidade da indústria em seus programas de qualificação profissional e essa parceria com as entidades do setor da construção reforça a qualidade dos cursos que serão ofertados; os alunos poderão assistir palestras ministradas por entidades técnicas, fabricantes e construtoras no decorrer do curso”, explica.
Ações que fomentam o setor da construção
A implantação da Escola da Construção faz parte de uma série de projetos e ações do Sinduscon-MG para beneficiar e impulsionar o crescimento de toda a cadeia da construção no Estado. Em 2016, a entidade firmou convênios com diversas instituições de ensino, para que os funcionários de empresas associadas e seus familiares tenham desconto nas mensalidades de cursos tecnológicos, de graduação e pós-graduação de renomadas instituições, como Estácio de Sá, Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (Fead), IBS/FGV, Una e Uni-BH. A partir de parceria com a Fundação Dom Cabral e a CMI/Secovi-MG, o Sinduscon-MG também colaborou na estruturação do curso de pós-graduação especialmente voltado para empresários e diretores de empresas do mercado imobiliário.
No ano passado, foram oferecidos cerca de 70 cursos e palestras contemplando as áreas técnicas e gerenciais no Centro de Treinamento do Sinduscon-MG. Ao todo, cerca de mil pessoas passaram por atualização ou capacitação.
Por meio do Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), o Sinduscon-MG apoiou a realização de cursos, palestras e seminários voltados para operários nas áreas de saúde e segurança. Também foram oferecidas vagas para o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que possibilita a conclusão dos ensinos fundamental e médio. Desde a sua criação, em 1992, o Seconci-MG realizou cerca de 1,8 milhão de atendimentos.
Além disso, periodicamente, um grupo formado por gestores da área de RH de empresas associadas trocam conhecimentos sobre modelos e ferramentas que aprimorem as rotinas de RH e a produtividade dentro das construtoras associadas.
Nenhum comentário