Últimas

No dia 18 de abril, a Academia Mineira de Letras promove a palestra "Meshugá: um romance sobre a loucura", com o escritor Jacques Fux

DIA 18 DE ABRIL, ÀS 17H, PELO PROGRAMA UNIVERSIDADE LIVRE

Foto/Divulgação
A Academia Mineira de Letras promove na terça-feira (18), às 17h, a palestra “Meshugá: um romance sobre a loucura” com o escritor Jacques Fux. O evento faz parte do programa Universidade Livre, realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.

O livro trata de um dos assuntos que mais divertem e preocupam os judeus e não judeus em todo o mundo, que é a loucura do louco — o meshugá. A maluquice judaica, além de envolver alguns temas clássicos (neurose, hipocondria, mães invasivas e superprotetoras etc.), também fornece matéria para a ironia autodepreciativa que é a base do humor deste povo.

Nesta obra, o autor discute as autobiografias e as ficções de um leque de personagens desnorteados, porém geniais, em pequenas histórias que são verdadeiras pérolas da insanidade. Woody Allen, Signmund Freud, Bobby Fischer, Sarah Kofman e outros personagens fazem parte deste conjunto que mostra os delírios, atos extremos, incongruências e extravagâncias. Um verdadeiro ensaio sobre a loucura que inquieta, mas também seduz.

Sobre a palestrante:

Jacques Fux é doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais e pelaUniversité de Lille 3. Foi pesquisador visitante na Universidade de Harvard. Pós-doutor em Teoria Literária pela UNICAMP e UFMG e pós-doutorando no CEFET-MG. Publicou: Literatura e Matemática: Jorge Luis Borges, Georges Perec e o OULIPO (Perspectiva, 2016), vencedor do Prêmio Capes pela melhor tese do Brasil em Letras/Linguística e finalista do Prêmio APCA. Venceu o Prêmio São Paulo de Literatura com seu romance, Antiterapias (Scriptum, 2012). Publicou também: Brochadas: confissões sexuais de um jovem escritor (Rocco, 2015) e Meshugá: um romance sobre a loucura (José Olympio, 2016), manuscrito vencedor do Prêmio Manaus de Literatura 2016.

SERVIÇO:

Palestra “ Meshugá: um romance sobre a locura”, com Jacques Fux
Data: 18 de abril.
Horário: 17h
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 - Lourdes - BH/MG).
Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

Nenhum comentário