Os sete “vilões” da redação do Enem
Gabriela de Araújo Carvalho, coordenadora de Redação do Curso Poliedro, dá dicas fundamentais para se preparar para a prova e alcançar a redação nota mil
De acordo com as novas normas anunciadas recentemente pelo Ministério da Educação (MEC), a prova de redação neste ano será aplicada no primeiro dia, junto à Língua Portuguesa. Com o objetivo de ajudar os vestibulandos a se saírem bem nesta matéria, a coordenadora de redação do Curso Poliedro, Gabriela de Araújo Carvalho, listou quais são as grandes dificuldades enfrentadas por estudantes na Redação do Enem e como evitá-las, preparando-se desde já. Confira:
1- Não estar por dentro dos temas atuais
Manter-se atento em relação às atualidades e às visões críticas sobre os acontecimentos mais recentes pode ser um bom caminho. Segundo Gabriela, temas relacionados às questões de cultura, memória e cidadania têm chances de aparecer, bem como assuntos de ecologia, sustentabilidade e energias renováveis. A base é sempre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o uso racional dos recursos ambientais para se pensar em um futuro mais respeitoso e digno. “Estudar atualidades nunca é se perder, mas sim encontrar cada vez mais elementos que facilitarão a compreensão da dinâmica social, o que ajudará a entender qualquer tema de redação”, diz.
2 - Não se planejar em relação ao tempo
Mais do que a preocupação com o tema da dissertação, o estudante deve empenhar-se em organizar sua produção. Neste sentido, treinar o tempo é fundamental. “Elaborar uma redação dissertativa por semana até a data do Enem pode auxiliar o candidato a ganhar agilidade ao escrever o texto”, indica a coordenadora.
3- Problemas de norma culta
Acertar em acentuação, pontuação e concordância é fator decisivo para alcançar uma boa nota. Esteja atento às correções feitas em suas redações por professores, estude as regras gramaticais e tente não errar no próximo texto.
4- Falta de espaço para escrever
É necessário estar atento ao espaço disponível para a escrita e ao objetivo do texto. Um dos pontos importantes é habituar-se ao limite de 30 linhas proposto, sabendo construir uma boa argumentação e conclusão dentro deste espaço.
5- Falta de treino
A preparação para a redação exige o domínio de técnicas de escrita e uma boa apresentação do tema. Inclua essa preparação em sua rotina. É essencial fazer as redações de temas solicitados nos anos anteriores com a finalidade de conhecer o perfil da prova e estar ainda mais preparado.
6- Proposta de intervenção vaga
O Enem é uma prova que apresenta um problema localizado no contexto brasileiro e que cobra proposta de intervenção, ou seja, uma proposta de solução para esse problema. “Defender um ponto de vista de maneira superficial não vai ajudar o candidato a pontuar na redação. Por isso, é necessário utilizar elementos externos no texto”, ressalta Gabriela.
7- Pouco repertório cultural
Utilizar citações da música e literatura nacional pode ajudar o estudante a fazer uma analogia ao tema e elaborar uma boa argumentação. Tenha um bom repertório cultural.
Nenhum comentário