Últimas

Professora alia jogos didáticos e internet gratuita em colégio de Curitiba

Atividade complementar direciona pesquisa de alunos utilizando a rede web do projeto Vila Torres Digital


Aliar tecnologia ao aprendizado é um dos desafios atuais dos professores. No Colégio Estadual Manoel Ribas o sinal de internet oferecido pelo Vila Torres Digital está auxiliando as atividades com os alunos em sala de aula. Uma das experiências é de Silvana da Silva Testa de Lemos, professora de Português e Inglês da Rede Estadual de Ensino do Paraná. Professora no Manoel Ribas, ela vem trabalhando conteúdos da disciplina de Português com os alunos de 6ª e 7ª séries, aliando jogos didáticos e tecnologia.

No jogo “O Lobo Caluniado”, inspirado no conto homônio de Fern Lief, os alunos são estimulados a organizar trechos retalhados do conto e disponibilizados em papel imã, formando sua própria história. Após a leitura em sala do texto original comparando com o que foi criado, os alunos são estimulados a pesquisar na internet outras histórias sobre o mesmo tema para então encenar o que entenderam.

“São atividades para complementar o conteúdo que facilitam o processo de socialização, comunicação, expressão, criatividade e concentração. É um trabalho lúdico com boa aceitação dos alunos”, afirma Silvana Lemos.

Os jogos didáticos fazem parte de um projeto apresentado pela professora no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) da Secretaria de Estado de Educação que estimula a produção do conhecimento e mudanças qualitativas na prática escolar.

Além de “O Lobo Caluniado”, Silvana trabalha também com o conto “ Retorno do Patinho Feio”, entre outros contos e jogos que colocam em prática os conteúdos passados em aula como, por exemplo, o Jogo dos Substantivos, de Acentuação, do Horóscopo, cada um com metodologia e objetivos próprios.

“São atividades que estimulam a criação e memorização dos alunos. Vou fazendo adaptações conforme surgem as necessidades. Como é um material diferente os alunos gostam, respeitam, e muitas vezes o que um aluno não entendeu durante a aula tira dúvidas e aprende com o colega na brincadeira”, comenta a professora que confecciona todo material inclusive as bolsas para guardar as peças.

A atividade é feita em equipes e a professora direciona a pesquisa na internet para que os alunos não dispersem a atenção para outros temas.

Colégio

O Manoel Ribas atende a comunidade da Vila Torre e em 2011 passou a oferecer ensino em tempo integral. Desde fevereiro de 2017 a escola está sob nova direção, com uma visão disciplinar que procura valorizar o corpo docente. No ensino regular e integral atende 120 alunos e no EJA – Ensino de Jovens e Adultos – tem 142 matriculados.

O Vila Torres Digital tem parceria com a escola desde 2014 oferecendo sinal gratuito de internet com objetivo de estimular o uso da rede web para o desenvolvimento social e educacional. O projeto é uma iniciativa conjunta da Rede Cidade Digital, Clube de Mães da Vila das Torres e By Air Brasil.

Nenhum comentário