Tecnologia torna a aula mais eficiente e atrativa
No Colégio Poliedro, recursos tecnológicos engajam estudantes em projetos educacionais e pedagógicos
Recursos tecnológicos como games, impressão 3D, robótica, realidade aumentada, interface de gestos, aplicativos e diversos outros já são realidade no Colégio Poliedro, de São José dos Campos (SP), uma das marcas educacionais mais reconhecidas no País por conta da aplicação eficiente de tecnologia em sala de aula. No Poliedro, a tecnologia é aliada na construção do conhecimento possibilitando, de fato, o engajamento de estudantes e professores em projetos educacionais e pedagógicos.
Durante a aula de História, por exemplo, os estudantes do Ensino Médio utilizam a ferramenta One Note para a entrega de trabalhos e tarefas escolares. A professora Ana Claudia Ferraz Orrú vista e comenta as atividades dos estudantes de maneira remota, o que gera eficiência para todo o processo. “Alguns estudantes estão tendo acesso a essa tecnologia pela primeira vez, mas já no primeiro trimestre de uso comentam que a tecnologia facilita o aprendizado” ressalta.
Em algumas matérias, a sala de aula é invertida, ou seja, o professor ouve e orienta os estudantes na criação coletiva do conhecimento. O aluno, assim, busca outras fontes de pesquisa e expõe o que aprendeu, em uma rica experiência. Essa é uma forma da escola abordar um conteúdo na linguagem do estudante.
Para que esse cenário seja realidade, o departamento de Tecnologia e Inovação do Poliedro pesquisa e experimenta ferramentas em parceria com os educadores e conta com diversas soluções Microsoft, adequadas a cada necessidade. “Os recursos tecnológicos adotados no Colégio Poliedro vêm de encontro com a realidade dos estudantes, adeptos de tecnologia e tornam as aulas mais eficientes e divertidas”, afirma Massayuki Yamamoto, gerente de tecnologia e Inovação do Poliedro.
Games em sala de aula
Não há dúvidas de que games cativam jovens de todas as idades. Nessa atividade extracurricular oferecida pelo Poliedro, os próprios estudantes constroem jogos por meio da plataforma Kodu, da Microsoft Research, que visa a criação e o desenvolvimento de games de forma intuitiva, de acordo com a demanda da sala de aula.
Durante o desenvolvimento dos projetos, segundo Yamamoto, os estudantes devem pensar que essa plataforma deverá contribuir com a sociedade. Na criação dos games, os alunos trabalham tanto o lado computacional, como também narrativas, onde constroem enredo e os personagens.
Dessa forma, os estudantes do Poliedro utilizam a tecnologia para criar e encontrar soluções para problemas de maneira espontânea. “Fomos surpreendidos quando os alunos integraram games e aplicativos com robótica, construindo apps que comandam os robôs. Tudo foi pensado de maneira colaborativa”, descreve Yamamoto.
Sobre o Poliedro
No Brasil, o Poliedro é a marca educacional mais reconhecida por tecnologia em educação. Em 2015, foi reconhecido pela aplicação de tecnologia em educação. Venceu três prêmios: Partner of the Year 2015 da Microsoft, na Categoria Educação - América Latina; IT Leaders 2015, concedido pela Computerworld; As 100+ Inovadoras no uso de TI, concedido pela ITMidia com auditoria da PWC. Além disso, o Colégio Poliedro faz parte do seleto grupo com o certificado de Showcase School pela Microsoft. No Brasil, apenas quatro escolas participam.
O Poliedro é uma marca educacional reconhecida principalmente pelo alto índice de aprovações em universidades públicas, tendo nos resultados dos vestibulares de Medicina a comprovação de excelência de sua metodologia. No Vestibular 2017, obteve a maior aprovação do Brasil em Medicina na USP Pinheiros, contabilizando 78 aprovados. Os alunos do Poliedro também conquistaram a maioria das vagas de Medicina (61,6%) da Unifesp. O Poliedro tem 1.454 aprovações no Enem/Sisu 2017.
Mais informações em www.poliedroeducacao.com.br.
Nenhum comentário