Telessaúde SC auxilia atendimento em 370 municípios no país
Programa será apresentado a gestores durante o II Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí, em Navegantes
O Telessaúde SC será um dos temas abordados na próxima quinta-feira (13) durante o II Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí, encontro que reúne prefeitos, gestores e vereadores em Navegantes para tratar de investimentos para modernização das administrações municipais.
Conforme explica o coordenador de Integração com a Regulação Regional do Telessaúde SC, Marcos Aurélio Maeyama, a iniciativa auxilia os municípios nas áreas de tele-educação, teleconsultoria, telediagnóstico e segunda opinião formativa por meio dos quais fornece apoio assistencial e apoio à educação permanente em saúde.
Dados de 2016 até fevereiro deste ano mostram que cerca de 27 mil teleconsultorias foram feitas pelos 11.500 profissionais cadastrados no Núcleo Telessaúde SC. Desde o lançamento em 2007, aproximadamente um milhão de laudos de exames de telediagnóstico auxiliaram as equipes no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. “60% das dúvidas profissionais são para caso clínico”, observa Maeyama, acrescentando que o serviço permitiu ainda a realização de 629 webpalestras e 137 minicursos à distância.
Segundo o coordenador, todos os serviços são oferecidos por meio de uma plataforma online que também armazena o conteúdo das dúvidas respondidas, das webpalestras, cursos e exames realizados, permitindo que o profissional acesse a qualquer tempo e em qualquer horário.
Como implantar – Sem custos aos municípios, o Telessaúde exige uma infraestrutura mínima para operar nas unidades da Saúde, entretanto, Maeyama ressalta que “a medida acaba gerando a necessidade de melhorias em infraestrutura e estimulando investimentos no setor”. “A partir da tecnologia a distância é possível fornecer apoio às equipes de saúde da família, contribuindo com um atendimento mais resolutivo e melhorando o processo de trabalho. Participar do Fórum de Cidades Digitais será importante para que os gestores possam se organizar e aderir ao programa”, destaca o coordenador.
Fórum de Cidades Digitais – O evento é gratuito para servidores públicos e as inscrições podem ser feitas pelo http://redecidadedigital.com.br. O Fórum é organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Navegantes e conta com o patrocínio máster da Furukawa, ouro da Exati Tecnologia e prata da Celk Sistemas. A iniciativa tem ainda o apoio da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e do Hotel BR Suítes.
Serviço:
II Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí
13 de Abril, em Navegantes
Inscrições gratuitas para gestores públicos
http://redecidadedigital.com.br
Informações pelo forum.redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812
Nenhum comentário