Vendas dos Shoppings da Multiplan crescem 6,1% no primeiro trimestre de 2017
Rio de Janeiro, 26/04/2017 - A Multiplan divulgou há pouco seus resultados do primeiro trimestre de 2017. As vendas totais de lojistas crescem 6,1% no período e o aumento das Vendas nas Mesmas Lojas (SSS) dobrou em relação ao mesmo período do ano anterior, para 3,2%. A melhoria do mix de lojistas levou as Vendas na Mesma Área (SAS) a crescerem 5,6%, novamente superando o SSS. A taxa de ocupação do trimestre sobe para 97,4%, de 97,3% no quarto trimestre de 2016.
Este resultado mostra um sólido início de ano. As vendas de lojistas apresentaram forte crescimento no primeiro trimestre, sobretudo em março, e outros indicadores operacionais registraram estabilidade apesar do cenário macro ainda incerto, embora melhorando. Após aquisições de participações minoritárias e um Aumento de Capital Privado, o balanço patrimonial da Companhia continua a dar suporte à sua estratégia de crescimento.
A receita de locação cresceu 10,2% e as despesas de shopping centers foram reduzidas em 3,6% no primeiro trimestre deste ano, levando o resultado operacional líquido (NOI),importante indicador de eficiência das empresas do setor, a um aumento de 9,5% para R$251,2 milhões, com margem de 88,6%.
A taxa bruta de inadimplência caiu 148 p.b. ano/ano atingindo 3% no primeiro trimestre, e a taxa líquida de inadimplência também reduziu 90 p.b. para 2,7%.
O lucro líquido totalizou R$ 54,3 milhões no período, uma redução de 22,5% em relação ao primeiro trimestre de 2016, principalmente devido ao efeito não-caixa da remuneração baseada em opções de ações, a um aumento de 17,7% no resultado financeiro negativo, por conta do crescimento da dívida bruta quando comparada ao primeiro trimestre do ano passado e um aumento de 15,8% na conta de depreciação e amortização, devido às aquisições de participações recentes.
Se a remuneração baseada em ações fosse excluída dos resultados do primeiro trimestre de 2016 e do de 2017, o lucro líquido teria crescido 6,7%, alcançando R$ 80,4 milhões. A margem líquida teria sido de 28,9% neste trimestre, ante 27,0% no de 2016, representando uma evolução de 181 p.b.
Uma aquisição minoritária em janeiro elevou a participação da Multiplan no ParkShoppingBarigüi para 93,3%. Junto a outras três aquisições de participações concluídas no quarto trimestre de 2016, uma no Morumbi e duas no BarraShopping, a Multiplan adicionou R$59 milhões de NOI.
Em março de 2017, a Multiplan concluiu um Aumento de Capital Privado de R$ 600 milhões, que representam 10.256.411 novas ações. Como resultado, a Dívida Líquida/EBITDA reduziu de 3,04x em dezembro de 2016 para 2,39x em março 2017, mantendo um espaço confortável para o covenant de dívida mais próximo, de 4,00x.
A ação da Multiplan (MULT3 na BM&FBOVESPA) foi cotada a R$ 66,30 ao final de março de 2017, 11,7% acima do preço final de dezembro de 2016. O valor médio diário negociado foi de R$ 52,4 milhões no primeiro trimestre, um crescimento de 47,0% sobre o mesmo período do ano passado, principalmente devido ao Aumento de Capital Privado, que contribuiu para a liquidez da ação. O número diário de ações negociadas foi de 813.250 no primeiro trimestre.
Este resultado mostra um sólido início de ano. As vendas de lojistas apresentaram forte crescimento no primeiro trimestre, sobretudo em março, e outros indicadores operacionais registraram estabilidade apesar do cenário macro ainda incerto, embora melhorando. Após aquisições de participações minoritárias e um Aumento de Capital Privado, o balanço patrimonial da Companhia continua a dar suporte à sua estratégia de crescimento.
A receita de locação cresceu 10,2% e as despesas de shopping centers foram reduzidas em 3,6% no primeiro trimestre deste ano, levando o resultado operacional líquido (NOI),importante indicador de eficiência das empresas do setor, a um aumento de 9,5% para R$251,2 milhões, com margem de 88,6%.
A taxa bruta de inadimplência caiu 148 p.b. ano/ano atingindo 3% no primeiro trimestre, e a taxa líquida de inadimplência também reduziu 90 p.b. para 2,7%.
O lucro líquido totalizou R$ 54,3 milhões no período, uma redução de 22,5% em relação ao primeiro trimestre de 2016, principalmente devido ao efeito não-caixa da remuneração baseada em opções de ações, a um aumento de 17,7% no resultado financeiro negativo, por conta do crescimento da dívida bruta quando comparada ao primeiro trimestre do ano passado e um aumento de 15,8% na conta de depreciação e amortização, devido às aquisições de participações recentes.
Se a remuneração baseada em ações fosse excluída dos resultados do primeiro trimestre de 2016 e do de 2017, o lucro líquido teria crescido 6,7%, alcançando R$ 80,4 milhões. A margem líquida teria sido de 28,9% neste trimestre, ante 27,0% no de 2016, representando uma evolução de 181 p.b.
Uma aquisição minoritária em janeiro elevou a participação da Multiplan no ParkShoppingBarigüi para 93,3%. Junto a outras três aquisições de participações concluídas no quarto trimestre de 2016, uma no Morumbi e duas no BarraShopping, a Multiplan adicionou R$59 milhões de NOI.
Em março de 2017, a Multiplan concluiu um Aumento de Capital Privado de R$ 600 milhões, que representam 10.256.411 novas ações. Como resultado, a Dívida Líquida/EBITDA reduziu de 3,04x em dezembro de 2016 para 2,39x em março 2017, mantendo um espaço confortável para o covenant de dívida mais próximo, de 4,00x.
A ação da Multiplan (MULT3 na BM&FBOVESPA) foi cotada a R$ 66,30 ao final de março de 2017, 11,7% acima do preço final de dezembro de 2016. O valor médio diário negociado foi de R$ 52,4 milhões no primeiro trimestre, um crescimento de 47,0% sobre o mesmo período do ano passado, principalmente devido ao Aumento de Capital Privado, que contribuiu para a liquidez da ação. O número diário de ações negociadas foi de 813.250 no primeiro trimestre.
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