APTA transfere conhecimentos a professores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs)
Ação prevê a atualização do corpo docente de 35 escolas técnicas, que replicarão os novos conhecimentos a 15 mil alunos
O trabalho de transferência de conhecimento está sendo realizado pela APTA por meio de seus institutos e unidades regionais de pesquisa. O primeiro curso foi realizado em 8 de maio de 2017, no Polo Regional de Monte Alegre do Sul da APTA. Com duração de dois dias, o evento abordou questões teóricas e práticas relacionadas à avicultura de corte e de postura. No total, 16 professores participaram das atividades, que envolveram aulas sobre produção, inovação, qualidade, sanidade e bem-estar animal, ministradas por pesquisadores da APTA Regional, Instituto Biológico (IB-APTA) e doutorandos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).
“As escolas nos passaram suas principais áreas de interesse. A partir disso, montamos um cronograma em que serão ministrados outros oito cursos durante este ano. O objetivo é transferir os conhecimentos da APTA para atualizar os professores das Etecs e tornar os currículos dos colégios mais atrativos para que os alunos consigam uma melhor inserção no mercado de trabalho”, afirma Daniel Gomes, pesquisador da Agência e responsável pelo planejamento das atividades.
A próxima edição do curso será realizada em junho, no Polo Regional de Colina da APTA, com a temática bovinocultura de corte e de leite. Até o fim do ano, serão ministrados cursos nas áreas de fruticultura tropical e propagação de frutíferas, piscicultura, integração lavoura-pecuária (ILP), suinocultura, vitivinicultura, tecnologia de produção de cachaça, qualidade de azeites, qualidade de pescado, qualidade de carne e plantas aromáticas, medicinais e óleos essenciais, em diversos locais do Estado. “A APTA desenvolve todo o planejamento das atividades e das aulas e a Etec fica responsável por convidar seus professores na área e levá-los aos locais em que ocorrerão as atividades”, explica Gomes. A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) também participa do convênio.
O projeto é importante por contribuir para a formação dos alunos e aproximar o corpo docente dos institutos de pesquisa. O acordo prevê ainda uma segunda etapa, em que a APTA incentivará os colégios a introduzir a pesquisa na grade curricular. “Isso será muito interessante, pois poderemos instalar experimentos nas Etecs e ensinar os alunos na prática a desenvolver um projeto de pesquisa”, contou Gomes.
Durante a cerimônia de assinatura do convênio, realizada em 15 de novembro de 2015, a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, ressaltou que a parceria trará benefícios para os que vivem da produção no campo. “As Etecs têm papel estratégico na formação de profissionais altamente capacitados, para aumentar a competitividade na cadeia produtiva. Nossas escolas podem e devem ser veículos aplicadores e difusores das novas tecnologias obtidas pelos institutos de pesquisa. Creio que essa parceria transformará a vida de novas gerações, tanto no campo como na indústria”, disse.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, o convênio reforça o compromisso da Pasta com a transferência de tecnologia e formação de recursos humanos. “Estamos seguindo as orientações do governador Geraldo Alckmin, que tem grande entusiasmo pelos valores traduzidos no termo de cooperação, por acreditar na importância da agricultura e do incentivo à educação”, afirma.
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